Motor turbo e câmbio manual: o que o Renault Kardian traz de novo para os SUVs compactos

O Renault Kardian surge como o único SUV compacto turbo manual do mercado brasileiro. Com motor 1.0 turbo de 125 cv, seis marchas e preço competitivo, ele busca atrair motoristas que apreciam o câmbio manual, destacando-se pela relação custo-benefício e pelo prazer de dirigir.
Publicado em Renault dia 11/10/2024 por Alan Corrêa

O mercado automotivo brasileiro passou por muitas mudanças na última década, com os SUVs consolidando sua liderança nas vendas e os câmbios automáticos se tornando mais comuns. Nesse contexto, o Renault Kardian se destaca como uma exceção, ao ser o único SUV compacto com motor turbo e câmbio manual.

A aposta da Renault para a linha 2025 do Kardian é ousada, atraindo principalmente motoristas que ainda preferem o prazer de dirigir com transmissão manual, uma característica cada vez mais rara no segmento.

Pontos Principais:

  • Renault Kardian é o único SUV compacto turbo manual à venda no Brasil.
  • Versão Evolution tem motor 1.0 turbo de 125 cv e câmbio manual de seis marchas.
  • Preço competitivo, custando R$ 106.990, destacando-se entre os concorrentes.
  • A Renault aposta em vendas diretas para frotistas e locadoras como diferencial.

O Renault Kardian Evolution 1.0 chega ao mercado em um momento em que a transmissão automática domina, mas a fabricante francesa viu uma oportunidade de atrair um público específico que ainda valoriza o controle proporcionado por um câmbio manual. Além disso, há o benefício do preço mais acessível, o que pode atrair também frotistas e locadoras em busca de um veículo econômico e bem equipado.

Essa versão, oferecida por R$ 106.990, é R$ 9.000 mais barata do que a mesma configuração com câmbio automatizado de dupla embreagem. Mesmo com essa diferença de preço, o Kardian manual mantém todos os equipamentos da versão automática, exceto pelos paddle shifts no volante. Isso o coloca em uma posição competitiva dentro do mercado de SUVs compactos, superando rivais como o Fiat Pulse 1.3 Drive.

O motor 1.0 turbo de três cilindros do Kardian oferece uma potência de 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina, entregando um torque que varia entre 22,4 kgfm e 20,4 kgfm, respectivamente. A transmissão manual de seis marchas foi ajustada para melhorar o desempenho em trechos urbanos, com as primeiras marchas mais curtas, enquanto a quinta e sexta marchas são alongadas para economizar combustível em velocidades de cruzeiro.

Em testes, o Kardian apresentou bons resultados de consumo e desempenho. Com etanol, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos, enquanto a versão automática faz o mesmo em 10,9 segundos. No quesito consumo, ele registra até 15 km/l na estrada, conforme indicaram os testes realizados durante uma viagem de 100 km, destacando-se pelo bom aproveitamento do torque em baixas rotações.

No interior, o Renault Kardian mantém uma boa lista de equipamentos, mesmo sendo a versão de entrada. São seis airbags, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia de 8 polegadas com suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado automático digital, entre outros itens. Esses equipamentos fazem com que o modelo tenha um excelente custo-benefício, especialmente quando comparado aos concorrentes diretos no mercado brasileiro.

No entanto, o painel de instrumentos poderia ser mais intuitivo, especialmente no que diz respeito ao conta-giros. As rotações são representadas de forma pouco clara, dificultando a leitura precisa. A central multimídia, embora funcional, também poderia apresentar uma resolução melhor e maior aproveitamento da tela.

O Renault Kardian Evolution 1.0 manual se destaca como uma opção única no mercado brasileiro, combinando motor turbo com câmbio manual a um preço competitivo. Além disso, ele oferece uma experiência de direção diferenciada para quem ainda valoriza o controle total sobre o veículo. Mesmo com pequenas falhas no acabamento interno, o carro apresenta um ótimo pacote de equipamentos e desempenho adequado para o segmento de SUVs compactos.

Fonte: Renault, Terra e Webmotors.