A Porsche está celebrando o 50º aniversário do 911 Turbo com o lançamento de uma edição limitada, o Porsche 911 Turbo 50 Years. O modelo será restrito a 1.974 unidades, em referência ao ano de estreia do primeiro 911 Turbo, em 1974. A edição especial é baseada na geração mais recente do 911 Turbo S e traz uma série de elementos que homenageiam o passado do veículo, além de melhorias técnicas e de design.
A estética do 911 Turbo 50 Years incorpora referências visuais dos primeiros modelos, com ênfase no Porsche 911 RSR Turbo, de 1973. A cor Turbonite, utilizada pela primeira vez, marca uma das principais diferenças visuais em relação ao 911 Turbo S regular. Além disso, o modelo traz gráficos laterais em vinil, evocando o design clássico do 911 Turbo, com detalhes adicionais em Anthracite Grey e um emblema de turbocompressor.
O 911 Turbo 50 Years é equipado com uma série de detalhes que remetem à história do modelo. Um dos principais destaques é o uso de elementos visuais inspirados nos primeiros 911 Turbo, como o tartan McKenzie nos painéis centrais dos assentos e nas portas. Outros detalhes incluem os cintos de segurança, controles e costuras decorativas em Turbonite, além de um logotipo exclusivo Turbo 50 iluminado nas soleiras das portas.
Os toques históricos estão presentes também no exterior do veículo, onde elementos como a lâmina da asa traseira e as molduras das entradas de ar utilizam a cor Anthracite Grey. O emblema Turbo 50 anos é exibido na grade da tampa do motor traseiro, e um projetor de LED ilumina a imagem de um turbocompressor no chão ao abrir as portas.
A Porsche oferece o pacote opcional Heritage Design para os proprietários que desejam um visual ainda mais personalizado. Esse pacote é inspirado nos modelos 911 Turbo da década de 1970, com cores exclusivas e gráficos que remetem à época. O principal destaque é a cor Aventurine Green Metallic, que pode ser substituída por outras opções do programa Paint to Sample.
O pacote inclui um gráfico decorativo de alta qualidade, composto por elementos que podem ser personalizados, como números entre 0 e 99 no estilo de corrida. Para quem prefere um visual mais discreto, alguns ou todos esses gráficos podem ser omitidos. No interior, o pacote traz detalhes adicionais em couro e elementos de design tartan, além do brasão histórico da Porsche em várias partes do carro.
O Porsche 911 Turbo 50 Years é baseado tecnicamente no 911 Turbo S, com o mesmo motor boxer biturbo de 3,7 litros e turbinas de geometria variável (VTG). O motor gera 650 cv e 800 Nm de torque, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos. O modelo também atinge 200 km/h em apenas 8,9 segundos, sendo equipado com transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades (PDK) e tração integral ativa Porsche Traction Management (PTM).
Outras características incluem o sistema de freios Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), suspensão rebaixada em 10 mm com Porsche Active Suspension Management (PASM) e sistema de escape esportivo com ponteiras pretas. Os faróis de matriz de LED e o Porsche Dynamic Light System Plus também estão incluídos como padrão.
Para acompanhar o lançamento do 911 Turbo 50 Years, a Porsche Design Timepieces criou um cronógrafo exclusivo para os proprietários do modelo de aniversário. O relógio é limitado às mesmas 1.974 unidades e combina tecnologia moderna com design inspirado no veículo. O cronógrafo é equipado com o movimento Porsche Design WERK 01.200, certificado pelo COSC, e tem função flyback.
O mostrador do relógio imita o painel do carro, com elementos em Turbonite, e a pulseira é feita de couro preto com costuras decorativas também em Turbonite. A caixa transparente do relógio revela o rotor de enrolamento no estilo das rodas do 911 Turbo 50, e o número de edição limitada é gravado na caixa de titânio, correspondendo ao número do carro.
Fonte: Porsche.