O Estado de São Paulo, por meio da Agência de Transporte do Estado (Artesp), implementou um novo sistema de pesagem de caminhões e carretas em movimento nas rodovias, conhecido como High Speed Weigh in Motion (HS-WIM). Esse sistema, que está previsto nos contratos de concessão, permite que veículos sejam pesados diretamente nas faixas de rolamento sem a necessidade de paradas nos Postos Gerais de Fiscalização (PGF). Atualmente, seis pórticos equipados com essa tecnologia estão em operação nas rodovias sob concessão.
O HS-WIM funciona de forma autônoma e ininterrupta, com sensores instalados no pavimento das rodovias que detectam o peso bruto total, o peso por eixo e o conjunto de eixos dos veículos. Além disso, câmeras e scanners identificam a placa e as dimensões dos caminhões, como altura, largura e comprimento. Essa triagem em movimento otimiza o tempo dos motoristas e garante que apenas os veículos com sobrepeso ou outras irregularidades precisem parar nos PGFs para uma nova verificação.
Caso o sistema detecte alguma irregularidade, como excesso de peso ou dimensões inadequadas, o painel de mensagem variável (PMV) nas rodovias exibe a mensagem “Pesagem Obrigatória”. Com essa sinalização, o motorista é direcionado ao PGF, onde o veículo passa por uma pesagem tradicional e o agente de fiscalização pode emitir um auto de infração, que pode variar entre R$ 130,16 e R$ 293,47, dependendo do peso excedente. Além disso, a multa implica na perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
José Tavares, supervisor da Diretoria de Operações da Artesp, destaca que a presença de caminhões sobrecarregados é um problema recorrente nas rodovias. O excesso de peso compromete a segurança viária, aumentando o risco de acidentes e danificando o pavimento. Tavares ressalta que o HS-WIM ajuda a mitigar esses riscos, já que sua operação contínua e sem necessidade de intervenção humana amplia a fiscalização e contribui para a conservação das estradas.
O sistema de pesagem em movimento, além de garantir a segurança viária, também melhora a experiência dos motoristas. Aqueles que seguem as normas de peso e dimensões podem continuar suas viagens sem interrupções. Apenas veículos que excedem o limite ou apresentam alguma anomalia estrutural precisam ser redirecionados para os postos de pesagem.
A operação 24 horas do sistema HS-WIM é mais um passo para a modernização da fiscalização nas rodovias paulistas. O objetivo é melhorar a eficiência das operações de transporte e, ao mesmo tempo, garantir a integridade das vias, evitando o desgaste acelerado causado por veículos com sobrecarga. Isso prolonga a vida útil do pavimento e reduz a necessidade de manutenção frequente.
Esse avanço tecnológico também reflete um compromisso com a segurança viária, já que a triagem eficaz dos veículos de carga reduz o risco de acidentes. O excesso de peso afeta o controle dos caminhões, elevando o centro de gravidade e aumentando a relação peso/potência, o que pode sobrecarregar os sistemas de frenagem. Com o sistema em pleno funcionamento, a fiscalização se torna mais rápida, eficiente e precisa.
Os pórticos instalados nas rodovias contam com uma infraestrutura de última geração, equipada com câmeras panorâmicas, leitoras de tags de radiofrequência e scanners a laser. Essas tecnologias integram as informações coletadas e fornecem uma análise completa sobre as condições de cada veículo que trafega nas rodovias. A integração entre os dados obtidos pelo sistema permite a identificação rápida de possíveis irregularidades, evitando que veículos com sobrepeso causem danos às estradas ou representem um perigo para outros usuários.
Além da redução de acidentes, a implementação do HS-WIM contribui para a economia de recursos públicos. Ao prolongar a vida útil do pavimento, o sistema evita gastos excessivos com reparos e manutenção das vias. Esse benefício se reflete diretamente na melhoria da qualidade das rodovias e na segurança dos motoristas que utilizam essas rotas diariamente.
Estão em fase final de implantação mais dois sistemas na Entrevias, dois na Eixo SP, três na EcoNoroeste, dois no Rodoanel Norte e em outros novos contratos.
Fonte: AgenciaSP e Governo-SP.