Novo Land Rover Defender volta às raízes

Entre todos os modelos que a Land Rover lançou, nenhum consegue representar mais o verdadeiro estilo da marca do que o Defender, jipe este que foi produzido desde 1983 até 2016 e que agora pretende regressar completamente renovado no mercado mundial a partir deste ano.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 13/05/2019

Robustez, força, estilo rústico e uma incrível capacidade de poder oferecer uma grande durabilidade nos lugares mais remotos do planeta terra são marcas da fabricante inglesa Land Rover. Não é atoa que, mesmo com o primeiro modelo da marca sendo lançado em 1948, estima-se que mais de dois terços de todos os veículos lançados ainda estejam circulando.

Entre todos os modelos que a Land Rover lançou, nenhum consegue representar mais o verdadeiro estilo da marca do que o Defender, jipe este que foi produzido desde 1983 até 2016 e que agora pretende regressar completamente renovado no mercado mundial a partir deste ano.

História do Defender

O Defender que todos conhecemos possui um design completamente rústico, digno de jipe dos anos 80. Mas a grande pergunta é se este design sempre foi baseado no mesmo estilo de quando foi lançado, e a resposta é que sim!

No início da produção, o Defender não possuía esse nome, e sim os nomes de One Ten (110) e Ninety (90) lançado um ano depois do primeiro e o 127 que foi lançado em 1985, cada uma representando cada modelo da marca. O nome era completamente sugestivo, já que cada numeração indicava o tamanho do entre-eixos na medida de polegadas.

Land Rover 90
Land Rover 90

Porém foi em 1990 que a Land Rover decidiu adotar o nome Defender para os modelos, visto que os mesmos lançaram um novo veículo, o Discovery, e não queriam confundir o público, adotando assim os nomes de Defender 90, Defender 110 e Defender 130 (embora o entre-eixos fosse de 127 polegadas).

Não foi apenas com a conhecida e clássica carroceria de jipe que o Defender durou mais de três décadas, também fizeram versões derivadas de pick-up com cabine simples ou dupla, com todas as dimensões disponíveis. Seus motores sempre foram a gasolina ou a diesel, com o primeiro deles sendo um 2.8 a gasolina produzido pela BMW, depois outros motores a gasolina feitos pela própria Land Rover e Jaguar e, posteriormente com a aquisição da marca pela Ford, a marca americana passou a fabricar os motores turbodiesel e mais em seu final, os motores voltaram a ser fabricados pela Land Rover, mas desta vez utilizando o turbodiesel.

Desde seu lançamento, o Defender possuía a mesma plataforma, apenas com alguns levíssimos retoques com o decorrer dos anos até 2016, ano em que parou de ser fabricado devido a defasagem do modelo que, mesmo com um projeto antigo, ainda contava com muitos fãs e compradores ao redor do mundo.

Nova Defender

O modelo que durante tantos anos representou o que é ser um Land Rover original não poderia simplesmente sair da linha de produção e deixar tantos fãs órfãos e, pensando nisso, a marca decidiu renovar o veículo e trazer tudo de melhor que o Defender pode oferecer aos entusiastas do modelo em uma versão renovada no design e tecnologias empregadas, porém completamente antiga no quesito de sensação ao volante.

Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender

Para conseguir oferecer a melhor experiência possível para seus clientes, a Land Rover testou o novo Defender em 11 países diferentes, rodando cerca de 1.2 milhões de km em busca da perfeição. Para se ter uma idéia da quantidade de testes, a dinâmica do carro foi testada na Espanha, a estabilidade na Itália, resistência ao calor nos Emirados Árabes Unidos, durabilidade na Bélgica, aderência a solos com neve na Suécia, os testes em estradas off road foram feitos nos locais mais remotos dos EUA e nas estradas de cidade em Nova York e em Londres.

Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender

Embora suas primeiras aparições tenham sido camufladas, já é notório que mudanças drásticas foram feitas em seu exterior, embora o clássico estepe exposto continuará sendo propriedade do Defender nesta nova geração. Uma foto do interior demonstra que o estilo rústico que havia no cockpit do carro foi deixado para trás, adquirindo formas mais parecidas com os interiores de modelos atuais da Land Rover.

Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender

Nenhum detalhe sobre a motorização do novo modelo foi divulgada ainda, a Land Rover afirma que o foco do Defender será nos motores a gasolina e a diesel, indo completamente na contramão do que o mercado automobilístico procura nos dias atuais, mas indo de acordo com seus princípios. Há também a possibilidade que uma versão híbrida apareça em 2020, visto que a Jaguar Land Rover já anunciou que a partir de tal ano todos os lançamentos serão eletrificados.

Novo Land Rover Defender
Novo Land Rover Defender

Portanto, para todos os fãs da Defender é uma notícia um tanto quanto animadora a volta do veículo. Mesmo que seu design já não tenha mais os mesmos traços rústicos da geração anterior, o Defender carregará muito mais do que apenas o nome, mas também o legado sobre o que é ser um verdadeiro Land Rover.