Mercado de Carros Elétricos na China espera preços mais baixos em 2024; tendência poderá chegar no Brasil

O mercado de carros elétricos na China prevê queda nos preços para 2024, conforme aponta a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC). A oferta deve superar a demanda. As três principais marcas chinesas, BYD, Aito e Li Auto, projetam entregar 2,3 milhões de unidades, enquanto a demanda esperada é de 2,1 milhões, indicando uma saturação de mercado.
Publicado em Notícias dia 23/04/2024 por Alan Corrêa

O mercado de carros elétricos na China está enfrentando mudanças significativas com previsões de queda de preços para 2024. A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) antecipa uma competição acirrada devido a um excesso de oferta. O crescimento projetado no número de unidades vendidas no segmento de New Energy Vehicles (NEV) não coincide com a capacidade de absorção do mercado. A oferta projetada pelas três principais marcas chinesas – BYD, Aito e Li Auto – é de 2,3 milhões de unidades, enquanto a demanda esperada é de 2,1 milhões de unidades.

Além disso, o lançamento de novos modelos está em alta. Espera-se que mais de 110 novos modelos de NEV sejam lançados este ano, dentro de um total de 150 lançamentos de carros. Esta expansão no número de modelos disponíveis deverá intensificar a competição entre os fabricantes.

A NDRC também identificou outros fatores que contribuem para a previsão de redução de preços. A diminuição no custo de produção, impulsionada principalmente pela redução no preço das baterias e pelas economias de escala, está facilitando a redução dos custos de fabricação dos veículos.

Fatores que Influenciam a Redução de Preços

O mercado de carros elétricos na China prevê queda nos preços para 2024, conforme aponta a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC). A oferta deve superar a demanda.
O mercado de carros elétricos na China prevê queda nos preços para 2024, conforme aponta a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC). A oferta deve superar a demanda.

O custo das baterias, um componente essencial na produção de carros elétricos, tem diminuído ao longo do tempo. Isso se deve ao avanço tecnológico e ao aumento da produção em escala. A NDRC prevê que essa tendência de queda nos preços das baterias continue, o que, por sua vez, deverá diminuir os custos de produção dos carros elétricos.

A economia de escala é outro fator relevante. Com o aumento da produção, os custos unitários tendem a diminuir, o que possibilita aos fabricantes reduzirem o preço final dos veículos. A produção em larga escala permite uma distribuição mais eficiente dos custos fixos e variáveis associados à fabricação.

A previsão é que os preços dos NEV em Shenzhen, uma das cidades com maior adoção de carros elétricos na China, sejam reduzidos entre 5% e 10%. Esse ajuste nos preços reflete as mudanças nos custos de produção e a necessidade de manter a competitividade no mercado.

Reações dos Fabricantes

As três principais marcas chinesas, BYD, Aito e Li Auto, projetam entregar 2,3 milhões de unidades, enquanto a demanda esperada é de 2,1 milhões, indicando uma saturação de mercado.
As três principais marcas chinesas, BYD, Aito e Li Auto, projetam entregar 2,3 milhões de unidades, enquanto a demanda esperada é de 2,1 milhões, indicando uma saturação de mercado.

A BYD, líder de mercado, e sua submarca Denza, já responderam às mudanças do mercado com cortes nos preços. Em abril, os preços de cinco modelos foram reduzidos entre 7,15% e 9,7% comparado ao início do ano. Essas reduções são parte de uma estratégia para manter a competitividade frente ao aumento da oferta de modelos por outras marcas.

Outras marcas estão seguindo um caminho similar, introduzindo novos modelos ao mercado a preços mais competitivos. A introdução de mais de 110 modelos NEV é um indicativo de que os fabricantes estão buscando não apenas competir em preço, mas também oferecer uma gama mais ampla de opções para os consumidores.

Este comportamento dos fabricantes mostra uma adaptação às condições do mercado. As estratégias variam desde a redução dos preços até o aumento da diversidade de produtos oferecidos, visando manter ou aumentar a participação no mercado.

Impacto para o Consumidor e Perspectivas Futuras

Há uma previsão de lançamento de mais de 110 novos modelos de NEV este ano, parte de um total de 150 lançamentos de carros, aumentando a competição entre os fabricantes.
Há uma previsão de lançamento de mais de 110 novos modelos de NEV este ano, parte de um total de 150 lançamentos de carros, aumentando a competição entre os fabricantes.

Para os consumidores, a previsão de queda nos preços é uma notícia positiva, pois aumenta a acessibilidade aos carros elétricos. A expectativa de uma maior oferta e preços mais baixos pode estimular a adoção desses veículos por um público mais amplo.

Do ponto de vista das montadoras, o desafio será equilibrar a redução de preços com a manutenção das margens de lucro. A pressão para reduzir os preços pode afetar a lucratividade, especialmente se o custo de produção não diminuir na mesma proporção.

Globalmente, o impacto dessa tendência pode ser significativo, visto que a China é o maior produtor mundial de carros elétricos. A expansão das exportações chinesas pode alterar dinâmicas de mercado em outras regiões, influenciando desde os preços até as estratégias dos fabricantes locais. O mercado brasileiro, entre outros, poderia ver uma influência direta dessas mudanças devido ao aumento das importações de modelos chineses de carros elétricos.

Essas tendências no mercado de carros elétricos na China são indicativas de movimentos mais amplos na indústria automotiva global. À medida que os fabricantes ajustam suas estratégias, os consumidores beneficiam-se de preços mais acessíveis e de uma gama mais ampla de opções de veículos.

*Com informações do UOL, Folha e MSN.