O mercado automotivo brasileiro passou por muitas mudanças na última década, com os SUVs consolidando sua liderança nas vendas e os câmbios automáticos se tornando mais comuns. Nesse contexto, o Renault Kardian se destaca como uma exceção, ao ser o único SUV compacto com motor turbo e câmbio manual.
A aposta da Renault para a linha 2025 do Kardian é ousada, atraindo principalmente motoristas que ainda preferem o prazer de dirigir com transmissão manual, uma característica cada vez mais rara no segmento.
Pontos Principais:
O Renault Kardian Evolution 1.0 chega ao mercado em um momento em que a transmissão automática domina, mas a fabricante francesa viu uma oportunidade de atrair um público específico que ainda valoriza o controle proporcionado por um câmbio manual. Além disso, há o benefício do preço mais acessível, o que pode atrair também frotistas e locadoras em busca de um veículo econômico e bem equipado.
Essa versão, oferecida por R$ 106.990, é R$ 9.000 mais barata do que a mesma configuração com câmbio automatizado de dupla embreagem. Mesmo com essa diferença de preço, o Kardian manual mantém todos os equipamentos da versão automática, exceto pelos paddle shifts no volante. Isso o coloca em uma posição competitiva dentro do mercado de SUVs compactos, superando rivais como o Fiat Pulse 1.3 Drive.
O motor 1.0 turbo de três cilindros do Kardian oferece uma potência de 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina, entregando um torque que varia entre 22,4 kgfm e 20,4 kgfm, respectivamente. A transmissão manual de seis marchas foi ajustada para melhorar o desempenho em trechos urbanos, com as primeiras marchas mais curtas, enquanto a quinta e sexta marchas são alongadas para economizar combustível em velocidades de cruzeiro.
Em testes, o Kardian apresentou bons resultados de consumo e desempenho. Com etanol, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos, enquanto a versão automática faz o mesmo em 10,9 segundos. No quesito consumo, ele registra até 15 km/l na estrada, conforme indicaram os testes realizados durante uma viagem de 100 km, destacando-se pelo bom aproveitamento do torque em baixas rotações.
No interior, o Renault Kardian mantém uma boa lista de equipamentos, mesmo sendo a versão de entrada. São seis airbags, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado automático digital, entre outros itens. Esses equipamentos fazem com que o modelo tenha um excelente custo-benefício, especialmente quando comparado aos concorrentes diretos no mercado brasileiro.
No entanto, o painel de instrumentos poderia ser mais intuitivo, especialmente no que diz respeito ao conta-giros. As rotações são representadas de forma pouco clara, dificultando a leitura precisa. A central multimídia, embora funcional, também poderia apresentar uma resolução melhor e maior aproveitamento da tela.
O Renault Kardian Evolution 1.0 manual se destaca como uma opção única no mercado brasileiro, combinando motor turbo com câmbio manual a um preço competitivo. Além disso, ele oferece uma experiência de direção diferenciada para quem ainda valoriza o controle total sobre o veículo. Mesmo com pequenas falhas no acabamento interno, o carro apresenta um ótimo pacote de equipamentos e desempenho adequado para o segmento de SUVs compactos.