Nos EUA: Acura e Honda Racing apresentam irmão mais bravo do Civic Type-R

Acura revelou o Integra Type S HRC Prototype na Monterey Car Week, destacando o desenvolvimento de peças de performance da Honda Racing Corporation (HRC) voltadas para rua e pista. O protótipo utiliza o conhecimento técnico da HRC e promete maior desempenho e eficiência aerodinâmica para os entusiastas da marca.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 16/08/2024

O Acura Integra Type S HRC Prototype foi apresentado ao público durante o Monterey Car Week, um dos maiores eventos automotivos do mundo. O modelo é uma prévia de uma possível nova linha de peças de performance da Honda Racing Corporation (HRC), que visa atender entusiastas da marca que buscam aprimorar seus veículos tanto para uso nas ruas quanto nas pistas.

O desenvolvimento desse protótipo é liderado pela HRC nos Estados Unidos, com o objetivo de melhorar todos os aspectos da dirigibilidade do Integra Type S. O projeto inclui aprimoramentos no motor, suspensão e sistema de frenagem, além de uma significativa redução de peso. Isso é possível com a adoção de componentes em fibra de carbono e a remoção do banco traseiro, substituído por um espaço para acomodação de quatro pneus montados, facilitando o transporte para dias de corrida.

Acura apresentou o Integra Type S HRC Prototype durante a Monterey Car Week, destacando peças de performance da HRC. O protótipo oferece melhorias no motor, suspensão e aerodinâmica.
Acura apresentou o Integra Type S HRC Prototype durante a Monterey Car Week, destacando peças de performance da HRC. O protótipo oferece melhorias no motor, suspensão e aerodinâmica.

O Integra Type S HRC Prototype também apresenta uma aerodinâmica otimizada, com base no aprendizado obtido com o desenvolvimento do carro de corrida Integra Type S TCX. A nova dianteira do protótipo inclui um splitter maior e dutos de resfriamento, enquanto o capô foi redesenhado com entradas de ar maiores para melhorar a refrigeração. Além disso, o modelo conta com um aerofólio traseiro ajustável feito em fibra de carbono, ajudando a aumentar a força descendente e a estabilidade em altas velocidades.

Para melhorar ainda mais o desempenho nas pistas, o protótipo utiliza rodas forjadas de 19 polegadas e pneus de alta performance desenvolvidos especificamente para esse tipo de uso. A suspensão foi ajustada com amortecedores coilover e uma barra estabilizadora traseira ajustável, permitindo maior controle nas curvas e maior estabilidade. Já o sistema de freios foi aprimorado com discos dianteiros maiores e pinças de freio de seis pistões da Brembo, proporcionando melhor desempenho de frenagem.

O Integra Type S HRC Prototype utiliza componentes de fibra de carbono, reduzindo o peso em cerca de 90 kg. Com um foco em desempenho, o modelo foi projetado para entusiastas.
O Integra Type S HRC Prototype utiliza componentes de fibra de carbono, reduzindo o peso em cerca de 90 kg. Com um foco em desempenho, o modelo foi projetado para entusiastas.

O motor de 2.0 litros turbo foi otimizado com um novo sistema de escape leve e intercooler maior, aumentando a potência e melhorando a resposta do acelerador. O protótipo conta também com um sistema de resfriamento de óleo duplo, garantindo que o motor permaneça em temperaturas ideais durante o uso intenso em pista. A redução do peso foi significativa, com quase 90 kg a menos do que o modelo Integra Type S tradicional, o que contribui para um desempenho ainda melhor.

Além das melhorias técnicas, o visual do protótipo também é marcante, com a pintura na cor amarela Indy Yellow Pearl, uma referência ao supercarro NSX de segunda geração. O modelo exibe emblemas exclusivos da HRC nos para-lamas, grade frontal e tampa traseira, reforçando a conexão com as raízes da marca no automobilismo.

Inspirado no Integra Type S TCX, o protótipo conta com uma nova frente, splitter maior, dutos de resfriamento e aerofólio ajustável, otimizando a aerodinâmica para pista e rua.
Inspirado no Integra Type S TCX, o protótipo conta com uma nova frente, splitter maior, dutos de resfriamento e aerofólio ajustável, otimizando a aerodinâmica para pista e rua.

O interior do carro foi projetado para um foco absoluto no desempenho, com assentos tipo concha da Recaro em fibra de carbono. Esses bancos garantem suporte e segurança ao motorista durante a condução esportiva, enquanto cintos de segurança amarelos e costuras combinando com o exterior completam o visual esportivo. O painel de instrumentos e o volante também receberam acabamentos em Alcantara, proporcionando uma sensação premium ao condutor.

A HRC, que foi criada no Japão em 1982 como braço de competição da Honda, é responsável pelo desenvolvimento de programas de corrida de ponta, como MotoGP e Fórmula 1. Nos Estados Unidos, a HRC lidera os programas de performance da Honda e Acura, desenvolvendo soluções voltadas para entusiastas que desejam melhorar o desempenho de seus veículos. Com o crescimento da presença da Fórmula 1 nos Estados Unidos, a HRC se prepara para assumir um papel ainda mais importante, fornecendo unidades de potência para a equipe Aston Martin a partir de 2026.

O motor 2.0 turbo do Integra Type S HRC Prototype foi ajustado com um sistema de escape leve, intercooler maior e sistema de resfriamento de óleo duplo, aumentando a eficiência.
O motor 2.0 turbo do Integra Type S HRC Prototype foi ajustado com um sistema de escape leve, intercooler maior e sistema de resfriamento de óleo duplo, aumentando a eficiência.

O Acura Integra Type S HRC Prototype é uma vitrine do que a marca pode oferecer em termos de tecnologia de corrida aplicada aos carros de rua. Ele será apresentado ao público no evento The Quail, um dos principais encontros de automobilismo de Monterey Car Week, onde os entusiastas poderão ver de perto o resultado desse desenvolvimento focado em performance.

O protótipo conta com rodas forjadas de 19 polegadas, suspensão ajustada e freios Brembo com discos maiores, otimizando o controle nas curvas e a estabilidade em altas velocidades.
O protótipo conta com rodas forjadas de 19 polegadas, suspensão ajustada e freios Brembo com discos maiores, otimizando o controle nas curvas e a estabilidade em altas velocidades.

Ao utilizar o Integra Type S como base, a HRC explora novas possibilidades de performance para os veículos da marca, reforçando a ligação entre a tecnologia desenvolvida nas pistas e aplicada aos carros de rua. A apresentação desse protótipo marca um momento importante para a HRC nos Estados Unidos, mostrando que a marca está comprometida em oferecer soluções inovadoras e de alto desempenho para seus clientes.

Fonte: Acura.