Imagine pegar o motor de um ícone como o Mustang, ajustá-lo para entregar robustez e não apenas velocidade, e colocá-lo em uma picape que mais parece um colosso sobre rodas. Essa é a nova Ford F-150 2025, um monstro que não só conquista olhares nas estradas, mas também faz qualquer outro veículo por perto parecer um brinquedo de plástico. Com um V8 de 5.0 litros e 405 cavalos de pura agressividade, ela não se contenta em ser apenas útil: ela exige ser admirada enquanto carrega, reboca e acelera. A caçamba multifuncional, com abertura lateral inovadora, parece dizer: “Sim, eu posso tudo, e ainda sou mais prática do que sua garagem inteira.”
Pontos Principais:
E o design? Ah, o design! Os faróis em formato de “F” são um tapa na cara das picapes que ainda vivem no século passado. Tudo na F-150 grita modernidade sem deixar de ser rude — como um cowboy com um smartwatch. Por dentro, é pura sofisticação: telas digitais gigantes, iluminação externa 360 graus e head-up display fazem dela uma limousine high-tech com esteróides. Enquanto você dirige, há uma sensação peculiar de que poderia conquistar o mundo ou, pelo menos, iluminar uma fazenda inteira ao mesmo tempo. Quem disse que picapes são apenas ferramentas de trabalho? Este é um escritório de luxo em cima de rodas de aço e alumínio militar.
Mas a F-150 não é apenas músculos e glamour. Ela é funcional de forma quase ofensiva. Os modos de condução, o pacote off-road e o tanque colossal de 136 litros fazem dela um tanque de guerra disfarçado de carro. No entanto, ela não é para os fracos de bolso, pois custa módicos R$ 519.990. O preço, porém, é apenas mais um detalhe quando você percebe que está dirigindo algo que mistura a brutalidade de um touro com a elegância de um Mustang. E para aqueles que ainda reclamam do consumo, bem… Não é para qualquer um. Afinal, alguns sonhos vêm com uma etiqueta de preço, e este definitivamente é um deles.
A Ford lançou oficialmente no Brasil a nova F-150 2025, um dos modelos mais aguardados do segmento de picapes. O início das entregas ocorreu em novembro, após um período de pré-venda iniciado em agosto. Com design renovado, motorização robusta e recursos tecnológicos, o modelo chega em duas versões principais: Lariat e Lariat Black. Ambas compartilham o mesmo conjunto mecânico, funcionalidades e preço, sendo diferenciadas apenas pelo acabamento externo.
A Ford oferece a F-150 2025 em duas configurações distintas:
Ambas as versões são comercializadas com pacotes fechados, sem opcionais, mas contam com uma linha de acessórios da própria marca para personalização. Essa estratégia facilita a escolha para os consumidores, oferecendo um produto completo e uniforme.
A F-150 2025 apresenta alterações importantes no design em comparação com o modelo anterior. Os faróis possuem uma assinatura luminosa em formato de “F”, reforçando a identidade da marca. A grade frontal foi atualizada, agora com o novo logotipo oval da Ford, que, na Lariat Black, adota fundo preto em vez do tradicional azul.
Um dos destaques funcionais está na caçamba, que recebeu uma tampa com abertura dupla. Ela pode ser aberta por inteiro, no modo convencional, ou lateralmente, graças a uma divisão especial. Essa solução é ideal para situações em que a picape está rebocando um trailer, facilitando o acesso à carga. Além disso, o para-choque traseiro incorpora um degrau central, que auxilia no acesso à caçamba.
O interior da nova F-150 mantém o padrão de espaço e conforto característicos do modelo. Há novos materiais e combinações de cores, que modernizam o ambiente interno. O painel é equipado com duas telas digitais de 12 polegadas, sendo uma para o cluster de instrumentos e outra para a central multimídia.
Entre os recursos tecnológicos, destaca-se o sistema de “head-up display”, que projeta informações diretamente no para-brisa, reduzindo a necessidade de desviar a atenção da estrada. Outro diferencial é o sistema de iluminação externa com cobertura de 360 graus. Ele permite iluminar áreas específicas ao redor do veículo, ideal para operações noturnas em locais de trabalho ou emergências.
A nova F-150 2025 é equipada com o motor V8 5.0 litros, capaz de gerar 405 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque. Essa motorização é a mesma utilizada no esportivo Mustang, mas calibrada para atender as demandas de uma picape. O motor está acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades, oferecendo uma condução eficiente em diferentes terrenos.
O modelo conta com tração 4×4, que pode ser ajustada entre os modos “high”, “low” ou automático, além de possuir bloqueio de diferencial eletrônico. Há sete modos de condução disponíveis, atendendo tanto ao uso urbano quanto off-road. A estrutura do veículo é composta por aço e alumínio de nível militar, tornando a carroceria 200 kg mais leve e aumentando a rigidez torcional.
A combinação do motor V8 com materiais leves contribui para um consumo relativamente eficiente para o segmento. Os números oficiais indicam 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Com um tanque de combustível de 136 litros, a picape alcança uma autonomia superior a 1.000 km, tornando-se uma escolha prática para longas distâncias.
A F-150 2025 vem equipada com um amplo pacote de segurança, que inclui:
O modelo também possui o sistema “Pro Trailer”, que facilita manobras com trailers. O recurso permite que o motorista controle o estacionamento utilizando um botão específico no painel, com suporte de imagens 360 graus exibidas na tela do sistema multimídia.
Ambas as versões vêm com o pacote off-road FX4, que inclui protetores metálicos e suspensão ajustada para terrenos irregulares. Esses recursos ampliam a versatilidade da picape, tornando-a adequada para uso em condições extremas.
Outro destaque é o tanque de combustível estendido, projetado para viagens longas e situações que exijam maior autonomia. Esse recurso é especialmente útil em regiões com poucos postos de abastecimento ou para quem utiliza o veículo em atividades agrícolas.
A Ford F-150 2025 é oferecida no mercado brasileiro pelo preço de R$ 519.990, para ambas as versões. A política de preço único reflete a estratégia da Ford de padronizar o produto, garantindo uma experiência uniforme para os consumidores, independentemente da escolha do acabamento.