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Motor 1.0 Turbo do Hyundai Creta e HB20 Sofre Redução de Potência com as Novas Normas do Proconve L8

Em 2025, novas regras ambientais do Proconve L8 mudaram o cenário automotivo. A Hyundai ajustou motores do HB20 e Creta, reduzindo potência no 1.0 turbo e otimizando o consumo no aspirado. As mudanças equilibram desempenho e emissões, impactando levemente consumo e eficiência em estrada e cidade.
Publicado em Hyundai dia 17/01/2025 por Alan Corrêa

Desde o dia 1º de janeiro de 2025, estão em vigor as novas exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8). Para atender às novas normas, a Hyundai realizou alterações em alguns dos motores presentes em sua linha de veículos, como os utilizados no HB20, HB20S e Creta.

Os motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo TGDi foram modificados para se adequar às novas regulamentações. No entanto, o motor 1.6 TGDi, introduzido na linha Creta em anos anteriores, já estava em conformidade com o Proconve L8 e, portanto, não sofreu alterações.

Alterações no Motor 1.0 Aspirado

O motor 1.0 aspirado, presente nas versões mais básicas do HB20 e HB20S, manteve sua potência máxima, de 80 cv quando abastecido com etanol e 75 cv com gasolina. Contudo, a rotação necessária para alcançar essa potência aumentou de 6.000 rpm para 6.200 rpm.

Além disso, o torque foi levemente modificado. No caso da gasolina, o valor subiu para 9,6 kgfm, enquanto o etanol manteve o mesmo torque de 10,2 kgfm. Essas mudanças resultam em diferenças sutis no desempenho dos veículos equipados com este motor.

Alterações no Motor 1.0 Turbo TGDi

As mudanças no motor 1.0 turbo TGDi da Hyundai foram mais expressivas no desempenho com gasolina. A potência máxima foi reduzida de 120 cv para 115 cv, enquanto o etanol continuou oferecendo os mesmos 120 cv. O torque máximo de 17,5 kgfm permaneceu inalterado, disponível em ambas as opções de combustível.

Apesar dessas alterações, a faixa de rotações para alcançar a potência e o torque máximos foi mantida. A potência é entregue a 6.000 rpm, e o torque atinge seu pico a 1.500 rpm.

Consumo de Combustível Após as Alterações

As modificações nos motores também influenciaram o consumo de combustível. No caso do motor 1.0 aspirado, houve uma leve melhoria no consumo, tanto com etanol quanto com gasolina, especialmente em rodovias. No entanto, os ganhos são pouco significativos.

Já o motor 1.0 turbo TGDi apresentou resultados mistos. O consumo na cidade piorou ligeiramente com ambos os combustíveis, enquanto o desempenho em rodovias mostrou melhorias em relação aos valores anteriores.

Impacto no Hyundai Creta

O Hyundai Creta, equipado com o motor 1.0 turbo TGDi, também passou por mudanças no consumo de combustível. Apesar de não ser reconhecido como um modelo econômico, o Creta apresentou leve melhoria no desempenho em rodovias após as atualizações. Em contrapartida, o consumo urbano permaneceu quase inalterado.

Considerações Finais

As atualizações realizadas pela Hyundai refletem os esforços da montadora para cumprir as novas regras de emissão do Proconve L8, embora isso tenha resultado em pequenas perdas de potência e alterações no consumo. As mudanças são mais perceptíveis em situações de uso urbano e podem influenciar a experiência dos consumidores.

Fonte: QuatroRodas.