N Line: A história completa da linha N da Hyundai: Da criação à alta performance global

A Hyundai N foi criada em 2012 com foco em desenvolver veículos de alta performance, baseando-se no centro de pesquisa em Namyang e no circuito de Nürburgring. Desde então, a marca tem se destacado tanto no mercado com modelos como o i30 N e o Veloster N, quanto em competições internacionais, incluindo o Campeonato Mundial de Rali (WRC).
Publicado por Alan Corrêa em Hyundai dia 21/09/2024

Você já deve ter notado que alguns carros da Hyundai possuem uma linha diferenciada, como o Creta N Line. Esses modelos se destacam pelo design mais esportivo e elementos que sugerem uma experiência de direção aprimorada. No entanto, para além da aparência, existe um conceito maior por trás dessas letras: a linha N. Mas você sabe o que realmente significa a linha N da Hyundai?

A linha N foi lançada em 2012 com o objetivo de oferecer carros de alta performance, projetados não apenas para o dia a dia, mas também para proporcionar uma experiência esportiva em pistas de corrida. O “N” faz referência a dois locais importantes para a Hyundai: Namyang, na Coreia do Sul, onde a pesquisa e o desenvolvimento dos veículos ocorrem, e Nürburgring, na Alemanha, um dos circuitos de corrida mais desafiadores do mundo, onde os carros N são testados exaustivamente.

Fundação e significado da marca N

A linha N foi criada em 2012 para desenvolver carros de alta performance, voltados para entusiastas de veículos esportivos e automobilismo.
A linha N foi criada em 2012 para desenvolver carros de alta performance, voltados para entusiastas de veículos esportivos e automobilismo.

A Hyundai lançou oficialmente a marca N em 2012 com o objetivo de criar veículos focados em alta performance. O nome “N” refere-se a dois pilares que sustentam o desenvolvimento da marca: o Centro Global de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai em Namyang, Coreia do Sul, e o circuito de Nürburgring, na Alemanha. Esses dois locais desempenham papéis fundamentais na criação e testes dos modelos N, onde tecnologia e engenharia de ponta se unem à experiência prática nas pistas de corrida.

O "N" da linha N representa Namyang, na Coreia do Sul, e Nürburgring, na Alemanha, locais centrais no desenvolvimento e teste dos veículos N.
O “N” da linha N representa Namyang, na Coreia do Sul, e Nürburgring, na Alemanha, locais centrais no desenvolvimento e teste dos veículos N.

O logotipo da marca N, em forma de uma chicane – uma sequência de curvas em S em circuitos de corrida – simboliza a essência da performance e agilidade que os modelos N devem entregar. Desde o início, a Hyundai deixou claro que os veículos da linha N não se tratariam apenas de carros esportivos, mas de máquinas projetadas para se destacar em circuitos desafiadores, ao mesmo tempo em que oferecem uma dirigibilidade prazerosa para o dia a dia.

A fundação da linha N coincidiu com o anúncio de participação da Hyundai no Campeonato Mundial de Rali (WRC) em 2012. No Paris Motor Show, a empresa apresentou o conceito do i20 WRC, que marcaria sua entrada oficial nas competições de rali, impulsionando o desenvolvimento de carros de corrida e de produção com foco em performance.

Desenvolvimento dos primeiros conceitos e a série RM

A série RM apresenta o RM16 (direita), o RM15 (centro) e o RM14 (esquerda)
A série RM apresenta o RM16 (direita), o RM15 (centro) e o RM14 (esquerda)

A Hyundai deu o primeiro passo no desenvolvimento de veículos de alta performance com a criação da série RM (Racing Midship). O primeiro modelo dessa série, o RM14, foi apresentado no Salão do Automóvel de Busan em 2014. A série RM continuou evoluindo com os modelos RM15, RM16 e RM19, servindo como plataformas experimentais para a equipe de engenharia testar novas tecnologias que poderiam ser aplicadas em futuros veículos de produção.

