Novo Renault 4 retorna ao mercado como SUV elétrico com design clássico e motorização moderna

A Renault relança o icônico Renault 4, agora em versão elétrica, com lançamento previsto para 2025. O modelo apresenta design inspirado no R4 original e estará disponível com duas opções de motorização e baterias, visando uma autonomia de até 400 km.
Publicado em Renault dia 15/10/2024 por Alan Corrêa

O Renault 4 está de volta ao mercado automotivo, agora como um SUV elétrico, chamado Renault 4 E-Tech. A Renault anunciou oficialmente a nova geração no Salão do Automóvel de Paris em 2024, marcando o retorno de um de seus modelos mais icônicos, que foi produzido entre 1961 e 1994. O novo Renault 4 E-Tech tem lançamento previsto para o mercado europeu em 2025, sem previsão de chegada ao Brasil até o momento.

Pontos Principais:

  • Renault 4 retorna ao mercado como um SUV elétrico.
  • Modelo é construído sobre a plataforma modular AmpR Small.
  • Design retrô-futurista inspirado no R4 original de 1961.
  • Motorização elétrica com opções de 122 cv e 150 cv.
  • Autonomia de até 400 km com bateria de 52 kWh.

O Renault 4 E-Tech segue a tendência de outros modelos icônicos da montadora que receberam versões elétricas, como o Renault 5 e o Twingo. Essa nova versão do Renault 4 combina características visuais clássicas do R4 com a modernidade dos SUVs elétricos, em linha com o compromisso da Renault com a transição energética e a eletrificação de sua frota.

O design do novo Renault 4 E-Tech é um dos principais destaques, trazendo um estilo retrô-futurista. Construído sobre a plataforma modular AmpR Small, o SUV adota linhas retas e uma carroceria inspirada no R4 original. Os faróis redondos de LED remetem ao modelo clássico, assim como a grade frontal fechada, que mantém a aparência tradicional, mas com a modernidade exigida pelos veículos elétricos.

Outro detalhe que reforça o vínculo com o passado é a semelhança nas linhas laterais, incluindo o recorte da porta traseira e o formato da terceira janela. A parte inferior das portas exibe três vincos bem definidos, uma característica do modelo clássico. Na traseira, as lanternas de LED verticais e a disposição da placa também lembram o antigo Renault 4, reforçando o apelo nostálgico do novo modelo.

O novo Renault 4 E-Tech será oferecido em duas opções de motorização elétrica. A versão básica conta com um motor de 122 cv (90 kW) e 224 Nm de torque, enquanto a versão topo de linha entrega 150 cv (110 kW) e 245 Nm. Com esse desempenho, o modelo mais potente consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, posicionando-se como uma opção competitiva dentro do segmento de SUVs elétricos.

A autonomia do Renault 4 E-Tech também é um ponto importante. O modelo contará com duas opções de bateria: uma de 40 kWh e outra de 52 kWh. A versão com a maior capacidade de bateria deverá oferecer uma autonomia de até 400 km, de acordo com os testes no ciclo europeu WLTP, atendendo às expectativas de consumidores que buscam eficiência energética e maior alcance em veículos elétricos.

O interior do Renault 4 E-Tech traz a modernidade exigida pelo mercado atual. O painel digital de 10,1 polegadas oferece uma interface intuitiva para o condutor, enquanto a central multimídia de tamanho semelhante reforça o foco na conectividade e no entretenimento. O teto em tecido retrátil, inspirado no design clássico, é mais um detalhe que busca equilibrar tradição e inovação no novo SUV.

Em termos de dimensões, o Renault 4 E-Tech mede 4,14 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e 1,57 metro de altura, com um entre-eixos de 2,62 metros. Essas proporções garantem um bom espaço interno, combinando conforto e praticidade para os ocupantes, características valorizadas em um SUV voltado para o uso urbano e rodoviário.

Até o momento, os preços do novo Renault 4 E-Tech não foram divulgados oficialmente. No entanto, estima-se que o modelo será posicionado abaixo do Megane E-Tech, cujo preço inicial na Europa é de 30.000 euros, o que equivale a cerca de R$ 182 mil. Mais detalhes sobre preços e configurações devem ser revelados pela Renault nos próximos meses, conforme a data de lançamento se aproxima.

Fonte: Renault.