Carro elétrico já não é mais aquele bicho-papão que assusta com tomada na mão e silêncio ensurdecedor. A nova geração desses modelos vem com tanto motor, botão e tela que dá até para esquecer que, no fundo, eles só querem ser diferentes — e, de preferência, mais rápidos. O novo BMW i4 chegou ao Brasil com esse espírito: sem fazer barulho, mas pronto para chamar atenção no trânsito sem gastar uma gota de gasolina.
A BMW decidiu que não basta ser elétrico, tem que ter performance de carro esportivo, assistente de voz que entende o “jeitinho brasileiro” e som criado por Hans Zimmer. Isso mesmo, aquele do cinema. E não se trata de uma trilha para um filme épico: é só o carro te dizendo que está pronto para acelerar — com estilo, claro, e sem emitir CO₂.
Mas não pense que ele só vive de aparências e som de cinema. O BMW i4 chega com duas versões, design renovado e uma lista de tecnologias que faria inveja até em espaçonave. Do volante com base reta à multimídia que parece painel de controle da NASA, o carro promete uma experiência de condução futurista — mas com as quatro rodas bem plantadas no asfalto brasileiro.
As mudanças mais visíveis no novo BMW i4 estão concentradas em sua identidade visual, tanto no exterior quanto no interior. Na dianteira, a grade frontal adota um novo formato, enquanto os faróis contam com tecnologia Full LED adaptativa. Os faróis de rodagem diurna, ou daylights, foram redesenhados com orientação vertical, e as lanternas traseiras passaram a contar com iluminação BMW laserlight e um novo layout interno.
Na parte interna, a marca aplicou modificações com foco em dirigibilidade e controle. O volante agora tem base reta e marcação central às 12 horas, especialmente na versão M50, voltada ao público que busca maior conexão com o carro. Essa versão também traz acabamento em fibra de carbono, enquanto todas as configurações contam com novo desenho das saídas de ar-condicionado.
Outro destaque no interior do modelo é a adoção do sistema operacional BMW 8.5. A nova interface apresenta maior fluidez e resposta aos comandos, com uma navegação reformulada. A proposta é facilitar o acesso a recursos de bordo e comandos do veículo, tanto nos menus do sistema multimídia quanto nas funções de condução.
A BMW oferece duas motorizações distintas para o i4 no Brasil. A versão eDrive40 M Sport possui motor traseiro que entrega 250 kW (340 cv) e torque instantâneo de 430 Nm. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, mantendo tração traseira. A bateria de 81,3 kWh proporciona até 399 km de autonomia no ciclo PBEV, aferido pelo Inmetro.
A versão M50 xDrive adiciona um motor dianteiro ao conjunto, alcançando potência combinada de 400 kW (544 cv) e torque de 795 Nm. Essa versão conta com tração integral e tem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A autonomia máxima declarada no ciclo brasileiro é de 405 km, também com bateria de 81,3 kWh.
Ambas as versões do i4 são compatíveis com recarga ultrarrápida de até 200 kW, o que permite atingir 80% da carga em aproximadamente 30 minutos. De fábrica, o carro é entregue com dois carregadores: o BMW Wallbox essential, com 11 kW de potência máxima, e o Flexible Fast Charger, também com capacidade de até 11 kW.
A cabine do novo BMW i4 incorpora o sistema BMW Live Cockpit Professional, que une duas telas em formato curvo, uma de 12,3” para os instrumentos e outra de 14,9” para a central multimídia. Ambas operam o sistema BMW 8.5, que organiza informações de forma intuitiva e prioriza comandos rápidos e precisos ao toque.
O modelo inclui o sistema BMW ConnectedDrive, que oferece diversos serviços digitais e remotos. Entre eles, estão a Chamada de Emergência Inteligente, avisos de manutenção, dados de tráfego em tempo real e atualizações climáticas e de notícias. Além disso, é possível realizar ações como travar ou destravar o veículo e enviar rotas ao GPS via aplicativo My BMW.
Outro recurso disponível é a preparação para Apple CarPlay e Android Auto, permitindo integração com smartphones. O sistema de som é da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 535 watts de potência, incluindo subwoofer. Já o BMW IconicSounds Electric adiciona trilhas sonoras desenvolvidas por Hans Zimmer para personalizar os sons internos do carro durante a condução.
Os itens de série do novo BMW i4 incluem faróis Full LED adaptativos e assistentes avançados de condução. O Parking Assistant Plus facilita manobras por meio de sensores e câmeras 360°, enquanto o Reversing Assist repete automaticamente, em marcha a ré, os últimos 50 metros percorridos.
Outro destaque é o Driving Assistant Professional, sistema de assistência que atua em situações de trânsito lento e viagens longas. O recurso detecta riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa e aproximação frontal, emitindo alertas visuais e sonoros ao condutor. Há ainda controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go.
O sistema BMW Comfort Access 2.0 permite entrada e saída do veículo sem o uso de chave. Basta se aproximar ou se afastar para que o carro trave ou destrave automaticamente. A abertura do porta-malas pode ser feita por gestos com o pé. O ar-condicionado tem três zonas com controle digital independente.
A gama de cores da carroceria inclui sete opções: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Cinza Brooklyn, Verde Cape York, Azul Portimão e Vermelho Fire. Já os acabamentos internos variam de acordo com a versão adquirida, com diferentes combinações de couro Vernasca.
Na versão eDrive40, o comprador pode escolher entre cinco padrões de acabamento: Preto com costura preta, Preto com detalhes vermelhos, Mocha com preto, Preto com costura azul e Oyster com preto. Já a versão M50 está disponível com duas opções de acabamento interno: Preto com costura azul ou Preto com detalhes vermelhos.
Ambas as versões trazem bancos revestidos em couro e ajustes elétricos com memória. Os detalhes internos da M50 incluem fibra de carbono, reforçando a proposta de foco em desempenho. Já a versão eDrive40 aposta na combinação de tecnologia e conforto em um ambiente interno funcional.
Todos os veículos BMW i4 vendidos no Brasil incluem o programa BMW Service Inclusive (BSI). A cobertura oferecida é válida por quatro anos, sem limite de quilometragem, e contempla manutenções periódicas em concessionárias autorizadas da marca.
O programa BSI cobre custos de revisão, mão de obra e peças relacionadas à manutenção preventiva. A cobertura é válida em qualquer país com rede autorizada BMW, o que amplia a tranquilidade do proprietário em viagens internacionais. O cliente pode verificar os itens inclusos no programa diretamente com a rede credenciada.
Além disso, o i4 também está apto a receber atualizações de software remotas. A conectividade do veículo com a nuvem da marca permite que o sistema BMW seja atualizado à distância, mantendo o carro com os recursos mais recentes de segurança, conectividade e condução.
Fonte: BMW