Os modelos RM se destacaram não apenas pelo design arrojado, mas também pelo conceito inovador de colocar o motor em posição central-traseira, algo incomum para a Hyundai até então. Esses carros-conceito não foram criados apenas para exibição; eles foram desenvolvidos para funcionar como laboratórios de testes, ajudando a refinar as características de desempenho, como manuseio, estabilidade e aceleração, que se tornariam a marca registrada dos veículos da linha N.

Essa abordagem permitiu que a Hyundai fizesse avanços significativos no campo da engenharia automotiva. Os aprendizados obtidos com os modelos RM serviram como base para o desenvolvimento dos primeiros carros de produção da linha N, como o i30 N e o Veloster N.

Expansão e impacto no automobilismo

O envolvimento da Hyundai no automobilismo foi fundamental para o crescimento da marca N. Em 2013, a equipe Hyundai Motorsport foi estabelecida na Europa com o objetivo de competir no Campeonato Mundial de Rali (WRC), uma das competições mais desafiadoras do mundo. No ano seguinte, o logotipo N fez sua estreia no carro de rali i20 WRC.

Em 2014, a Hyundai conquistou sua primeira vitória no Rali da Alemanha, solidificando sua presença no cenário internacional do automobilismo. A marca continuou a evoluir e, em 2019, a Hyundai Motorsport venceu o campeonato de fabricantes do WRC, somando quatro vitórias e 13 pódios ao longo da temporada. Além do sucesso no WRC, a Hyundai também se destacou na Copa do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), onde o modelo i30 N TCR ganhou o título de pilotos e ficou em segundo lugar entre os fabricantes.

A conexão entre a linha N e o automobilismo não é meramente comercial. A Hyundai utiliza as competições como campo de testes para suas tecnologias. Os veículos N que participam dessas competições passam por rigorosos processos de desenvolvimento e refinamento, garantindo que as inovações aplicadas nas pistas também sejam integradas nos carros de produção.

Os principais modelos da linha N

O primeiro modelo de produção em massa da linha N foi o i30 N, lançado no mercado europeu em 2017. Equipado com um motor turbo de 2.0 litros e 275 cavalos de potência, o i30 N foi projetado para combinar performance esportiva com a praticidade de um hatchback. Logo após o i30 N, a Hyundai lançou o Veloster N, focado nos mercados da Ásia-Pacífico e América do Norte. Esse modelo seguiu os mesmos princípios de alta performance, porém com um design mais arrojado e características diferenciadas.

Em 2018, a Hyundai apresentou o i30 N Fastback, uma versão de cinco portas do i30 N, voltada para motoristas que buscavam um design mais refinado sem sacrificar o desempenho. Além desses modelos, a marca introduziu o primeiro SUV da linha N, o Kona N, em 2021, mostrando que a Hyundai também busca expandir sua oferta de veículos de alta performance para o segmento de utilitários esportivos.

N Line: A versão esportiva para o dia a dia

A marca N inspirou o desenvolvimento de uma linha paralela chamada N Line, que oferece características esportivas para modelos convencionais da Hyundai. A N Line inclui melhorias visuais e de performance em modelos populares como o i10, i20, i30, Elantra e Tucson. Esses veículos não possuem o mesmo nível de performance dos carros da linha N, mas incorporam elementos de design e ajustes técnicos que garantem uma experiência de condução mais dinâmica.

A N Line se tornou uma opção atraente para motoristas que buscam um visual esportivo e uma performance aprimorada, mas que não necessariamente precisam de um carro de alta performance para pistas de corrida. Essa linha tem ajudado a Hyundai a expandir seu público, alcançando aqueles que querem um toque de esportividade em seus veículos diários.

