Nova BMW R 1300 GS Adventure é uma aventureira de respeito: 30 litros de autonomia e zero preguiça

Ela não espera o caminho ficar fácil: a nova BMW R 1300 GS Adventure chega em seis versões com motor boxer de 145 cv, suspensão eletrônica, sete modos de pilotagem e câmbio ASA, tudo com produção nacional.
Publicado por Alan Corrêa em BMW Motorrad dia 9/04/2025

A nova fase da linha GS Adventure da BMW Motorrad começa a ser escrita com o início da venda da R 1300 GS Adventure no Brasil. Produzida em Manaus, a motocicleta se posiciona como a mais tecnológica já fabricada localmente. A estreia marca uma ampliação importante da oferta da marca, voltada a um público interessado em viagens de longa distância, desempenho técnico e recursos eletrônicos avançados.

Pontos Principais:

  • Venda da BMW R 1300 GS Adventure começa com condições especiais e cashback.
  • Seis versões disponíveis, com destaque para as opções com câmbio automatizado ASA.
  • Motor boxer de 145 cv e 149 Nm, o mais potente da BMW produzido no Brasil.
  • Suspensão eletrônica com ajuste dinâmico e controle automático de altura em todas as versões.
  • Equipamentos incluem ACC, aviso de colisão frontal e sete modos de pilotagem distintos.

A proposta do novo modelo parte da evolução da engenharia e da ampliação das funcionalidades. A linha R 1300 GS Adventure traz novas soluções de suspensão, modos de condução e assistência ao piloto, ao mesmo tempo em que introduz recursos exclusivos de conectividade e conforto. O motor boxer redesenhado, agora mais potente e compacto, reforça o posicionamento da motocicleta em um novo patamar dentro da categoria.

A nova geração da BMW R 1300 GS Adventure começa a ser vendida no Brasil, com seis versões produzidas em Manaus e foco em tecnologia e desempenho para longas viagens.
A nova geração da BMW R 1300 GS Adventure começa a ser vendida no Brasil, com seis versões produzidas em Manaus e foco em tecnologia e desempenho para longas viagens.

Para estimular os primeiros compradores, a marca apresenta condições exclusivas para os 500 primeiros interessados, com financiamento especial e bônus para aquisição de acessórios. A proposta busca não apenas fomentar as vendas iniciais, mas também criar uma base de clientes que explorem as possibilidades técnicas e funcionais da nova geração GS Adventure.

Pré-venda com condições exclusivas

A nova BMW R 1300 GS Adventure é equipada com motor boxer bicilíndrico, que entrega 145 cv de potência máxima e 149 Nm de torque, sendo o mais potente da marca já fabricado no Brasil.
A nova BMW R 1300 GS Adventure é equipada com motor boxer bicilíndrico, que entrega 145 cv de potência máxima e 149 Nm de torque, sendo o mais potente da marca já fabricado no Brasil.

A pré-venda nacional da BMW R 1300 GS Adventure começou no dia 8 de abril de 2025. Os primeiros 500 compradores terão acesso a um pacote de condições diferenciadas, como financiamento com taxa mensal de 0,69% para planos em até 24 meses, desde que o cliente realize entrada de 60%. Além disso, haverá cashback de R$ 3.000 para quem adquirir mais de R$ 6.000 em produtos da Boutique Original BMW Motorrad.

Essa estratégia reforça o compromisso da marca em estimular a adoção inicial do modelo por meio de benefícios concretos. O pacote de vantagens também é uma forma de incentivar a personalização e o uso de equipamentos originais, ampliando a experiência de propriedade da motocicleta.

Ao apostar na produção nacional aliada a condições comerciais agressivas, a BMW Motorrad pretende consolidar sua liderança no segmento de aventureiras premium. O investimento em Manaus também permite maior controle de produção e agilidade na oferta ao público brasileiro.

