Novo McLaren GT é um carro fantástico

Carros superesportivos sempre tem um apreço especial no mundo dos automóveis. Eles não vendem muito, são extremamente caros, tem um custo de manutenção muito elevado, porém são os que mais chamam atenção nas ruas e são o desejo de todos, até mesmo pelos que não acompanham o mundo das quatro rodas com frequência.
Publicado em Carros dia 20/08/2019 por Alan Corrêa

Carros superesportivos sempre tem um apreço especial no mundo dos automóveis. Eles não vendem muito, são extremamente caros, tem um custo de manutenção muito elevado, porém são os que mais chamam atenção nas ruas e são o desejo de todos, até mesmo pelos que não acompanham o mundo das quatro rodas com frequência.

No quesito de chamar atenção, os carros da inglesa McLaren dão um espetáculo! Recentemente, foi lançado o McLaren GT, um novo veículo da nova gama dos veículos dessa marca tão renomada e desejada por todos no mundo.

Nova fase na McLaren

Pode parecer que não, mas a McLaren do jeito que conhecemos ainda é muito recente no mundo automotivo. A tradicionalíssima equipe de F1 da McLaren foi criada em 1963 pelo piloto Bruce McLaren, mas a marca de carros de rua mesmo só foi criada em 1989.

O primeiro carro da marca foi o icônico em1993 F1, que carrega um incrível legado por seu design inovador e velocidades até então nunca alcançadas por um veículo de rua. O F1 parou de ser fabricado em 1998 e, durante 13 anos, a marca não desenvolveu mais nenhum carro por conta própria. Vale ressaltar que foi nesse meio tempo em que a parceria entre Mercedes e McLaren resultou no esportivo SLR McLaren, um dos carros mais amados de todos os tempos.

Mas foi então em 2011que a McLaren voltou com tudo com o MP4-12C, que foi tratado por muitos como o sucessor do F1. Mas o maior impacto veio dois anos depois com o lançamento do P1, sendo esse o verdadeiro sucessor do F1 de acordo com a marca, embora muitos ainda achem o F1 insubstituível.

Desde então, a McLaren vem investindo em seu portfólio de veículos para poder aumentar suas vendas e ganhar mais clientes, tomando espaço de mercas como Porsche, Ferrari e Lamborghini. Atualmente, sua gama de modelos conta com o 570, o 570GT e o 720S, além é claro do novo queridinho do mundo das quatro rodas: O McLaren Senna.

McLaren GT

Para diversificar ainda mais seus modelos, os ingleses lançaram o McLaren GT, um modelo que ficará entre o 570GT e o 720S. O veículo ainda não está disponível para entrega imediata, porém estará disponível no final de 2019 com a entrega das primeiras encomendas ao custo de 163 mil libras (algo em torno de 800 mil reais).

Assim como todos os carros da McLaren, o GT possuí um design único e inconfundível. Seus traços na parte da frente remetem bastante ao 720S, porém com um tom um pouco mais conservador. A traseira do veículo adota o estilo dos outros modelos da marca com mudanças sutis nos faróis, mudanças essas que fizeram dos faróis do GT muito similares ao do Aston Martin DBS.

Um ponto muito interessante do veículo além de suas belíssimas rodas de aro 20 na frente e 21 atrás é a capacidade do porta malas um tanto quanto incomum para essa categoria. Graças a um sistema em que o motor traseiro fica coberto, é possível se ter um espaço de cerca de 420 litros de bagagem, isso sem contar nos 150 litros da frente, totalizando assim 570 litros de espaço.

Seu interior apresenta um grande refino, digno de um veículo da McLaren e do preço cobrado pelo mesmo. Com teto panorâmico, interior revestido com materiais de extrema qualidade como alcântara e bancos em couro claros, modos esportivos de direção, um multimídia extremamente completo e um painel digital de 12,5 polegadas com instrumentos como navegação e câmera de ré fazem do GT a McLaren com maiores requintes de sofisticação e mais apropriada para longas viagens.

Motorização

Mas por trás de todo esse refino que o veículo entrega, não podemos esquecer que estamos falando de um McLaren, certo? Logo, sua motorização se torna algo extremamente importante quando falamos de um veículo da marca com 12 campeonatos de F1 no currículo.

Estamos falando de um motor de 4 litros biturbo V8 capaz de produzir cerca de 620 cv de potência e 63 kgfm de torque a 5.500 rpm. Toda essa potência atrelada ao câmbio automático de 7 velocidades resulta em números incríveis de velocidade, como o 0-100 em 3,2 segundos, 0-200 em 9 segundos e uma velocidade máxima de 326 km/h.

Sim, o McLaren GT embora todos os requintes continua sendo um legítimo McLaren que cumpre com todas as promessas da marca ao cliente: Ser um ponto fora da curva no meio das ruas.