Chery Tiggo 7 e Tiggo 5X vão passar por recall por risco de incêndio; confira se seu carro terá que fazer

Recall da Caoa Chery atinge Tiggo 5X e Tiggo 7 híbridos leves por erro de torque na bateria de 48V, com risco de falhas elétricas, cheiro de queimado e incêndio localizado.
Publicado por em Problemas dia | Atualizado em

Pontos Principais:

  • Recall envolve Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Hybrid fabricados entre 2022 e 2025.
  • Falha no torque dos terminais da bateria de 48V pode causar aquecimento e incêndio.
  • Sintomas incluem falha no start-stop, cheiro de queimado e derretimento de componentes.
  • Reparo é gratuito, dura cerca de 60 minutos e inclui ajuste, aterramento e troca de peças.
A Caoa Chery anunciou recall de 17.717 Tiggo 5X e 7 híbridos 2022 a 2025 por falha no aperto da bateria de 48V, que pode causar aquecimento, derretimento e princípio de incêndio.
A Caoa Chery anunciou recall de 17.717 Tiggo 5X e 7 híbridos 2022 a 2025 por falha no aperto da bateria de 48V, que pode causar aquecimento, derretimento e princípio de incêndio.

A Caoa Chery convocou um recall envolvendo os SUVs Tiggo 5X e Tiggo 7 híbridos leves após identificar risco real de aquecimento e incêndio na região da bateria. O problema está ligado a uma falha de montagem que pode comprometer a segurança do veículo.

Segundo a montadora, alguns exemplares saíram de fábrica com torque abaixo do recomendado nos terminais da bateria de 48 volts, usada no sistema híbrido leve. Com os conectores menos apertados do que o especificado, pode ocorrer aumento de resistência elétrica, levando ao aquecimento excessivo da região. Em situações mais graves, esse calor pode causar derretimento de componentes plásticos, odor de material queimado e até um princípio de incêndio localizado.

O defeito também pode provocar falhas no sistema start-stop, um dos principais recursos do conjunto híbrido leve. A Caoa Chery afirma que o risco está concentrado exclusivamente na área da bateria e não envolve o sistema de alta tensão dos veículos.

No total, o recall abrange 17.717 unidades. Do Tiggo 5X Pro Híbrido 48V, são 9.458 veículos fabricados entre 15 de junho de 2022 e 26 de setembro de 2025, com chassis que vão de PB036056 a TB084508. Já o Tiggo 7 Pro Híbrido 48V soma 8.259 unidades, produzidas entre 15 de junho de 2022 e 13 de outubro de 2025, com chassis de PB004900 a TB075645.

O atendimento pode ser feito em qualquer concessionária da rede Caoa Chery. O serviço é gratuito e inclui a verificação dos contatos, reaperto dos terminais conforme o torque correto, aterramento da bateria e, nos casos em que já houver sinais de dano, a substituição da própria bateria, do acabamento e dos cabos de conexão. O tempo estimado para o reparo é de cerca de 60 minutos.

Este não é o primeiro chamado envolvendo os dois SUVs. Desde 2022, Tiggo 5X e Tiggo 7 já participaram de recalls relacionados ao sistema de combustível e ao chicote elétrico do motor, em situações que também envolviam risco de vazamento, falha mecânica e possibilidade de incêndio. A nova convocação reforça a atenção da montadora sobre os sistemas elétricos dos modelos híbridos leves vendidos no Brasil.

Alan Corrêa
Alan Correa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.