A General Motors inicia um novo capítulo na linha Chevrolet Onix ao integrar inteligência artificial em todas as etapas do desenvolvimento dos modelos 2026. Hatch e sedã passam a incorporar softwares de simulação e algoritmos de machine learning para aprimorar desde o desenho da carroceria até a eficiência do motor. As mudanças, embora ancoradas em tecnologia, miram entregas práticas como melhor aerodinâmica, conforto térmico mais rápido e direção mais precisa.
O design foi reavaliado com auxílio de IA generativa e supercomputadores, focando em otimizar o formato do para-choque dianteiro, o ângulo de ataque e o arrasto aerodinâmico. O novo conjunto de faróis Full LED aumenta a iluminação em 61%, enquanto o reposicionamento do para-choque melhora a transposição de valetas. O hatch ganha aplique traseiro com apelo visual, e o sedã traz lanternas translúcidas. Rodas com desenho exclusivo completam o conjunto visual.
A cabine foi redesenhada com foco em ergonomia e percepção de qualidade. O novo painel digital de 8 polegadas se une à central multimídia de 11 polegadas em uma estrutura única. Os bancos dianteiros, agora com espuma mais macia e suporte lombar, evidenciam a atenção ao conforto em percursos longos. Além disso, a iluminação ambiente configurável e os novos materiais contribuem para um ambiente mais refinado.
A motorização 1.0 Turbo com câmbio manual e gasolina é capaz de alcançar 17,7 km/l na estrada, segundo dados do Inmetro. Essa média coloca o modelo como o flex mais eficiente do país e único da categoria com motor turbo isento de IPI por eficiência energética. A versão acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos. O acerto da suspensão, pneus de baixa resistência e direção também foram recalibrados com suporte de inteligência artificial.
Outra aplicação concreta da IA foi no sistema de climatização. A geometria dos dutos foi redesenhada para reduzir turbulência e acelerar a refrigeração da cabine em até 30%, com queda de até 5 °C na sensação térmica nos primeiros minutos. Isso resulta em menor esforço do compressor e redução de ruído.
A nova geração também traz avanços na composição dos materiais. A correia banhada a óleo foi redesenhada para resistir à contaminação por lubrificantes adulterados, cada vez mais presentes no mercado brasileiro. A composição química atualizada oferece maior resistência à acidez, mantendo o intervalo de troca em 240 mil km.
Disponível nas carrocerias hatch e sedã, o Novo Onix é vendido em versões 1.0 MT, Turbo MT, Turbo AT, LT, LTZ, Premier e RS, esta última exclusiva para o hatch. O modelo oferece Wi-Fi nativo, sistema OnStar, chave presencial, myChevrolet app e atualizações OTA desde a versão de entrada. O hatch foca em condução mais direta, com entre-eixos de 2.551 mm e 303 litros de porta-malas. Já o sedã oferece até 500 litros de volume e entre-eixos de 2.600 mm, voltado para famílias.
Fonte: Chevrolet.