Há 60 anos surgia uma lenda no mundo do automobilismo, o BMW 1500 New Class, um modelo que marcou época, lançado no IAA de 1961. Esse seria o primeiro sedã esportivo da fabricante alemã.
Sua apresentação oficial ocorreu no Salão Internacional de Frankfurt. O mundo assistia encantado, a fila de espera para se aproximar e entrar no carro era de apenas 30 minutos – muito para a época – o que demonstrava seu impacto na sociedade.
Em outubro de 1961 nascia uma lenda do mundo automobilístico, o BMW 1500 New Class, um pequeno sedã esportivo que marcaria época e se tornaria um dos veículos mais desejados de seu tempo.
Apresentado oficialmente no Salão Internacional de Frankfurt, o BMW 1500 New Class recebeu a atenção do mundo todo. Na época o afluxo de pessoas nesse tipo de evento era bem menor do que hoje em dia, e ainda era possível permitir um contato mais próximo com o veículo, até mesmo entrar nele.
A vontade de conhecer de perto o novo esportivo da fabricante alemã era tão grande que as pessoas enfrentavam filas de até meia hora para se aproximar do carro, o que para um evento de acesso tão limitado significava muita coisa.
O BMW 1500 New Class representava o começo de uma nova era para a BMW Group, marcada pelo surgimento dos sedãs médios esportivos, cujo modelo em destaque neste artigo foi o primeiro da longa lista que se sucederia.
Com seu lançamento, a marca preenchia um vazio que existia entre seus modelos de luxo e os modelos de entrada. Como você já pode imaginar, não demorou muito para que ele enchesse as ruas. O sucesso foi enorme.
Se nos dissessem para cunhar três características do BMW 1500 New Class diríamos que ele era funcional, confiável e esportivo. Era tudo o que a classe média alemã desejava naquele momento.
Essas três qualidades, na época, não se encontravam juntas num mesmo modelo que fosse acessível ao grande público. Daí seu sucesso imediato junto ao público ávido de um carro que fosse um pouco mais.
Na verdade, o BMW 1500 New Class era muito mais. Para falar da sua praticidade, pela primeira vez um veículo oferecia um amplo espaço interno e confortável, e um porta-malas com capacidade de 600 litros. O painel tinha sido projetado de tal forma que não causava reflexo, e os instrumentos redondos proporcionavam uma leitura fácil das informações.
Mas o melhor de tudo era o Puro Prazer de Dirigir, conceito que já estava acessível no BMW 1500 New Class, mesmo que ainda não levasse esse nome. Com certeza esse era o principal “argumento” para você comprar o BMW 1500.
O modelo estava equipado com um motor 1,5l – daí o seu nome – que rendia uma potência de 75 cv, que depois foi aumentada para 80 cv, muito mais do que ofereciam os modelos desatualizados da década de 60.
Interessante notar que esse motor entregava um torque de 117 Nm a partir de 1.400 rpm, o que também era algo inimaginável para aquele momento. Os 4 cilindros, num propulsor tão macio, deixavam a condução particularmente gostosa, tanto em baixas quanto em altas rotações.
Esse conjunto, tão bem equilibrado, permitiam que o BMW 1500 New Class alcançasse uma velocidade máxima de 150 km/h, atingindo de 0 a 100 km/h em apenas 16,8 segundos. Uma marca notável levando em conta a tecnologia disponível.
O projeto desse robusto motor foi tão bem sucedido que ele foi utilizado posteriormente como base em outras aplicações, inclusive de pista, que a marca fez em seus modelos.
Foi com esse propulsor, por exemplo, que Nelson Piquet levou o campeonato de Fórmula 1 de 1983. Claro que neste caso o motor 1.5 turbo da Brabham BMW gerava 800 cv, mas era a mesma base.
O BMW 1500 New Class continha o conceito Puro Prazer de Dirigir. A tração era traseira, e aliada ao excelente motor estava um câmbio de 4 marchas com trocas e encaixes perfeitos.
Não podemos encerrar este artigo sem fazer notar que o BMW 1500 New Class tem, como o próprio nome sugere, um desenho clássico e proporções tão elegantes que agradam ainda nos dias de hoje.
Wilhelm Hofmeister, com a consultoria do designer Giovanni Michelotti, foi o grande responsável pelo projeto estilístico do modelo. O resultado foi a robustez germânica aliada à elegância italiana. Quem, na ocasião, não ia querer um carro deste?