O VW Tera promete ser o modelo mais acessível da linha SUV da Volkswagen no Brasil, posicionando-se como uma alternativa compacta e urbana para um mercado em crescimento. Desenvolvido na plataforma MQB-A0, amplamente utilizada pela montadora em modelos como Polo e Virtus, o novo utilitário esportivo busca conciliar eficiência de custos com um design adaptado às preferências do público brasileiro.
Pontos Principais:
O visual do novo SUVW traz elementos inéditos para a linha da Volkswagen no Brasil, ainda que alinhados à linguagem global da marca. A dianteira se destaca pelo uso de faróis de LED e luzes diurnas, além de para-choques que combinam elementos escurecidos com a pintura da carroceria. Já na traseira, um acabamento horizontal preto conecta as lanternas, enquanto detalhes prateados no para-choque conferem ao modelo um apelo visual robusto.
As dimensões compactas, com cerca de 4 metros de comprimento, colocam o Tera em uma posição intermediária frente aos seus principais concorrentes. Com um entre-eixos de 2.566 mm, o modelo busca oferecer um equilíbrio entre conforto interno e facilidade de manobra em ambientes urbanos. Esse aspecto é uma resposta direta às demandas de consumidores que valorizam agilidade sem abrir mão de espaço útil.
No que diz respeito à motorização, o Tera será equipado com o motor 1.0 TSI, que entregará até 116 cv. Essa configuração coloca o modelo como uma opção de entrada na linha SUV da Volkswagen, abaixo de veículos como Nivus e T-Cross, que contam com versões mais potentes. As opções de câmbio incluem uma transmissão manual para as versões mais básicas e uma automática de seis marchas nas configurações superiores.
Embora a Volkswagen ainda não tenha anunciado oficialmente os preços, espera-se que o Tera seja competitivo em relação aos rivais Fiat Pulse e Renault Kardian, que atualmente têm valores iniciais em torno de R$ 107.000. Essa estratégia de preço é central para a proposta do modelo, que busca atrair consumidores vindos de segmentos como hatches e sedãs.
A produção local, na fábrica de Taubaté, reforça o compromisso da Volkswagen com o mercado brasileiro e permite maior eficiência na distribuição e nos custos. O uso da plataforma MQB-A0 para a montagem do Tera em Taubaté também possibilita sinergias com outros modelos já fabricados no país, otimizando recursos e reduzindo o tempo de produção.
Ao anunciar o Tera, a Volkswagen aposta na continuidade de seu crescimento no segmento de SUVs, que tem demonstrado resiliência no mercado brasileiro. O modelo é uma peça-chave para ampliar a presença da marca em um dos nichos mais disputados da indústria automotiva, oferecendo uma combinação de acessibilidade, tecnologia e design que dialoga com o perfil do consumidor local.