O Audi RS 3 Sportback é um dos grandes ícones da marca, e não é para menos. Na linha 2019 ele está equipado com uma motorização impressionante, que proporciona alta esportividade, bem como os assentos dianteiros e o volante de base achatada. Mas é preciso poder pagar por esse lindo “brinquedo”.
O preço do modelo não é para os fracos, R$ 329.730 segundo dados da Tabela FIPE no momento da elaboração desse texto. Valor bem alto, mas que com certeza entrega o que promete, um modelo com a última palavra em tecnologia, motorização e muita esportividade.
O modelo conta com o espetacular motor 2.5 TFSI Quattro, com incríveis 400 cv de potência e torque máximo de 480 Nm, sendo capaz de alcançar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h.
Esse motor recebe assistência do câmbio automático S tronic de 7 velocidades, que conta com uma grande tecnologia. Ele executa as trocas de marcha numa velocidade muito grande, de modo praticamente imperceptível. Isso faz com que a viagem fique mais agradável, pois não se escuta o barulho da troca e nem se sente o solavanco.
Além disso, a força de impulsionamento do motor é melhor aproveitada uma vez que não há quase nenhuma interrupção durante a troca de marcha. Assim, o consumo de combustível e a emissão de poluentes é bastante reduzida.
Essas características são ainda mais importantes pelo fato do modelo trazer a tração integral Quattro, a qual distribui a força entre os eixos conforme a necessidade de cada instante, melhorando a dirigibilidade especialmente em curvas ou piso molhado.
O modelo apresenta um visual imponente e ao mesmo tempo esportivo, com curvas e linhas cuidadosamente planejadas para passar essa impressão e ainda oferecer uma ótima aerodinâmica. O conjunto fica ainda mais bonito com as novas rodas aro 19 com desenho exclusivo.
Como já ficou claro pelo que se expôs até aqui, o modelo não apenas um veículo confortável, mas sim um esportivo de verdade, com motorização adequada a essa prerrogativa.
Mas não se limita a isso. Outros acessórios seus também refletem essa realidade, como o volante multifuncional que traz a base achatada como nos carros de corrida, deixando a pilotagem mais fácil e com a sensação de estar no autódromo.
Entre outros recursos ele traz as Paddle Shift que permitem a troca de marcha manual, deixando o carro literalmente nas mãos do piloto, ou melhor, do motorista.
Para completar esse aspecto esportivo o modelo traz os assentos dianteiros como dos verdadeiros carros esportivos, exclusivos da linha RS da marca. Esses assentos contam com detalhes de costura na diagonal, que inclusive podem ser de cor diferenciada como vermelho. Os assentos ainda contam com ajuste de altura e profundidade para melhor acomodar o motorista.
Além da esportividade, o modelo também oferece liberdade. Com o teto solar panorâmico elétrico os passageiros podem estar diretamente sob o céu, receber o ar diretamente contra o rosto e aumentar a luminosidade dentro do veículo. Um item que não poderia faltar num carro como esse.
O conforto que vem de fora pelo teto solar também pode vir de dentro com o ar condicionado dual zone, que permite manter duas temperaturas diferentes ao mesmo tempo dentro do veículo, agradando gregos e troianos.
A lista dos itens de série do modelo, como se pode bem esperar, é impressionante. Traremos aqui apenas os elementos de maior importância: