Novo Porsche 911 GT3 R rennsport tem design exclusivo

A Porsche escolheu a sétima edição do Rennsport Reunion, um encontro internacional de fãs da marca que acontece no famoso WeatherTech Raceway Laguna Seca, na Califórnia, para apresentar ao mundo o Porsche 911 GT3 R rennsport. Este carro de corrida é uma verdadeira obra-prima de design e engenharia, que combina uma potência avassaladora com um design radicalmente distinto.
Publicado por Alan Corrêa em Porsche dia 29/09/2023

A lendária marca de carros esportivos Porsche está pronta para deixar sua marca no mundo automobilístico mais uma vez, com o lançamento de um carro de corrida espetacular destinado a entusiastas de carros esportivos e colecionadores.

A Porsche escolheu a sétima edição do Rennsport Reunion, um encontro internacional de fãs da marca que acontece no famoso WeatherTech Raceway Laguna Seca, na Califórnia, para apresentar ao mundo o Porsche 911 GT3 R rennsport. Este carro de corrida é uma verdadeira obra-prima de design e engenharia, que combina uma potência avassaladora com um design radicalmente distinto.

Design Distinto e História Honrada

O Porsche 911 GT3 R rennsport é um tributo ao passado glorioso da Porsche no automobilismo, enquanto olha firmemente para o futuro.
O Porsche 911 GT3 R rennsport é um tributo ao passado glorioso da Porsche no automobilismo, enquanto olha firmemente para o futuro.

Uma das características mais marcantes deste veículo é o seu design distintamente concebido. O Porsche 911 GT3 R rennsport mistura a aparência poderosa de um carro de competição de alto desempenho com elementos de design modernos, sem cair no clichê retrô. O resultado é um carro que presta homenagem à rica história da Porsche no esporte a motor, mantendo uma identidade própria e contemporânea.

Os engenheiros e designers da Porsche mantiveram os princípios fundamentais de desempenho do icônico modelo GT3, incluindo a aerodinâmica, que permanece praticamente intocada. No entanto, eles foram além dos regulamentos de competição automobilística para criar algo verdadeiramente especial. O 911 GT3 R rennsport é um carro de corrida puro-sangue que segue a função, mas o faz de maneira extremamente emocional e atraente.

Thomas Laudenbach, Vice-Presidente de Motorsport da Porsche, destaca: “O novo Porsche 911 GT3 R rennsport oferece a experiência de dirigir um carro de corrida baseado no 911 naquilo que provavelmente é a forma mais primordial.”

Um Projeto Notável

Com seu design arrojado, motor poderoso e desempenho de pista excepcional, este carro de edição limitada promete oferecer uma experiência de condução única e emocionante para os sortudos entusiastas e colecionadores que o adquirirem.
Com seu design arrojado, motor poderoso e desempenho de pista excepcional, este carro de edição limitada promete oferecer uma experiência de condução única e emocionante para os sortudos entusiastas e colecionadores que o adquirirem.

O projeto deste carro esportivo extraordinário foi liderado por Grant Larson e Thorsten Klein da equipe Style Porsche. Eles explicam que o 911 GT3 R rennsport é o sucessor lógico do moderno Porsche 935, mas com uma abordagem diferente. Enquanto o 935 foi baseado tecnicamente no 911 GT2 RS Clubsport, o 911 GT3 R rennsport utiliza o atual 911 GT3 R da geração 992 como sua base. Sob a carroceria de fibra de carbono extensivamente redesenhada está um carro de corrida puro-sangue.

Larson enfatiza: “Demos ao modelo de edição limitada um pouco mais de largura e visualmente alongamos o comprimento, ao mesmo tempo em que fica muito baixo sobre rodas lindamente desenhadas. Isso lhe confere proporções perfeitas e o torna ainda mais espetacular.”

Design Exterior Radical

É a personificação da paixão da Porsche pelo automobilismo e pela busca constante da excelência em engenharia automotiva.
É a personificação da paixão da Porsche pelo automobilismo e pela busca constante da excelência em engenharia automotiva.

Em termos gerais, apenas o capô e o teto foram mantidos do GT3 R padrão. Todos os outros elementos da carroceria foram alterados para criar um design exterior verdadeiramente radical. Os designers mantiveram a geometria aerodinamicamente otimizada da frente do veículo, incluindo suas entradas de ar de resfriamento e dutos. Eles também adicionaram detalhes visuais na área em torno das barbatanas laterais, que agora são enquadradas por uma cobertura lateral para proteção contra impactos externos.

Uma das mudanças mais marcantes na parte traseira do carro é o enorme aerofólio traseiro, que lembra o lendário Brumos Porsche 935/77. Essa asa enfrenta o fluxo de ar de maneira imponente e, além disso, gera um downforce notável. Uma barra de luz composta por finas tiras de LED caracteriza a seção traseira mais larga em geral. É uma homenagem à história da marca Porsche e adiciona um toque de modernidade à estética do carro.

Um Interior Personalizado

A reivindicação de design específica do 911 GT3 R rennsport também se reflete no interior ligeiramente modificado. Os monitores das duas câmeras exteriores montadas nos para-lamas se integram harmoniosamente ao interior em cada lado. Gráficos especiais para a tela inicial do display central e o número da edição limitada no painel de instrumentos foram moldados de acordo com o formato do carro de corrida, enquanto a iluminação ambiente adota o tema dos faróis principais, com cores ajustáveis para o interior. Todos os recursos de segurança estão em conformidade com os padrões aplicáveis da FIA.

Motor de Corrida Potente

Este carro não é apenas um veículo; é uma obra-prima sobre rodas, destinada a emocionar todos aqueles que têm a sorte de vivenciar sua magia nas pistas de corrida.
Este carro não é apenas um veículo; é uma obra-prima sobre rodas, destinada a emocionar todos aqueles que têm a sorte de vivenciar sua magia nas pistas de corrida.

O coração do 911 GT3 R rennsport é o motor boxer de seis cilindros e 4.2 litros, que atinge uma impressionante rotação de até 9.400 rpm. Isso resulta em uma potência máxima de até 620 cavalos de potência, um recorde para um motor naturalmente aspirado de um carro de corrida GT. O motor foi projetado para funcionar com uma variedade de combustíveis, incluindo biocombustíveis de etanol e reFuel, bem como e-combustíveis produzidos de forma regenerativa.

A transmissão de potência para as rodas traseiras, incluindo a caixa de câmbio sequencial de seis velocidades, é derivada do 911 GT3 R, com pequenas modificações para otimizar o desempenho. As trocas de marcha são feitas por borboletas no volante, controlando um atuador eletrônico de troca de marcha.

Chassi e Pneus de Alto Desempenho

O chassi do 911 GT3 R rennsport é basicamente idêntico ao do carro de corrida GT3, mas com um setup específico da Porsche Motorsport. A suspensão é ajustável para permitir refinamentos finos no manuseio sem a necessidade de medições demoradas.

Os pneus de corrida oferecidos pela Michelin exclusivamente para os clientes do GT3 R rennsport foram desenvolvidos com uma nova construção e banda de rodagem para melhor aquecimento e dirigibilidade em comparação com os pneus convencionais.

Preço e Disponibilidade

A Porsche Motorsport oferecerá o 911 GT3 R rennsport diretamente da fábrica por um preço de 951.000 euros (1.046.000 USD), mais impostos específicos do país e itens opcionais.