A informação partiu da televisão aberta, foi reforçada nos bastidores e ganhou peso ao citar uma fonte ligada ao comando da Seleção Brasileira. O apresentador e ex-jogador Neto afirmou, ao vivo, que Neymar será convocado para os próximos compromissos da equipe nacional, em março, e sustentou a declaração com base em alguém próximo a Carlo Ancelotti, atual técnico do Brasil.
A declaração foi feita durante o programa Donos da Bola, exibido nesta terça-feira, dia 3. Neto cravou que a preparação de Neymar tem como alvo direto os amistosos contra França e Croácia, marcados para março, nos Estados Unidos. Segundo ele, a informação não se trata de projeção ou leitura de cenário, mas de um dado repassado por uma pessoa do círculo do treinador italiano.
A recuperação de Neymar entrou na reta final nesta semana. O atacante treinou com bola ao lado do elenco do Santos na segunda-feira, dia 2, no CT Rei Pelé, em Santos. O trabalho marcou mais um avanço no processo de transição física após a cirurgia realizada em dezembro para correção de uma lesão no menisco do joelho esquerdo.
A previsão inicial indicava a possibilidade de retorno já na partida contra o São Paulo, marcada para esta quarta-feira, dia 4, pelo Campeonato Brasileiro. O cenário, porém, mudou. O jogador segue em recondicionamento e não deve ser relacionado para o confronto, mantendo a estratégia de cautela adotada pelo clube e pela comissão médica.
O procedimento cirúrgico foi uma artroscopia, realizada no fim de 2025. Mesmo lesionado, Neymar atuou na reta final da Série A da temporada passada, convivendo com dores no joelho. A decisão de operar veio após o término do campeonato, com foco na recuperação plena para 2026, ano de Copa do Mundo.
A fala de Neto se soma a um contexto de planejamento já definido pela Confederação Brasileira de Futebol. A CBF divulgou a agenda completa de amistosos antes do Mundial. Em março, o Brasil enfrenta França e Canadá, ambos nos Estados Unidos. Em maio, a Seleção encara o Panamá. O último teste antes da Copa será contra o Egito, no dia 6 de junho.
A Copa do Mundo de 2026 já tem o caminho inicial do Brasil definido. A equipe está no Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. A estreia será no dia 13 de junho, às 19h, horário de Brasília, contra Marrocos. Depois, enfrenta o Haiti e encerra a fase de grupos diante da Escócia.
A possível convocação de Neymar ocorre em um momento de reconstrução do protagonismo do jogador com a camisa da Seleção Brasileira. Ausente de partidas recentes por lesão, o camisa 10 volta ao centro do debate justamente quando o calendário internacional se intensifica e o trabalho de Ancelotti começa a ganhar contornos mais claros.
A aposta em uma preparação específica para os amistosos indica que o retorno do atacante não será apressado, mas alinhado a objetivos maiores. A Seleção entra em 2026 com calendário definido, grupo conhecido e pressão por resultados imediatos, fatores que recolocam Neymar como peça central do projeto esportivo.