O mercado de motocicletas no Brasil seguirá em transformação no primeiro semestre de 2025 com a chegada de novos modelos da Honda. A fabricante, que já havia atualizado sua linha de baixa cilindrada no ano anterior, agora concentra esforços nos segmentos de média e alta cilindrada. O objetivo é ampliar a oferta com mais tecnologia embarcada, opções de transmissão diferenciadas e propostas variadas de uso.
Entre as novidades previstas estão modelos com nomes conhecidos do público, atualizados com novos conjuntos mecânicos e recursos eletrônicos. A Honda traz de volta a Hornet, lança uma nova crossover NX 500, apresenta a CB 650R com sistema E-Clutch e renova a linha da Africa Twin com alterações técnicas e visuais. Todas essas motocicletas chegam às concessionárias ainda no primeiro semestre de 2025.
Cada modelo assume uma proposta distinta, desde a condução urbana até o uso em longas viagens e trajetos mistos. Apesar das variações de público-alvo e características técnicas, os lançamentos compartilham a mesma base de desenvolvimento voltada à performance equilibrada e à presença de tecnologias atualizadas. A seguir, os detalhes de cada lançamento anunciado.
A volta do nome Hornet em 2025 acontece com uma nova moto naked baseada no motor bicilíndrico de 471 cm³. A nova CB 500 Hornet entrega 50,2 cv de potência máxima e adota um conjunto ciclístico reformulado. Na suspensão dianteira, está presente o garfo invertido Showa com 41 mm de diâmetro, que utiliza a tecnologia SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston). Na traseira, a balança é acionada por um monoamortecedor.
O design do modelo explora formas angulares, com apelo visual agressivo e construção compacta. Um dos destaques técnicos é o painel de instrumentos TFT de 5 polegadas, que substitui o cluster tradicional. A proposta dessa naked é atender aos que procuram uma pilotagem direta e estrutura leve, aproveitando o desempenho do motor compartilhado com outros modelos da marca.
A CB 500 Hornet chega como evolução da linha intermediária da Honda, ficando posicionada acima das versões street de entrada, mas abaixo dos modelos com quatro cilindros. A escolha por manter o nome Hornet serve tanto para resgatar uma memória de mercado quanto para marcar o início de uma nova fase nas motos de média cilindrada da montadora.
A nova Honda NX 500 será a representante do segmento crossover com foco na versatilidade de uso urbano e em vias não pavimentadas. Ela utiliza o mesmo motor bicilíndrico da CB 500 Hornet, mas adota um conjunto diferente com roda dianteira de 19 polegadas, característica que favorece o desempenho em terrenos irregulares.
O modelo foi projetado para proporcionar equilíbrio entre uso em cidade, rodovia e caminhos fora do asfalto. Sua estrutura ciclística reforça esse perfil, permitindo trajetos variados com agilidade e segurança. A nova NX 500 se posiciona no mercado como alternativa para quem busca uma moto versátil sem abrir mão de tecnologia ou desempenho.
Visualmente, a NX 500 apresenta um estilo robusto com linhas modernas e uma pegada visual voltada à aventura. A proposta atende a uma demanda crescente por motos que transitam entre categorias, com recursos eletrônicos de última geração e foco em conforto de condução.
A CB 650R chega ao mercado nacional em 2025 com o novo sistema E-Clutch, tecnologia que permite a troca de marchas sem o uso da alavanca de embreagem. O sistema pode ser desativado a qualquer momento, permitindo ao piloto escolher entre o modo automático ou o convencional, dependendo da necessidade.
O motor segue sendo o quatro cilindros em linha de 88,4 cv de potência máxima, mantendo o desempenho característico da plataforma CB 650. O modelo adota o conceito visual Neo Sports Café, que combina elementos retrô com soluções modernas de design. A introdução do E-Clutch marca um avanço na experiência de condução, aproximando o modelo de tecnologias presentes em motocicletas maiores e mais sofisticadas.
A proposta da CB 650R E-Clutch é oferecer uma pilotagem mais fluida e adaptável, ampliando o leque de opções para diferentes perfis de motociclistas. A tecnologia adicionada poderá servir de base para futuros lançamentos, caso haja boa aceitação do público brasileiro.
A Honda Africa Twin CRF 1100L terá duas versões em 2025: a tradicional e a Adventure Sports, esta última equipada com tanque de combustível maior, de 24,8 litros. Ambas estarão disponíveis com câmbio manual de seis marchas ou com transmissão DCT (Dual Clutch Technology), permitindo ao piloto escolher entre pilotagem automática ou convencional.
A principal novidade para a linha Adventure Sports com DCT é a adoção de roda dianteira de 19 polegadas, melhorando a estabilidade e o controle em velocidades mais altas e terrenos variados. Além disso, os grafismos foram atualizados para alinhar o modelo ao novo posicionamento da marca.
A Africa Twin mantém o foco em viagens de longa distância e em terrenos desafiadores, sendo um modelo destinado a pilotos que valorizam conforto, autonomia e robustez. A variedade de versões e tipos de transmissão reflete a intenção da Honda em atender públicos com diferentes necessidades de condução.
Fonte: Honda.