A Equipe Nissan de Fórmula E revelou sua nova pintura para a 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2024/25, mantendo a temática de flor de cerejeira que se tornou a assinatura visual da escuderia. Além disso, a equipe se prepara para os testes de pré-temporada, que ocorrerão de 4 a 7 de novembro em Valência. A primeira corrida será no E-Prix de São Paulo, em dezembro.
Pontos Principais:
A Nissan optou por manter a pintura em flor de cerejeira, que foi introduzida na Temporada 9 e continua sendo uma das favoritas dos fãs. Este design é uma homenagem ao DNA japonês da marca e simboliza novos começos. A equipe espera que a nova temporada traga resultados melhores, após ter finalizado em quarto lugar no Campeonato de Equipes e Pilotos da Temporada 10 e em terceiro lugar no Campeonato de Construtores.
Para atingir novos patamares, a Nissan renovou sua formação de pilotos, trazendo de volta o experiente Norman Nato. Ele estará ao lado de Oliver Rowland, que conquistou vitórias e pódios na última temporada. Ambos os pilotos têm experiência na Fórmula E e um histórico de contribuir para o desenvolvimento de carros competitivos.
Nato continuará pilotando o carro número 17, enquanto Rowland assumirá o tradicional número 23 da Nissan. Os dois pilotos terão a responsabilidade de maximizar o potencial do modelo Nissan e-4ORCE 05, que integra a nova geração de carros GEN3 Evo. Esse modelo é uma evolução do GEN3, trazendo avanços na tecnologia de tração integral, entre outras melhorias.
A escuderia também revelou a sua nova sede em Paris, localizada no sul da cidade. As instalações, que ocupam mais de 2.600 metros quadrados, incluem uma oficina equipada, simuladores de última geração, escritórios de engenharia e gestão, além de áreas multiuso. A proximidade com outras instalações da Nissan e seus parceiros da Aliança permite uma maior sinergia no desenvolvimento da equipe.
Os novos recursos da sede possibilitam um maior aproveitamento de talentos, equipamentos e tecnologia, o que deve ajudar a Nissan na busca por melhores resultados durante a temporada. Com a infraestrutura em pleno funcionamento, a equipe está otimista para os testes em Valência, onde poderá ajustar o desempenho do carro antes do início do campeonato.
O diretor-geral da equipe, Tommaso Volpe, destacou a importância das novas instalações e da formação dos pilotos. Ele mencionou que o retorno de Nato foi facilitado pelo fato de o piloto já conhecer a equipe, o que acelerou sua adaptação. Volpe também afirmou que a equipe está pronta para lutar por vitórias e pódios durante toda a temporada.
Além da estrutura e dos pilotos, a Nissan continuará contando com o apoio de parceiros estratégicos. A Electromin, empresa de soluções de mobilidade do Oriente Médio, aumentou seu envolvimento com a equipe, tornando-se parceira principal. A Coral, parceira de sustentabilidade, continua colaborando na compensação das emissões de carbono da equipe. Já a Coral Eyewear, marca de moda sustentável, segue fornecendo produtos feitos de materiais reciclados para a equipe.
A Nissan, única montadora japonesa na Fórmula E, estreou no campeonato na Temporada 5 (2018/2019) e desde então tem se destacado no cenário das corridas elétricas. Na Temporada 7, a marca anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, e na Temporada 9, foi pioneira ao adotar a tecnologia Gen3.
Com o controle total da equipe após a aquisição da e.dams em 2022, a Nissan tem expandido sua atuação na Fórmula E e também fornecerá sua tecnologia para a McLaren Racing até o final da era Gen3. Além disso, em março de 2024, a Nissan reafirmou seu compromisso com a categoria ao se tornar a primeira montadora a confirmar participação na era Gen4, que começará em 2026 e vai até 2030.
A Nissan está comprometida em usar sua experiência na Fórmula E para promover a eletrificação de seus veículos e alcançar sua meta de neutralidade de carbono até 2050. A empresa também planeja eletrificar todos os novos modelos até o início da próxima década, nos principais mercados globais.
Fonte: Nissan.