A Porsche, em parceria com a Manthey Racing, lançou o Manthey Kit para o 911 GT3 RS (992), projetado para melhorar significativamente o desempenho do modelo em circuitos de corrida. O conjunto traz inovações em aerodinâmica, suspensão e freios, otimizando o comportamento do veículo em condições extremas.
Pontos Principais:
Desenvolvido no Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach e nas instalações da Manthey em Meuspath, o kit reflete uma engenharia voltada exclusivamente para pistas. Com entrega prevista para 2025, ele já está disponível para encomendas nos mercados globais.
O Manthey Kit introduz uma série de modificações aerodinâmicas. O lábio do spoiler frontal foi ampliado e reforçado com elementos de fibra de carbono, aumentando a pressão aerodinâmica no eixo dianteiro. Complementando essas alterações, Gurney flaps redesenhados foram adicionados aos arcos das rodas, enquanto dois apliques laterais no para-choque frontal otimizam o fluxo de ar.
O vidro traseiro foi substituído por um painel de fibra de carbono 25% mais leve, onde uma barbatana, inspirada nos carros de endurance da Porsche, foi instalada para garantir estabilidade em curvas de alta velocidade. A estrutura trabalha em conjunto com seis aletas no teto, que direcionam o ar quente do radiador para fora, evitando o superaquecimento do motor traseiro.
Na traseira, o aerofólio de fibra de carbono ganhou um design dividido, acompanhado por placas laterais maiores e um difusor ampliado. Estas melhorias aumentam a pressão aerodinâmica sem comprometer o arrasto. Com essas alterações, o veículo gera mais de 1.000 kg de downforce a 285 km/h, resultando em maior estabilidade e velocidade em curvas de média e alta intensidade.
A suspensão coilover semiativa foi adaptada para suportar os níveis mais altos de downforce. No eixo dianteiro, as taxas de mola foram aumentadas em 30%, enquanto no eixo traseiro houve um incremento de 15%. Este ajuste permite maior controle e aderência ao solo em condições extremas.
O sistema inclui quatro sensores de aceleração nas rodas e três na carroceria, conectados a uma unidade de controle avançada. Esses componentes trabalham em conjunto para ajustar automaticamente os amortecedores de maneira rápida e precisa. Além disso, as válvulas independentes nos amortecedores permitem regular as fases de compressão e retorno separadamente.
Os modos de condução (Normal, Sport e Track) oferecem diferentes configurações básicas, permitindo ajustes específicos para cada situação. No modo Track, os motoristas podem personalizar manualmente as características da suspensão por meio de controles rotativos no volante.
Os freios foram redesenhados para atender às demandas de uso intenso em pista. Mangueiras de freio revestidas de aço foram incluídas, garantindo maior sensibilidade e respostas mais rápidas durante frenagens severas.
Para veículos equipados com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), estão disponíveis pastilhas de freio de corrida opcionais, ideais para track days. Essas pastilhas reduzem o fading, aumentam a durabilidade e oferecem melhor controle em uma ampla faixa de temperaturas, mantendo a consistência do desempenho.
Essas alterações asseguram que o sistema de freio suporte as exigências extremas dos circuitos sem comprometer a confiabilidade do veículo.
O Manthey Kit oferece uma linha de acessórios que destacam o caráter exclusivo do 911 GT3 RS. As soleiras iluminadas em fibra de carbono com o logotipo Manthey, projetores de porta em LED e adesivos personalizados para os aerodiscs estão entre os itens disponíveis.
Clientes podem optar por logotipos Manthey aplicados nas portas em cores como Neodyme, branco ou preto. Um gancho de reboque removível, compatível com o uso em pista e vias públicas, também faz parte do pacote.
Esses acessórios complementam o visual e funcionalidade do veículo, proporcionando opções adicionais de personalização para os entusiastas.
O Manthey Kit já está disponível para encomendas nos Porsche Centers autorizados. As primeiras unidades serão entregues a partir de janeiro de 2025 na União Europeia e março de 2025 em outros mercados. O preço inicial é de 76.911 euros, excluindo impostos específicos de cada país e custos de instalação.
A Porsche garante que a instalação do kit não interfere na garantia de fábrica do 911 GT3 RS, oferecendo tranquilidade para os proprietários que desejam otimizar o desempenho do modelo.