Novo Toyota GR 86 tem tração traseira e motor 235 cv para agradar puristas

O motor que equipa o novo GR 86 foi atualizado e passa de 2.0 para 2.4 boxer, passando a oferecer desempenho superior e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3s. Ainda naturalmente aspirado, o motor de quatro cilindros horizontalmente opostos produz 235 cv a 7.000 rpm, e 25,4 kgfm de torque a 3.700 rpm na versão japonesa do carro.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 12/04/2021

O famoso cupê esportivo Toyota GT 86 passa a ser Toyota GR 86, nessa nova geração o nome só mudou para fazer alusão à Gazoo Racing e se unir aos GR Supra e GR Yaris.

O Toyota GR 86 ainda é um pequeno esportivo de duas portas com tração traseira e a mesma motorização do cupê BRZ da Subaru. O que mudou nessa segunda geração foi a redução do peso, usando teto e painéis da carroceria em alumínio e a rigidez torcional que aumentou em 50%.

O lançamento do novo Toyota GR 86 será no final deste ano, primeiro no Japão, e ao longo de 2022 o modelo deve chegar a outros mercados internacionais, sem qualquer possibilidade de ser lançado no Brasil.

Conheça o novo Novo Toyota GR 86

A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) fez a estreia mundial do novo GR 86 em um evento online realizado em conjunto com a Subaru Corporation (Subaru)
A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) fez a estreia mundial do novo GR 86 em um evento online realizado em conjunto com a Subaru Corporation (Subaru)

O novo cupê GR 86 foi desenvolvido em conjunto com a Subaru BRZ, os dois compartilham a mesma plataforma, motores e até mesmo muito do design exterior.

Depois do GR Supra e do GR Yaris, o novo GR 86 é o terceiro modelo global da série GR de carros esportivos da TGR
Depois do GR Supra e do GR Yaris, o novo GR 86 é o terceiro modelo global da série GR de carros esportivos da TGR

Com seus 4,26 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,31 m de altura e entre-eixos de 2,57 m, o GR 86 recebeu nova grade dianteira maior e retangular, enquanto o novo para-choque deixa a frente mais longa e os faróis de LED aumentaram e ganharam luzes diurnas de leds. A traseira ainda ganhou lanternas mais envolventes.

A Toyota desenvolveu o modelo 86 original com o objetivo de trazer de volta aos clientes os sonhos e a alegria de dirigir inerentes aos carros esportivos.
A Toyota desenvolveu o modelo 86 original com o objetivo de trazer de volta aos clientes os sonhos e a alegria de dirigir inerentes aos carros esportivos.
 Concebido como um veículo com motor dianteiro, tração traseira e capacidade de resposta instintiva, o 86 foi lançado em 2012.
Concebido como um veículo com motor dianteiro, tração traseira e capacidade de resposta instintiva, o 86 foi lançado em 2012.
Desde então, ele tem sido utilizado em uma variedade de esportes a motor, incluindo ralis, One-make Racing (muito famosas nos EUA), gymkhanas e dirt races, enquanto outros foram personalizados de forma exclusiva. No total, mais de 200.000 modelos 86 foram vendidos em todo o mundo.
Desde então, ele tem sido utilizado em uma variedade de esportes a motor, incluindo ralis, One-make Racing (muito famosas nos EUA), gymkhanas e dirt races, enquanto outros foram personalizados de forma exclusiva. No total, mais de 200.000 modelos 86 foram vendidos em todo o mundo.

Do lado de dentro não houve muita mudança e acaba sendo idêntico ao seu modelo-irmão BRZ, exceto pelo estofamento ligeiramente diferente e do emblema GR no volante. Ambos possuem o mesmo painel de instrumentos digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 8 polegadas. Até mesmo o pacote de tecnologia EyeSight Driver Assist presente no novo GR 86 é da Subaru. O pacote inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.

O motor que equipa o novo GR 86 foi atualizado e passa de 2.0 para 2.4 boxer, passando a oferecer desempenho superior e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3s. Ainda naturalmente aspirado, o motor de quatro cilindros horizontalmente opostos produz 235 cv a 7.000 rpm, e 25,4 kgfm de torque a 3.700 rpm na versão japonesa do carro.

O novo GR 86 da TGR e o novo BRZ da Subaru foram desenvolvidos em conjunto.
O novo GR 86 da TGR e o novo BRZ da Subaru foram desenvolvidos em conjunto.
Com para-choques que se estendem horizontalmente até a linha da cintura, o GR 86 possui uma postura distinta de veículos com motor dianteiro e tração traseira. Sua parte inferior horizontal baixa e traseira estreita se combinam para criar uma aparência ampla e com centro de gravidade baixo. A frente do veículo apresenta a grade funcional MATRIX característica da GAZOO Racing, que combina desempenho e emoção.
Com para-choques que se estendem horizontalmente até a linha da cintura, o GR 86 possui uma postura distinta de veículos com motor dianteiro e tração traseira. Sua parte inferior horizontal baixa e traseira estreita se combinam para criar uma aparência ampla e com centro de gravidade baixo. A frente do veículo apresenta a grade funcional MATRIX característica da GAZOO Racing, que combina desempenho e emoção.

Por fim, a suspensão é do tipo McPherson na dianteira e independente duplo-a na traseira, com ambos os eixos ligados a rodas de 18 polegadas envolvidas em pneus 215/40.