Notícias

Novo SUV Volkswagen Tera deverá ser lançado em março de 2025

A Volkswagen prepara a estreia do Tera, SUV compacto que será fabricado em Taubaté (SP) e chegará ao mercado em março de 2025. Com foco no público que busca modelos de entrada no segmento de utilitários esportivos, o Tera reflete uma estratégia voltada para expandir a oferta da marca no Brasil, alinhando-se a tendências globais e às necessidades locais.
Publicado em Notícias dia 23/11/2024 por Alan Corrêa

O VW Tera promete ser o modelo mais acessível da linha SUV da Volkswagen no Brasil, posicionando-se como uma alternativa compacta e urbana para um mercado em crescimento. Desenvolvido na plataforma MQB-A0, amplamente utilizada pela montadora em modelos como Polo e Virtus, o novo utilitário esportivo busca conciliar eficiência de custos com um design adaptado às preferências do público brasileiro.

Pontos Principais:

  • O Volkswagen Tera será lançado em março de 2025, posicionado como SUV compacto de entrada.
  • Desenvolvido na plataforma MQB-A0, o modelo será fabricado em Taubaté (SP).
  • Equipado com motor 1.0 TSI de 116 cv, terá opções de câmbio manual e automático.
  • Rivalizará com Fiat Pulse e Renault Kardian em design, motorização e preço.

O visual do novo SUVW traz elementos inéditos para a linha da Volkswagen no Brasil, ainda que alinhados à linguagem global da marca. A dianteira se destaca pelo uso de faróis de LED e luzes diurnas, além de para-choques que combinam elementos escurecidos com a pintura da carroceria. Já na traseira, um acabamento horizontal preto conecta as lanternas, enquanto detalhes prateados no para-choque conferem ao modelo um apelo visual robusto.

As dimensões compactas, com cerca de 4 metros de comprimento, colocam o Tera em uma posição intermediária frente aos seus principais concorrentes. Com um entre-eixos de 2.566 mm, o modelo busca oferecer um equilíbrio entre conforto interno e facilidade de manobra em ambientes urbanos. Esse aspecto é uma resposta direta às demandas de consumidores que valorizam agilidade sem abrir mão de espaço útil.

No que diz respeito à motorização, o Tera será equipado com o motor 1.0 TSI, que entregará até 116 cv. Essa configuração coloca o modelo como uma opção de entrada na linha SUV da Volkswagen, abaixo de veículos como Nivus e T-Cross, que contam com versões mais potentes. As opções de câmbio incluem uma transmissão manual para as versões mais básicas e uma automática de seis marchas nas configurações superiores.

Embora a Volkswagen ainda não tenha anunciado oficialmente os preços, espera-se que o Tera seja competitivo em relação aos rivais Fiat Pulse e Renault Kardian, que atualmente têm valores iniciais em torno de R$ 107.000. Essa estratégia de preço é central para a proposta do modelo, que busca atrair consumidores vindos de segmentos como hatches e sedãs.

A produção local, na fábrica de Taubaté, reforça o compromisso da Volkswagen com o mercado brasileiro e permite maior eficiência na distribuição e nos custos. O uso da plataforma MQB-A0 para a montagem do Tera em Taubaté também possibilita sinergias com outros modelos já fabricados no país, otimizando recursos e reduzindo o tempo de produção.

Ao anunciar o Tera, a Volkswagen aposta na continuidade de seu crescimento no segmento de SUVs, que tem demonstrado resiliência no mercado brasileiro. O modelo é uma peça-chave para ampliar a presença da marca em um dos nichos mais disputados da indústria automotiva, oferecendo uma combinação de acessibilidade, tecnologia e design que dialoga com o perfil do consumidor local.

Fonte: Motor1 e Terra.