Versões e motorização

A BMW R 1300 GS Adventure oferece sete modos de pilotagem distintos, entre eles Eco, Rain, Road, Enduro, Enduro PRO, Dynamic e Dynamic PRO, adequando a moto a diferentes terrenos.
A BMW R 1300 GS Adventure oferece sete modos de pilotagem distintos, entre eles Eco, Rain, Road, Enduro, Enduro PRO, Dynamic e Dynamic PRO, adequando a moto a diferentes terrenos.

A R 1300 GS Adventure chega ao país com seis versões distintas, cada uma voltada a diferentes perfis de uso e acabamento. As variantes disponíveis são: Plus, Trophy, Triple Black, Triple Black ASA, Option 719 e Option 719 ASA. A nomenclatura ASA faz referência ao Automated Shift Assistant, sistema de trocas automatizadas de marcha, que está presente apenas nas versões Triple Black ASA e Option 719 ASA.

O motor utilizado é um boxer bicilíndrico de nova geração, com potência máxima de 145 cv e torque de 149 Nm. O propulsor é o mais potente da história da marca na configuração boxer de série, e foi projetado com foco em desempenho dinâmico e eficiência em rotações variadas. A arquitetura do novo motor permite ainda uma construção mais compacta, favorecendo o equilíbrio e a distribuição de peso.

O conjunto mecânico é complementado por uma transmissão que pode ser operada de forma automática nas versões equipadas com o ASA, ou manual nas demais versões. A proposta do sistema de trocas automatizadas é oferecer uma experiência de condução mais fluida, com foco no conforto em trechos urbanos e em longas viagens.

Suspensão e ajuste de altura

A suspensão conta com o sistema Dynamic Suspension Adjustment, que adapta eletronicamente o amortecimento e a rigidez da mola conforme o terreno e o modo de condução selecionado.
A suspensão conta com o sistema Dynamic Suspension Adjustment, que adapta eletronicamente o amortecimento e a rigidez da mola conforme o terreno e o modo de condução selecionado.

Todas as versões da nova GS Adventure trazem de série o sistema Dynamic Suspension Adjustment (DSA), que ajusta automaticamente o amortecimento e a rigidez da mola conforme o terreno, o modo de pilotagem e a carga transportada. A proposta do DSA é entregar um comportamento adaptativo da suspensão, sem necessidade de intervenção manual do piloto.

Outro recurso presente é o ajuste automático de altura, que regula a posição da moto com base na velocidade e nas condições de uso. Quando parada ou em velocidades baixas, a motocicleta reduz sua altura em até 30 mm, facilitando o apoio ao solo. Esse recurso atua em conjunto com o DSA, promovendo maior controle e conforto em diferentes situações de uso.

Esses avanços permitem que a R 1300 GS Adventure mantenha o desempenho mesmo em terrenos irregulares, ao mesmo tempo em que melhora a ergonomia durante o uso urbano ou em deslocamentos com carga. O sistema de suspensão representa uma das principais evoluções em relação à geração anterior.

Recursos eletrônicos e assistência à condução

O modelo inclui Controle de Cruzeiro Ativo, sistema de Aviso de Colisão Frontal e Alerta de Mudança de Faixa, compondo um pacote de segurança e assistência ao condutor de série.
O modelo inclui Controle de Cruzeiro Ativo, sistema de Aviso de Colisão Frontal e Alerta de Mudança de Faixa, compondo um pacote de segurança e assistência ao condutor de série.

A R 1300 GS Adventure incorpora um pacote de assistências eletrônicas que posiciona o modelo como referência no segmento. Entre os itens de série estão Controle de Cruzeiro Ativo (ACC), sistema de Aviso de Colisão Frontal (FCW) e Aviso de Mudança de Faixa. Esses sistemas atuam de forma complementar para reduzir riscos em trânsito urbano e rodoviário.

