Volkswagen

Novo carro elétrico ID.1 da Volkswagen tem semelhanças inesperadas com o Up!

A Volkswagen quer redefinir a mobilidade elétrica acessível. Em 2027, lançará o ID.Every1, um compacto elétrico que promete ser o sucessor do e-Up!. Com esboços já revelados, ele terá design compacto, plataforma MEB Small e preço estimado em 20.000 euros, tornando-se uma opção competitiva no mercado europeu.
Publicado em Volkswagen dia 16/02/2025 por Alan Corrêa

O mercado automotivo está se preparando para um novo modelo elétrico de entrada. A Volkswagen anunciou o ID.One, um compacto que deverá ser lançado na Europa em 2027 com o objetivo de se tornar um dos modelos mais acessíveis da marca. O veículo está sendo desenvolvido sobre a plataforma MEB Small e promete um custo inicial competitivo de aproximadamente 20.000 euros.

Pontos Principais:

  • Volkswagen apresenta esboços do ID.Every1, conceito de carro elétrico acessível.
  • Modelo de produção será lançado na Europa em 2027.
  • Preço estimado de 20.000 euros, semelhante ao Volkswagen Polo.
  • Construído sobre a plataforma MEB Small, projetada para elétricos compactos.

A revelação do conceito trouxe detalhes sobre o design e algumas especificações preliminares. A Volkswagen divulgou esboços que mostram a dianteira, a lateral e a traseira do modelo. A identidade visual tem elementos que remetem ao antigo Up!, com algumas características que seguem a linha dos elétricos da marca. A parte técnica ainda não foi completamente detalhada, mas a expectativa é que tenha autonomia semelhante a outros modelos da categoria.

O nome oficial ainda gera dúvidas. Embora a Volkswagen tenha usado o nome ID.One, a hashtag #IDEVERY1 em publicações sugere uma alternativa. A marca registrou o nome ID.EVERY1 no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, o que pode indicar a nomenclatura definitiva do modelo. A definição exata ainda não foi confirmada pela fabricante.

Design e características visuais

Os esboços divulgados mostram um compacto com dimensões reduzidas e uma dianteira com faróis arredondados conectados por uma faixa escurecida, onde está inserido o logotipo da Volkswagen. A iluminação inclui leds verticais nas extremidades do para-choque, e o conjunto frontal mantém traços similares a outros modelos elétricos da marca.

Na lateral, as portas traseiras terminam próximas ao vidro, sem janelas espia. A carroceria compacta segue um formato convencional, embora os sketches tragam rodas grandes, um detalhe comum em conceitos visuais. O desenho sugere um veículo de pequeno porte, reforçando a proposta de ser um modelo urbano e acessível.

A traseira tem algumas semelhanças com o Up!, como a tampa de vidro e a disposição centralizada do logotipo. As lanternas retangulares posicionadas horizontalmente seguem o mesmo estilo dos faróis dianteiros. Outro detalhe é a iluminação do logotipo em vermelho, algo que tem se tornado uma tendência nos novos modelos elétricos da Volkswagen.

Plataforma e motorização

O ID.One será construído sobre a plataforma MEB Small, uma versão menor da MEB utilizada em modelos como ID.3 e ID.4. Essa base foi projetada para veículos elétricos de tração dianteira, otimizando espaço interno e eficiência energética.

Ainda não foram reveladas informações detalhadas sobre a motorização e as especificações da bateria. Como referência, o conceito ID.2all, que utiliza uma base similar, promete autonomia de até 450 km no ciclo WLTP e capacidade de recarga de 10% a 80% em cerca de 20 minutos. É possível que o ID.One tenha desempenho semelhante, dependendo das configurações de bateria escolhidas para a versão de produção.

A expectativa é que a Volkswagen ajuste a mecânica para alcançar um custo reduzido sem comprometer a eficiência do modelo. A utilização da plataforma MEB Small pode contribuir para isso, já que foi projetada para otimizar a produção de veículos elétricos acessíveis.

Preço e posicionamento no mercado

O ID.One chegará ao mercado europeu com um preço estimado de 20.000 euros, valor próximo ao do Volkswagen Polo na região. Esse posicionamento faz com que o modelo seja uma alternativa para quem busca um carro elétrico de entrada sem gastar valores elevados.

A Volkswagen tem como objetivo tornar o ID.One um dos elétricos mais acessíveis do mercado. A proposta é oferecer um modelo urbano eficiente, com custo competitivo e design compacto. Para isso, a marca aposta em um projeto que equilibre tecnologia e simplicidade, garantindo que o modelo seja viável para produção em larga escala.

Com a chegada prevista para 2027, o modelo competirá com outros compactos elétricos de entrada, incluindo o novo Renault Twingo, que será lançado um ano antes, em 2026. Ambos os modelos deverão ter preços semelhantes, disputando espaço no segmento de elétricos mais acessíveis na Europa.

Desafios e expectativas

A Volkswagen inicialmente considerou desenvolver o ID.One em parceria com a Renault, mas a colaboração foi encerrada em 2024. A Renault seguiu com o projeto do novo Twingo, enquanto a Volkswagen optou por continuar o desenvolvimento de seu modelo de forma independente.

O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, destacou que a criação de um elétrico acessível e viável na Europa representa um grande desafio de engenharia. A marca busca alcançar um equilíbrio entre custo de produção e qualidade, garantindo que o modelo seja uma alternativa viável para o público.

O lançamento do ID.One faz parte da estratégia da Volkswagen de expandir sua linha de elétricos para diferentes faixas de preço. Com a chegada desse modelo, a marca reforça sua aposta na eletrificação do mercado automotivo europeu, ampliando as opções disponíveis para os consumidores.

Possíveis nomes e identidade do modelo

A Volkswagen ainda não confirmou oficialmente o nome final do modelo. Embora o nome ID.One tenha sido exibido em algumas imagens, a marca também sugeriu a possibilidade de utilizar o nome ID.EVERY1, registrado recentemente no órgão de propriedade intelectual da União Europeia.

A escolha do nome pode estar relacionada à estratégia de marketing da marca para destacar a acessibilidade do modelo. O termo EVERY1 faz referência à ideia de um carro elétrico acessível para todos, assim como o conceito ID.2all utiliza a expressão to all para reforçar sua proposta.

A definição do nome pode ocorrer nos próximos meses, com a apresentação oficial do conceito programada para março. A Volkswagen pode adotar uma estratégia semelhante à de outros lançamentos, onde o nome do conceito é diferente do nome da versão de produção.

Fonte: Terra, QuatroRodas e Insideevs.