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Minas Gerais amplia uso de asfalto borracha em rodovias estaduais

Em uma estrada desgastada pelo tempo, Minas Gerais encontrou uma solução sustentável: o asfalto borracha. Nos últimos cinco anos, o estado reciclou 1,6 milhão de pneus e aplicou 80 mil toneladas desse material em suas rodovias. A tecnologia melhora a durabilidade das estradas e reduz custos, consolidando Minas como referência no país.
Publicado em Local dia 29/01/2025 por Alan Corrêa

O Estado de Minas Gerais aumentou significativamente a aplicação de asfalto de borracha em rodovias nos últimos cinco anos. O volume do material utilizado passou de 1.107 toneladas em 2020 para 40.115 toneladas em 2024, tornando-se o maior consumidor desse tipo de pavimento no país. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) é responsável pela implementação da tecnologia, com um total acumulado de 80 mil toneladas de asfalto borracha, equivalente à reciclagem de aproximadamente 1,6 milhão de pneus.

Pontos Principais:

  • Incremento de mais de 2.400% no uso de asfalto borracha entre 2020 e 2024.
  • Reciclagem de cerca de 1,6 milhão de pneus inservíveis.
  • Aplicação da tecnologia em rodovias como MGC-496, MG-164 e LMG-739.
  • Previsão de recuperação de mais 400 quilômetros de estradas em 2025.

O crescimento está relacionado ao programa estadual de recuperação de rodovias, que já alcançou mais de 5,5 mil quilômetros. O governo estadual reforça que a iniciativa busca melhorar a qualidade das estradas e reduzir os impactos ambientais. A utilização do material também está alinhada com a Lei Estadual nº 18.719/2010, que incentiva práticas sustentáveis na infraestrutura viária.

O asfalto de borracha tem sido aplicado em diversas rodovias mineiras, incluindo a MGC-496, a MG-164 e a LMG-739. Para 2025, o DER-MG prevê a recuperação de mais 400 quilômetros com esse tipo de pavimento. O objetivo é ampliar o uso da tecnologia para novas vias e melhorar a durabilidade das estradas estaduais.

Processo de fabricação do asfalto borracha

A produção do asfalto de borracha envolve a adição de pó de pneus reciclados ao concreto asfáltico de petróleo (CAP). O material resultante contém aproximadamente 15% de borracha reciclada, que é incorporada à mistura e aquecida em reatores industriais. Esse processo gera um revestimento com características distintas do asfalto convencional.

Entre os principais atributos do asfalto borracha estão a maior viscosidade, elasticidade e resistência. Essas propriedades conferem ao pavimento uma durabilidade superior, reduzindo a necessidade de reparos e manutenção frequente. A tecnologia também melhora a aderência dos veículos ao solo, minimizando o risco de derrapagens e aumentando a segurança viária.

A utilização de pneus reciclados no processo contribui para a redução do descarte inadequado desses resíduos no meio ambiente. O aproveitamento do material auxilia na diminuição de impactos ambientais, uma vez que pneus descartados podem levar décadas para se decompor na natureza.

Vantagens e impactos ambientais

A adoção do asfalto borracha em rodovias apresenta benefícios tanto para a infraestrutura quanto para o meio ambiente. A durabilidade estendida do material reduz a necessidade de intervenções constantes, resultando em menor gasto com manutenção e menos impactos ao tráfego de veículos.

Os principais benefícios do asfalto de borracha incluem:

A aplicação da tecnologia está alinhada com as diretrizes de sustentabilidade adotadas pelo governo estadual. A reciclagem de pneus contribui para minimizar os impactos ambientais e incentiva práticas sustentáveis na construção e recuperação de rodovias.

Expansão do uso do asfalto borracha em Minas Gerais

Minas Gerais tem investido na ampliação do uso do asfalto de borracha para diferentes rodovias estaduais. Atualmente, a tecnologia já foi aplicada em trechos como:

A previsão do DER-MG para 2025 inclui a recuperação de mais 400 quilômetros de rodovias com o asfalto ecológico. A expansão da iniciativa busca consolidar Minas Gerais como referência na aplicação da tecnologia no país.

A utilização desse tipo de pavimento também está sendo avaliada para novos projetos de infraestrutura. A proposta é que o material seja incorporado a diferentes tipos de vias, incluindo trechos urbanos e rodovias de tráfego intenso. Com a continuidade dos investimentos, o estado pretende aprimorar a qualidade das estradas e ampliar os benefícios ambientais.

Perspectivas para o futuro

A aplicação do asfalto borracha em Minas Gerais pode servir de modelo para outras regiões do país. O sucesso da iniciativa pode incentivar a adoção da tecnologia por outros estados, promovendo o reaproveitamento de materiais recicláveis na infraestrutura rodoviária.

Especialistas apontam que a ampliação do uso desse tipo de pavimento pode contribuir para a redução da quantidade de pneus descartados de forma inadequada. Além disso, a durabilidade do material pode resultar em menores custos para os governos estaduais e federais na manutenção das rodovias.

O investimento em soluções sustentáveis na infraestrutura viária segue sendo uma das prioridades do governo de Minas Gerais. A expectativa é que, nos próximos anos, novos trechos de rodovias passem a contar com a tecnologia, consolidando o estado como referência na aplicação de asfalto de borracha.

Fonte: DER-MG e iG.