Além dos sistemas de segurança, a motocicleta oferece sete modos de condução distintos: Eco, Rain, Road, Enduro, Enduro PRO, Dynamic e Dynamic PRO. Cada um deles ajusta parâmetros de entrega de potência, controle de tração e comportamento da suspensão, permitindo uma experiência adaptada a diferentes tipos de terreno e estilo de pilotagem.

O modo Eco tem como foco a economia de combustível, enquanto os modos Rain e Road são voltados ao uso em vias asfaltadas, sob diferentes condições de aderência. Já os modos Enduro e Enduro PRO são otimizados para trechos fora de estrada, com entrega mais agressiva e suspensão adaptada. Os modos Dynamic e Dynamic PRO são voltados a uma pilotagem esportiva, com resposta mais imediata.

Design, acabamento e tanque de 30 litros

O tanque de combustível em alumínio tem capacidade de 30 litros, com novo desenho que amplia a autonomia e melhora a proteção aerodinâmica com para-brisa e defletores integrados.
O tanque de combustível em alumínio tem capacidade de 30 litros, com novo desenho que amplia a autonomia e melhora a proteção aerodinâmica com para-brisa e defletores integrados.

A nova geração apresenta diferenças visuais significativas em relação à R 1300 GS convencional. A R 1300 GS Adventure adota tanque de alumínio com capacidade de 30 litros, proporcionando maior autonomia em viagens longas. O design do tanque foi projetado para ampliar a proteção contra o vento e melhorar a estabilidade da motocicleta.

A largura do tanque e a presença de defletores transparentes contribuem para um ambiente mais silencioso para o piloto. O para-brisa de grandes dimensões também participa dessa proposta de proteção aerodinâmica. A combinação desses elementos busca mitigar a fadiga em jornadas prolongadas.

Quatro opções de cores são oferecidas: vermelho (versão Plus), azul (Trophy), preto “triple black” (Triple Black e Triple Black ASA) e verde Karakorum (Option 719 e Option 719 ASA). As cores estão associadas a cada versão, compondo também diferentes pacotes visuais e elementos exclusivos.

Preços aproximados e posicionamento

Quatro combinações de cores estão disponíveis conforme a versão: vermelho, azul, preto triple black e verde Karakorum, cada uma com detalhes de acabamento específicos.
Quatro combinações de cores estão disponíveis conforme a versão: vermelho, azul, preto triple black e verde Karakorum, cada uma com detalhes de acabamento específicos.

A estratégia de preços posiciona o modelo em uma faixa compatível com o nível de equipamentos e tecnologia embarcada.

  • Bmw R 1300 GS Adventure Plus 2025 – Preço aproximado: R$ 137 mil
  • Bmw R 1300 GS Adventure Trophy 2025 – Preço aproximado: R$ 139 mil
  • Bmw R 1300 GS Adventure Triple Black 2025 – Preço aproximado: R$ 139 mil
  • Bmw R 1300 GS Adventure Triple Black ASA 2025 – Preço aproximado: R$ 145 mil
  • Bmw R 1300 GS Adventure Option 719 2025 – Preço aproximado: R$ 149 mil
  • Bmw R 1300 GS Adventure Option 719 ASA 2025 – Preço aproximado: R$ 155 mil

Esses valores refletem não apenas os equipamentos presentes, mas também os recursos adicionais de motorização, câmbio automatizado e design exclusivo. A precificação também considera a produção nacional, o que permite à BMW ajustar sua política comercial conforme a demanda do mercado brasileiro.

O conjunto de versões permite atender a diferentes perfis de consumidores, desde os que buscam uma aventureira tradicional até os que exigem o máximo em tecnologia embarcada e conectividade. A nova R 1300 GS Adventure passa a ser referência dentro da própria linha GS, diferenciando-se claramente da R 1300 GS convencional.

Fonte: BMW

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) com foco em análises, lançamentos, testes e novidades do setor. Produzo conteúdo especializado e atualizado para o Carro.Blog.Br.