Desenvolvimento e liderança técnica

A Hyundai investiu fortemente em atrair especialistas da indústria automotiva para liderar o desenvolvimento da linha N. Em 2014, Albert Biermann, ex-BMW, foi contratado como Vice-Presidente Executivo e responsável pelo departamento de Testes e Desenvolvimento de Alta Performance. Biermann trouxe sua vasta experiência em carros esportivos, adquirida ao longo de sua carreira na BMW, e desempenhou um papel crucial na criação da identidade dos veículos N.

Além de Biermann, outros nomes importantes como Klaus Köster, ex-Mercedes AMG, e Thomas Schemera, ex-BMW, foram recrutados para fortalecer a equipe técnica e de marketing. A colaboração entre esses profissionais tem sido essencial para garantir que os veículos N mantenham o equilíbrio entre performance e usabilidade, atendendo às necessidades de motoristas entusiastas e do mercado em geral.

Infraestrutura de testes e o circuito de Nürburgring

Para garantir que os veículos N ofereçam desempenho de pista, a Hyundai estabeleceu uma pista de testes dedicada em seu centro de pesquisa em Namyang, Coreia do Sul. Essa instalação é composta por três seções principais: uma de alta velocidade (2,1 km), uma pista polivalente (1,4 km) e uma de baixo atrito (1,1 km), permitindo que os engenheiros simulem diferentes condições de corrida e estrada.

Além dos testes em Namyang, a Hyundai utiliza o circuito de Nürburgring, um dos mais desafiadores do mundo, com 20,8 km de extensão e 73 curvas. Essa pista é conhecida por testar os limites dos carros em condições extremas, e os modelos N passam por exaustivos testes nesse local para garantir que atendam aos padrões de desempenho estabelecidos pela marca.

O futuro da linha N

Ioniq 5 N
Ioniq 5 N

A Hyundai está comprometida em expandir a linha N com o desenvolvimento de veículos elétricos de alta performance. Em 2022, a marca apresentou o Ioniq 5 N, um SUV elétrico com 585 cavalos de potência e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Além disso, conceitos como o RN22e, baseado na plataforma E-GMP, mostram que a Hyundai continua investindo em tecnologias inovadoras para manter a linha N na vanguarda da performance automotiva.

A linha N da Hyundai está preparada para continuar sua trajetória de sucesso, combinando tecnologia de ponta com a experiência adquirida no automobilismo. O futuro da marca inclui não apenas novos modelos, mas também a adaptação às demandas do mercado global por veículos mais sustentáveis e de alto desempenho.

10 fatos sobre a Linha N

  • Origem do nome: O “N” da linha N refere-se a Namyang, na Coreia do Sul, sede do centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai, e a Nürburgring, na Alemanha, onde os veículos da linha N são testados.
  • Lançamento: A Hyundai lançou oficialmente a linha N em 2012, com o objetivo de criar carros de alta performance para entusiastas de veículos esportivos.
  • Primeiro modelo de produção: O i30 N, lançado em 2017, foi o primeiro modelo de produção em massa da linha N, trazendo desempenho esportivo e praticidade.
  • Conexão com o automobilismo: A linha N está fortemente ligada ao automobilismo, com participações bem-sucedidas no Campeonato Mundial de Rali (WRC) e no WTCR (Copa do Mundo de Carros de Turismo).
  • Série RM: Antes dos modelos de produção, a Hyundai desenvolveu uma série de carros-conceito chamada RM (Racing Midship), que serviu como plataforma para testar novas tecnologias de alta performance.
  • Equipe técnica: A Hyundai recrutou especialistas renomados para desenvolver a linha N, como Albert Biermann, ex-BMW, e Klaus Köster, ex-Mercedes AMG.
  • Pista de testes dedicada: A Hyundai construiu uma pista de testes exclusiva em Namyang, com várias seções projetadas para simular diferentes condições de pista e estrada.
  • Desempenho nas pistas: Em 2019, a Hyundai Motorsport venceu o campeonato de fabricantes do WRC, marcando o sucesso da linha N no automobilismo.
  • Modelos N disponíveis: Entre os principais modelos da linha N estão o i30 N, o Veloster N, o i20 N, o Kona N, e o Elantra N, com foco em diferentes mercados globais.
  • Futuro elétrico: Em 2022, a Hyundai revelou o Ioniq 5 N, um SUV elétrico de alta performance, sinalizando o futuro da linha N com a introdução de veículos elétricos e híbridos.

