McMurtry Spéirling PURE é o primeiro carro do mundo que foi dirigido de cabeça para baixo com uso de downforce

Não foi em túnel nem truque de edição. O McMurtry Spéirling usou ventiladores para gerar 2.000 kg de pressão e dirigiu de cabeça para baixo numa plataforma giratória. Um hipercarro elétrico que provou, literalmente, que a física pode ser desafiada com tecnologia.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 13/04/2025

O mundo dos hipercarros elétricos ganhou uma nova demonstração de engenharia aplicada com o feito realizado pela McMurtry Automotive. A fabricante britânica projetou uma experiência controlada para testar os limites da aerodinâmica ativa com o modelo Spéirling. O experimento teve como foco validar a teoria de que seria possível conduzir um veículo de cabeça para baixo utilizando exclusivamente a força gerada por sistemas de downforce.

Pontos Principais:

  • Spéirling usou downforce de 2.000 kg para se manter colado de cabeça para baixo.
  • Manobra foi feita com segurança em plataforma giratória na sede da McMurtry.
  • Ventiladores elétricos a 23.000 rpm permitiram movimento invertido do carro.
  • Modelo de produção será o Spéirling PURE, com 1.000 cv e apenas 100 unidades.

Ao contrário do que se poderia imaginar, a execução não aconteceu em um túnel nem envolveu uma estrutura pública. Toda a operação foi realizada em uma plataforma construída especificamente para esse fim na sede da McMurtry. O modelo utilizado é o mesmo que, anteriormente, havia batido o recorde da tradicional subida de Goodwood. Desta vez, o foco foi o uso do sistema “Downforce-on-Demand”, que fornece uma pressão vertical superior ao peso do veículo, mesmo em velocidades baixas.

O procedimento envolveu um ambiente controlado com segurança reforçada e contou com o próprio cofundador da marca, Thomas Yates, ao volante. A intenção era demonstrar que a força descendente aplicada pelo sistema de ventilação ativa do Spéirling é suficiente para manter o carro aderido a uma superfície invertida, sem auxílio externo.

Desenvolvimento da experiência invertida

McMurtry desenvolveu uma estrutura metálica giratória em sua sede no Reino Unido para testar a capacidade do Spéirling de rodar invertido com ajuda do sistema de downforce por ventilação ativa.
McMurtry desenvolveu uma estrutura metálica giratória em sua sede no Reino Unido para testar a capacidade do Spéirling de rodar invertido com ajuda do sistema de downforce por ventilação ativa.

A estrutura usada na experiência foi composta por uma plataforma metálica acoplada a um sistema rotativo. O carro foi posicionado em um deck de aço, acionou os ventiladores responsáveis pelo downforce e, em seguida, a plataforma foi girada até que o veículo estivesse de cabeça para baixo. Com os 4.400 lb de pressão descendente gerados pelas ventoinhas a 23.000 rpm, o carro permaneceu fixo à superfície.

A movimentação foi breve, com o carro deslocando-se por alguns metros enquanto invertido. Apesar do curto percurso, a manobra foi suficiente para comprovar a viabilidade do conceito. Após a execução, o sistema rotativo trouxe a plataforma de volta à posição original, e o Spéirling seguiu rodando normalmente.

O sistema utilizado dispensa a necessidade de velocidade para gerar downforce. Trata-se de um conjunto de ventiladores elétricos que criam uma espécie de vácuo sob o carro. Essa solução oferece um novo paradigma para a aerodinâmica em carros de alto desempenho, especialmente quando comparada à tradicional dependência do fluxo de ar.

Características técnicas do Spéirling

Com o carro parado, os ventiladores foram acionados a 23.000 rpm, gerando força descendente equivalente a 2.000 kg, o dobro do peso do Spéirling, que pesa cerca de 1.000 kg e tem tração elétrica.
Com o carro parado, os ventiladores foram acionados a 23.000 rpm, gerando força descendente equivalente a 2.000 kg, o dobro do peso do Spéirling, que pesa cerca de 1.000 kg e tem tração elétrica.

O McMurtry Spéirling é um hipercarro 100% elétrico com dois motores e potência combinada de 1.000 cavalos. O modelo não utiliza motor a combustão, o que evita problemas de lubrificação que poderiam ocorrer em um veículo tradicional posicionado de forma invertida. Em motores convencionais, a gravidade impede que o óleo se mantenha nos componentes essenciais em uma situação de capotamento controlado.

