O novo Mustang Shelby GT500 2020 de terceira geração acaba de ser lançado pela Ford no Salão de Dretoit. Esse era um dos lançamentos mais aguardados pelos fãs de supercarros. Rezlmente ele é o veículo mais rápido já produzido pela montadora.
O Shelby GT500 tem mais de 700 cavalos de potência gerado pelo seu motor 5.2 supercharged fabricado em liga de alumínio. Sua construção conta com camisas de cilindro de peso reduzido e cabeçote de alumínio de alto fluxo. O seu sistema de lubrificação e dutos de resfriamento foram aprimorados em relação ao GT350. Ele ainda traz o exclusivo eixo de transmissão de fibra de carbono.
Mas para que ele seja o mais rápido de todos os carros da Ford não bastava uma evolução em sua motorização, todo conjunto precisava estar alinhavado para responder de forma coerente. Nesse sentido, foi desenvolvida exclusivamente para o modelo a transmissão de dupla embreagem TREMEC de 7 velocidades, capaz de fazer mudanças em menos de 100 milissegundos, muito mais rápido do que qualquer câmbio manual.
O GT500 abriga 5 modos de direção: normal, chuva, esporte, arrancada e pista.
Também o chassi do novo GT500 foi completamente pensado e projetado para competição. Ele também conta com bloqueio das rodas dianteiras para aquecimento dos pneus traseiros (line-lock) e controle de arrancada por meio do sistema Track Apps.
Sua suspensão foi completamente revisada para se adequar ao novo conjunto, a nova direção é assistida eletronicamente e as molas helicoidais dianteiras e traseiras são de baixo peso, o que proporciona a maior aceleração lateral já atingida por um Mustang homologado para as ruas.
Os freios e pneus do modelo também são diferenciados. No caso dos pneus o GT500 pode ser equipado com dois tipos diferentes de acordo com o gosto do freguês, ambos Michelin compostos por bandas de rodagem especial: Pilot Sport 4S e Pilot Sport Cup2.
Além disso, o modelo está equipado com um poderoso sistema de freios Brembo de seis pistões, com discos duplos de 420 mm. Nessa atualização do sistema a área de contato é 20% maior que a do GT350, e garantem 30% a mais de massa térmica adicional nas rodas dianteiras.
As rodas também são excepcionais, feitas de fibra de carbono aparente e com 20 polegadas. As rodas traseiras são meia polegada mais largas que as dianteiras, ficando o conjunto com a configuração: 20×11 e 20×11,5 polegadas.
Quanto ao design é até difícil dize alguma coisa. Com certeza o visual mais agrassivo, empolgante e esportivo que um Mustang já teve em sua história. A dupla grade dianteira não é apenas estética, mas proporciona um fluxo de ar com 50% mais capacidade de resfriamento que a do Shelby GT350.
O capô musculoso proporciona um visual vibrante mas também tem uma função aerodinâmica que reduz o atrito do ar e gera mais estabilidade ao veículo. Em síntese, “cada milímetro do Mustang GT500 tem como objetivo melhorar o desempenho”, afirmou o gerente de design da Ford, Melvin Betancourt.
Por dentro o modelo não é menos empolgante. Interior sofisticadíssimo e cheio de tecnologia. Material da melhor qualidade está empregado em sua construção. O painel de instrumentos é digital e está apresentado numa tela colorida de 12 polegadas. O sistema de áudio premium de alto desempenho da B&O Play, conta com 12 alto-falantes (mas é opcional), e ainda uma tela touchscreen de 8 polegadas que controla a central multimídia SYNC 3 e os demais sistemas do veículo.
A Ford até hoje nunca fez um carro como esse, ele realmente é exclusivo!