Hyundai Creta N Line 1.0 Turbo 2025

Hyundai Creta N Line 1.0 Turbo 2025
Hyundai Creta N Line 1.0 Turbo 2025

No mercado de SUVs compactos, o Hyundai Creta N Line 1.0 Turbo se apresenta como uma das opções para o ano de 2025. Este modelo combina aspectos de desempenho e funcionalidades tecnológicas que se alinham às expectativas atuais dos consumidores, mantendo o foco na eficiência e na capacidade de atender tanto às necessidades diárias quanto às situações de lazer e viagem mais prolongadas.

A escolha de um carro como o Hyundai Creta N Line envolve considerar o que ele pode oferecer em termos de tecnologia, conforto e desempenho. Equipado para competir num segmento agitado, onde as expectativas são altas, este modelo busca ser uma resposta tanto para o motorista entusiasta quanto para a família moderna, fornecendo uma experiência de condução que é tanto prática quanto agradável.

Sob o capô, o Creta N Line conta com um motor 1.0 Turbo capaz de entregar 120 cv de potência. Este motor permite ao veículo acelerar de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. O torque de 17,5 kgfm é disponibilizado já a partir de 1500 rpm, facilitando a condução em velocidades variadas e oferecendo robustez nas retomadas e acelerações.

A transmissão do veículo é automatizada com seis marchas e um sistema de conversor de torque, garantindo trocas suaves e uma condução mais relaxante, especialmente em tráfegos mais congestionados. A direção elétrica aumenta a comodidade ao dirigir, proporcionando um manuseio mais leve e respostas rápidas às ações do motorista.

Quanto à suspensão, o modelo utiliza um sistema independente McPherson na frente e um eixo de torção na traseira, configurados para oferecer um bom equilíbrio entre conforto e controle em diversas condições de pavimento. Os freios são compostos por discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, assegurando a eficácia necessária para paradas seguras.

O Creta N Line vem calçado com pneus 215/60 R17, proporcionando um bom compromisso entre aderência e conforto ao rodar. As dimensões gerais do veículo são de 4300 mm de comprimento, 1790 mm de largura, 1635 mm de altura, e uma distância entre-eixos de 2610 mm. O porta-malas tem uma capacidade de 422 litros, o que é adequado para as demandas de uma família ou para longas viagens, aumentando a versatilidade do SUV.

O consumo de combustível é outro ponto importante, com o carro apresentando números como 8,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada quando abastecido com álcool; e 11,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina. A autonomia que o veículo oferece com um tanque cheio pode alcançar até 630 km, dependendo do tipo de combustível e das condições de condução.

Entre os equipamentos, o modelo inclui uma série de recursos avançados de segurança, como frenagem automática de emergência e monitoramento de ponto cego, além de confortos como ar-condicionado automático e bancos com ventilação. Para entretenimento, o carro é equipado com conexões para dispositivos móveis, GPS integrado e um sistema de som que atende bem às necessidades de entretenimento durante a condução.

Os pontos positivos do Hyundai Creta N Line 1.0 Turbo incluem seu conjunto tecnológico avançado e a eficiência do motor turbo, enquanto os negativos podem ser percebidos no desempenho um pouco limitado por sua potência quando comparado a outros veículos da mesma categoria. Com um preço aproximado de R$ 178.890, o custo-benefício do Creta N Line deve ser avaliado com base em suas características e equipamentos, sendo uma opção competitiva para quem busca um SUV compacto com um bom nível de equipamento e eficiência energética.

Fonte: Hyundai e Wikipedia.