Além da potência, o Spéirling se destaca pelo baixo peso, aproximadamente 1.000 kg, o que favorece a relação peso-potência. O veículo é construído com foco em uso em pistas e não possui homologação para ruas. A aceleração e a estabilidade são potencializadas pelo sistema de downforce, que funciona mesmo em velocidades reduzidas.

Outro destaque do modelo é sua capacidade de aplicar pressão vertical instantânea sobre o solo. Essa característica permite curvas em alta velocidade com maior controle e aderência, além de favorecer o desempenho em trajetos com mudanças abruptas de direção, como os vistos em subidas de montanha ou circuitos fechados.

Produção e comercialização

O modelo que realizou o teste deu origem ao Spéirling PURE, que será vendido em série limitada a apenas 100 unidades, com motorização elétrica de 1.000 cv e foco exclusivo em desempenho.
O modelo que realizou o teste deu origem ao Spéirling PURE, que será vendido em série limitada a apenas 100 unidades, com motorização elétrica de 1.000 cv e foco exclusivo em desempenho.

A McMurtry planeja lançar uma versão de produção do Spéirling com o nome de Spéirling PURE. A série será limitada a apenas 100 unidades, com foco exclusivo em colecionadores e entusiastas que buscam desempenho em pistas fechadas. A empresa ainda não divulgou datas de entrega, mas o processo de homologação está em andamento.

O Spéirling PURE manterá as principais características técnicas do protótipo utilizado na experiência invertida. O foco será a entrega de uma condução extrema, com ênfase em aceleração, estabilidade e frenagem, utilizando como diferencial o sistema de downforce ativado por demanda.

A versão de produção não será adaptada para uso urbano. Seu projeto é voltado para ambientes controlados, como autódromos e eventos fechados de performance. Cada unidade será montada com componentes de alta precisão, o que justifica a produção em escala reduzida.

  • Nome da versão de produção: Spéirling PURE.
  • Serão produzidas apenas 100 unidades.
  • Uso exclusivo em pista, sem homologação urbana.

Implicações técnicas e aerodinâmica aplicada

A demonstração do McMurtry Spéirling representa um avanço técnico na aplicação prática de conceitos de aerodinâmica em veículos de alta performance. O uso de sistemas de ventilação ativa independentes da velocidade amplia o entendimento sobre como controlar o comportamento de um veículo em condições extremas.

O sistema “Downforce-on-Demand” demonstra que é possível aplicar forças equivalentes ao peso do carro em sentido oposto à gravidade. Isso não apenas melhora a aderência em pistas, mas também abre caminhos para novas aplicações em engenharia automotiva e esportiva. A tecnologia também é relevante para contextos onde a estabilidade precisa ser mantida independentemente da direção do movimento.

A realização prática da condução invertida traz implicações para o desenvolvimento de futuros sistemas de controle de tração, suspensão ativa e outras soluções que busquem maximizar o contato do veículo com o solo em situações de alta exigência.

  • Downforce superior ao peso do carro é gerado por ventiladores.
  • Funcionamento independente da velocidade.
  • Abre caminho para novas soluções aerodinâmicas ativas.

Conclusão da experiência

A iniciativa da McMurtry não apenas demonstrou a capacidade do Spéirling de realizar uma tarefa até então teórica, como também validou o uso do sistema de ventilação ativa em um cenário extremo. A experiência realizada na sede da fabricante é uma prova de conceito com impacto direto na forma como a aerodinâmica pode ser usada para redefinir os limites físicos da condução veicular.

Mesmo que a condução de cabeça para baixo não tenha aplicações práticas imediatas, o experimento marca uma nova fase na exploração de tecnologias automotivas avançadas. O Spéirling, ao fazer algo considerado impossível, reforça a importância da inovação orientada por dados e testes reais.

A produção futura do modelo PURE deve levar esse conceito para um grupo seleto de usuários que terão a oportunidade de experimentar a mesma força que mantém um carro no chão — mesmo quando o chão está no teto.

Fonte: Wikipedia, Mcmurtry, Jalopnik e Topgear.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) com foco em análises, lançamentos, testes e novidades do setor. Produzo conteúdo especializado e atualizado para o Carro.Blog.Br.