O Novo Hyundai Creta está previsto para chegar no Brasil em setembro de 2021. Além de passar por uma transformação completa, o SUV contará com 7 lugares. Mas o que realmente chamou a atenção foi o seu novo design, pelo menos polêmico.
Prestes a ser lançado na Índia sob o nome de Alcazar, o novo Creta foi flagrado sem disfarces, e agora podemos ver quão diferente está sua nova “cara”. Do antigo modelo, pouco sobrou para fazer lembrança.
Dizer que um carro é feio é muito difícil, pois cada pessoa tem um gosto diferente. A prova disso é que todos os modelos lançados têm pelo menos um número mínimo de vendas. Isso é um fato.
Contudo, podemos dizer que existe um certo consenso sobre alguns atributos que podem ser considerados de forma objetiva sobre as qualidades de um modelo. Mesmo no design isso é possível, graças ao senso de proporção que praticamente todo mundo tem.
Além disso, certos padrões que surgem com os modelos que já estamos acostumados a ver pelas ruas, acabam criando um certo critério que levamos em nosso subconsciente. Quando surge um desenho diferente disso, algo em nós fica “arrepiado”.
Nesse sentido, podemos dizer que o novo Creta é polêmico, e provoca o nosso “critério” de design. Isso não significa que ele seja feio, nem bonito, apenas bastante diferente. Mas isso só até nos acostumarmos.
Além do design, que já comentamos, o novo Creta recebeu um entre-eixos maior e um aperfeiçoamento no balanço traseiro, para poder receber os assentos da terceira fileira de bancos.
Como acontece em todo veículo com três fileiras de bancos, o novo Creta conta com regulagem de inclinação e distância para a segunda fileira. Até aqui tudo normal, certo? O grande diferencial está na versão de 6 lugares, que conta com 4 assentos traseiros individuais, divididos em duas filas.
Essa proposta mais luxuosa provavelmente vai conquistar um certo público mais exigente de conforto do que de lugares dentro do veículo, e com certeza será um grande requinte para os ocupantes dos bancos traseiros.
Outra novidade é que o novo Creta oferecerá duas opções de motorização, sendo uma delas ainda “ultrapassada” do ponto de vista da tecnologia, contando com um motor aspirado, e outro completamente atualizado, com turbina.
As opções são: o motor 2.0 a gasolina capaz de gerar até 159 cv de potência e um torque máximo de 19,4 kgfm; e um incrível motor 1.5 turbodiesel de 155 cv e 25,4 kgfm. A transmissão poderá ser, em ambos casos, automática ou manual de 6 velocidades. A tração será sempre dianteira.
Ainda não temos informação exata de quando o novo Hyundai Creta começará a ser vendido no Brasil. Mas o que podemos dizer com certeza é que a competição para o novo Jeep Compass e o Caoa Chery Tiggo 8 será dura, bem dura.