Quem foi Niki Lauda

O ex-piloto austríaco da Fórmula 1, Niki Lauda, foi um dos grandes ícones do esporte de automobilismo mais importante da categoria. Com uma impressionante carreira para sua época, foi tricampeão mundial, o único na história a conseguir o título pela Ferrari e pela McLaren.

História
2 semanas atrás
Quem foi Niki Lauda

Após sofrer um grave acidente numa corrida em 1976 e quase morrer, o piloto passou a conviver com sérios problemas respiratórios. Em 2018 precisou ser internado por complicações decorrentes desses problemas, sofreu um transplante de pulmão, mas acabou falecendo no ano seguinte.

Quem foi Niki Lauda?

Niki Lauda foi um dos grandes pilotos da Fórmula 1, tendo participado da categoria nos Campeonatos entre 1971 a 1979, e depois de 1982 a 1985. Disputou 177 Grandes Prêmios, conquistou 25 vitórias, 24 pole positions e 24 melhores voltas. Pilotou para as equipes: March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren, e conquistou o título de campeão mundial da categoria nos anos de 1975, 1977 e 1984.

Niki Lauda e James Hunt em 1976
Niki Lauda e James Hunt em 1976

Início da carreira

O piloto austríaco estreou na Fórmula 1 em 1971, mas com uma equipe pequena e com um carro que não era competitivo. Só em 1974 foi contratado pela Scuderia Ferrari, e logo na primeira corrida pela equipe conquistou o segundo lugar.

Ascensão e terrível acidente

Mas seu grande ano foi 1975, quando conquistou seu primeiro título mundial após vencer 5 corridas no campeonato. O ano de 1976 parecia promissor e o piloto mantinha o ritmo de um verdadeiro campeão. Porém, um grave acidente em Nürburgring, na Alemanha, quase lhe custou a vida. Seu carro se incendiou, e ele ficou preso nas ferragens por vários minutos.

Acidente de Niki Lauda em 1976
Acidente de Niki Lauda em 1976

Recuperação e volta às pistas

Apesar da gravidade do acidente, e do longo período hospitalizado, ainda no mesmo ano de 1976 Lauda voltou às pistas, e só perdeu o título na última corrida do campeonato. Mas no ano seguinte conseguiu conquistá-lo novamente. Depois disso, só voltaria a conquistar um título em 1984, após um intervalo de 3 anos sem participar da Fórmula 1.

Carreira como ex-piloto

Depois de permanecer por muitos anos afastado da Fórmula 1, Lauda foi contratado com consultor técnico da Ferrari na década de 1990.Entre 2001 e 2003 foi diretor técnico da Jaguar. Por fim, em 2012 foi nomeado presidente não executivo da Mercedes, e participou de forma ativa das negociações que levaram Lewis Hamilton para a equipe.

Niki Lauda presidente não executivo da Mercedes
Niki Lauda presidente não executivo da Mercedes

Morte de Niki Lauda

O ex-piloto passou por um transplante de pulmão em agosto de 2018 e, apesar de uma boa recuperação inicial, seu estado de saúde se deteriorou nos meses seguintes. Veio a falecer no dia 20 de maio de 2019, aos 70 anos.

Niki Lauda e Lewis Hamilton
Niki Lauda e Lewis Hamilton

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?