O caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 foi eleito o “International Truck of the Year 2025” após uma votação que reuniu jornalistas especializados de 24 países europeus. O prêmio, considerado o mais importante do setor, foi anunciado na IAA Transportation 2024, em Hannover, Alemanha. A escolha foi feita com base em testes realizados durante o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, onde o veículo percorreu mais de 15 mil quilômetros por 22 países europeus.
A principal característica destacada pelo júri foi a tecnologia de tração elétrica desenvolvida pela Mercedes-Benz. O eActros 600 oferece uma autonomia de até 500 quilômetros sem necessidade de carregamento intermediário, o que representa um marco no transporte de longa distância. Além disso, em algumas fases dos testes, foi possível alcançar autonomias superiores a 600 quilômetros, reforçando o potencial do veículo em rotas mais extensas.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, expressou orgulho pela conquista, ressaltando o esforço das equipes que trabalharam no desenvolvimento do eActros 600. Ela também destacou que a maioria dos membros do júri teve a oportunidade de testar pessoalmente o caminhão nas estradas europeias, o que contribuiu para uma avaliação prática e detalhada de suas capacidades.
O prêmio “International Truck of the Year” é concedido anualmente ao caminhão que mais contribui para inovações no transporte rodoviário em áreas como eficiência, emissões, segurança e conforto. Esta é a décima vez que a Mercedes-Benz Trucks recebe esse título, mas é a primeira vez que o prêmio é concedido a um caminhão elétrico da marca. O eActros 600 representa um marco na transição para o transporte sustentável, substituindo gradualmente os caminhões a diesel em rotas de longa distância.
O conceito do eActros 600 é inovador não apenas pelo seu sistema de propulsão elétrica, mas também pela eficiência energética proporcionada por sua nova cabina aerodinâmica, a ProCabin. A aerodinâmica desempenha um papel crucial no desempenho dos caminhões elétricos, já que a resistência do ar influencia diretamente no consumo de energia e, consequentemente, na autonomia. Os jornalistas que testaram o veículo elogiaram essa característica, reforçando sua importância no cenário do transporte de longa distância.
Outro ponto importante que chamou a atenção dos especialistas foi o sistema de propulsão elétrica do eActros 600, com dois motores que fornecem uma potência contínua de 400 kW e uma potência de pico de 600 kW. A Mercedes-Benz também desenvolveu um eixo de roda específico para caminhões de longa distância, projetado para 800 V. Esse sistema, somado ao controle de transmissão Predictive Powertrain Control (PPC), permite um estilo de condução mais eficiente, adaptando-se automaticamente à topografia e ao tráfego.
Cerca de 60% das viagens de longa distância realizadas por caminhões na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que torna o eActros 600 uma solução adequada para a maioria das operações logísticas. Além disso, o desenvolvimento contínuo da infraestrutura de recarga pública é fundamental para ampliar ainda mais a viabilidade dos caminhões elétricos em percursos mais longos. O eActros 600 pode ser carregado em estações com até 400 kW, e em um futuro próximo será habilitado para recargas em megawatts.
O desenvolvimento desse caminhão elétrico também inclui a preocupação com a rentabilidade para os operadores de frotas, uma vez que o eActros 600 foi projetado para estabelecer novos padrões de eficiência no transporte de longa distância. A Mercedes-Benz Trucks oferece uma solução completa que inclui a tecnologia do veículo, consultoria para operadores e suporte na infraestrutura de recarga.
Fonte: Mercedes.