Melhore sua qualidade de vida: Qual postura ideal devo ter ao dirigir?

Confira como ajustar corretamente equipamentos e itens de segurança do seu veículo para garantir uma ótima dirigibilidade. Com estas dicas você poderá cuidar ainda melhor de sua saúde, garantindo a qualidade de vida e até aumentando seus reflexos ao guiar seu carro.

Dicas
3 meses atrás
Melhore sua qualidade de vida: Qual postura ideal devo ter ao dirigir?

Saiba como dirigir sem ter problemas de dores musculares

Para tornar hábito de dirigir com uma postura mais correta, confortável e segura, devemos seguir algumas orientações essenciais e aplica-se no dia a dia. Mesmo não sendo uma tarefa fácil para algumas pessoas com mau costume na direção, ficando com o corpo “largado” sobre o acento, sobrecarregando os músculos.

É primordial persistir no processo de adaptação para o corpo, afinal a postura correta possibilita o motorista guiar com mais segurança e conforto. Logo nas primeiras aulas da autoescola, é ensinado que sempre ao entrar no carro devemos primeiro ajustar o banco, os espelhos e colocar o sinto de segurança antes mesmo de sair dirigindo por ai.

Tudo isso é essencial para a sua segurança e dos demais ocupantes do veículo, além de que ajudará na redução do cansaço corporal e dores musculares, que em alguns casos até doenças de coluna podem acontecer, sem contar que com uma postura adequada, você poderá evitar acidentes como atropelamento, desviar de um buraco com mais precisão, somente por estar sentado de maneira correta se tem maior precisão para guiar o automóvel e ficar mais atento.

Sobre a distância do volante e dos bancos

Deve-se manter uma distância de no mínimo três dedos entre o banco e a parte de trás dos joelhos, para não pressionar demais a circulação e travar os nervos. Respeitando a mesma ordem para a distância dos joelhos e o painel do veículo procure manter um ângulo entre 100 e 120 graus com o encosto do banco sem deixar muito inclinado ou muito reto, encostando por completo a coluna. A parte da cabeça e o pescoço são os pontos mais importantes do corpo humano, é preciso ter cuidado redobrado na questão dos apoios, para evitar um impacto muito grande nessa área em caso de acidente.

Mantenha uma folga de três dedos do apoio, para isso estabeleça uma linha da altura dos olhos na metade do encosto.

Posicione o volante com a separação da medida de um punho, não deixe que atrapalhe a vista dos instrumentos do painel, se o veículo tiver volante ajustável fica melhor, sem ter que mover a cabeça para poder visualizar alguma informação.

Cinto de segurança e outros itens

Atualmente todos os veículos vem com ajuste de altura do cinto de segurança, ficando mais fácil o ajuste para evitar mau conforto com ele apertando ou machucando o pescoço. Posicione o cinto para que fique passe entre o meio do ombro e pescoço ficando justo na região do quadril, evitando o risco de enforcamento ou escapar da região peitoral. Para reduzir os pontos cegos dos retrovisores, ajuste o interno para que visualize todo o ambiente atrás do carro, o vidro traseiro precisa ficar num ângulo totalmente enquadrado no retrovisor interno, já os externos deverão estar colocados da forma que veja apenas uma parte do fundo do carro.

Mantendo sempre a linha do horizonte no centro do espelho central do veículo é uma garantia de que tudo poderá correr perfeitamente.

Posicionamento das pernas

Busque posicionar as pernas na distância que fique sem precisar fazer um grande esforço para alcançar os pedais do veículo. Para regular a distância, pise até o final da embreagem sem que precise retirar os ombros do encosto do acento e que os joelhos fiquem levemente flexionados, assim estará bem acomodado na posição certa.

É importante que a lombar fique 100% apoiada no encosto, não se esqueça de se adaptar com as curvaturas do jeito que você se sinta mais confortável, caso seja necessário use almofadas de sua preferência para apoiar a lombar, nunca fique com os pés a não ser no assoalho do carro ou nos pedais, pois já foram registrados diversos casos onde o motorista estava com um dos pés no painel.

Mesmo quando o carro é automático e não utiliza pedal da embreagem é importante ter muito cuidado, até porque pode ocasionar acidentes ou ser multado ou, ainda, ter o veículo apreendido.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?