A nova fase da linha GS Adventure da BMW Motorrad começa a ser escrita com o início da venda da R 1300 GS Adventure no Brasil. Produzida em Manaus, a motocicleta se posiciona como a mais tecnológica já fabricada localmente. A estreia marca uma ampliação importante da oferta da marca, voltada a um público interessado em viagens de longa distância, desempenho técnico e recursos eletrônicos avançados.
Pontos Principais:
A proposta do novo modelo parte da evolução da engenharia e da ampliação das funcionalidades. A linha R 1300 GS Adventure traz novas soluções de suspensão, modos de condução e assistência ao piloto, ao mesmo tempo em que introduz recursos exclusivos de conectividade e conforto. O motor boxer redesenhado, agora mais potente e compacto, reforça o posicionamento da motocicleta em um novo patamar dentro da categoria.
Para estimular os primeiros compradores, a marca apresenta condições exclusivas para os 500 primeiros interessados, com financiamento especial e bônus para aquisição de acessórios. A proposta busca não apenas fomentar as vendas iniciais, mas também criar uma base de clientes que explorem as possibilidades técnicas e funcionais da nova geração GS Adventure.
A pré-venda nacional da BMW R 1300 GS Adventure começou no dia 8 de abril de 2025. Os primeiros 500 compradores terão acesso a um pacote de condições diferenciadas, como financiamento com taxa mensal de 0,69% para planos em até 24 meses, desde que o cliente realize entrada de 60%. Além disso, haverá cashback de R$ 3.000 para quem adquirir mais de R$ 6.000 em produtos da Boutique Original BMW Motorrad.
Essa estratégia reforça o compromisso da marca em estimular a adoção inicial do modelo por meio de benefícios concretos. O pacote de vantagens também é uma forma de incentivar a personalização e o uso de equipamentos originais, ampliando a experiência de propriedade da motocicleta.
Ao apostar na produção nacional aliada a condições comerciais agressivas, a BMW Motorrad pretende consolidar sua liderança no segmento de aventureiras premium. O investimento em Manaus também permite maior controle de produção e agilidade na oferta ao público brasileiro.
A R 1300 GS Adventure chega ao país com seis versões distintas, cada uma voltada a diferentes perfis de uso e acabamento. As variantes disponíveis são: Plus, Trophy, Triple Black, Triple Black ASA, Option 719 e Option 719 ASA. A nomenclatura ASA faz referência ao Automated Shift Assistant, sistema de trocas automatizadas de marcha, que está presente apenas nas versões Triple Black ASA e Option 719 ASA.
O motor utilizado é um boxer bicilíndrico de nova geração, com potência máxima de 145 cv e torque de 149 Nm. O propulsor é o mais potente da história da marca na configuração boxer de série, e foi projetado com foco em desempenho dinâmico e eficiência em rotações variadas. A arquitetura do novo motor permite ainda uma construção mais compacta, favorecendo o equilíbrio e a distribuição de peso.
O conjunto mecânico é complementado por uma transmissão que pode ser operada de forma automática nas versões equipadas com o ASA, ou manual nas demais versões. A proposta do sistema de trocas automatizadas é oferecer uma experiência de condução mais fluida, com foco no conforto em trechos urbanos e em longas viagens.
Todas as versões da nova GS Adventure trazem de série o sistema Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que ajusta automaticamente o amortecimento e a rigidez da mola conforme o terreno, o modo de pilotagem e a carga transportada. A proposta do DSA é entregar um comportamento adaptativo da suspensão, sem necessidade de intervenção manual do piloto.
Outro recurso presente é o ajuste automático de altura, que regula a posição da moto com base na velocidade e nas condições de uso. Quando parada ou em velocidades baixas, a motocicleta reduz sua altura em até 30 mm, facilitando o apoio ao solo. Esse recurso atua em conjunto com o DSA, promovendo maior controle e conforto em diferentes situações de uso.
Esses avanços permitem que a R 1300 GS Adventure mantenha o desempenho mesmo em terrenos irregulares, ao mesmo tempo em que melhora a ergonomia durante o uso urbano ou em deslocamentos com carga. O sistema de suspensão representa uma das principais evoluções em relação à geração anterior.
A R 1300 GS Adventure incorpora um pacote de assistências eletrônicas que posiciona o modelo como referência no segmento. Entre os itens de série estão Controle de Cruzeiro Ativo (ACC), sistema de Aviso de Colisão Frontal (FCW) e Aviso de Mudança de Faixa. Esses sistemas atuam de forma complementar para reduzir riscos em trânsito urbano e rodoviário.
Além dos sistemas de segurança, a motocicleta oferece sete modos de condução distintos: Eco, Rain, Road, Enduro, Enduro PRO, Dynamic e Dynamic PRO. Cada um deles ajusta parâmetros de entrega de potência, controle de tração e comportamento da suspensão, permitindo uma experiência adaptada a diferentes tipos de terreno e estilo de pilotagem.
O modo Eco tem como foco a economia de combustível, enquanto os modos Rain e Road são voltados ao uso em vias asfaltadas, sob diferentes condições de aderência. Já os modos Enduro e Enduro PRO são otimizados para trechos fora de estrada, com entrega mais agressiva e suspensão adaptada. Os modos Dynamic e Dynamic PRO são voltados a uma pilotagem esportiva, com resposta mais imediata.
A nova geração apresenta diferenças visuais significativas em relação à R 1300 GS convencional. A R 1300 GS Adventure adota tanque de alumínio com capacidade de 30 litros, proporcionando maior autonomia em viagens longas. O design do tanque foi projetado para ampliar a proteção contra o vento e melhorar a estabilidade da motocicleta.
A largura do tanque e a presença de defletores transparentes contribuem para um ambiente mais silencioso para o piloto. O para-brisa de grandes dimensões também participa dessa proposta de proteção aerodinâmica. A combinação desses elementos busca mitigar a fadiga em jornadas prolongadas.
Quatro opções de cores são oferecidas: vermelho (versão Plus), azul (Trophy), preto “triple black” (Triple Black e Triple Black ASA) e verde Karakorum (Option 719 e Option 719 ASA). As cores estão associadas a cada versão, compondo também diferentes pacotes visuais e elementos exclusivos.
A estratégia de preços posiciona o modelo em uma faixa compatível com o nível de equipamentos e tecnologia embarcada.
Esses valores refletem não apenas os equipamentos presentes, mas também os recursos adicionais de motorização, câmbio automatizado e design exclusivo. A precificação também considera a produção nacional, o que permite à BMW ajustar sua política comercial conforme a demanda do mercado brasileiro.
O conjunto de versões permite atender a diferentes perfis de consumidores, desde os que buscam uma aventureira tradicional até os que exigem o máximo em tecnologia embarcada e conectividade. A nova R 1300 GS Adventure passa a ser referência dentro da própria linha GS, diferenciando-se claramente da R 1300 GS convencional.
Fonte: BMW