Carros importados aparecem com cada vez mais frequência no Brasil. Por mais que alguns modelos ainda sejam nacionalizados posteriormente (casos dos Audis A3 e Q3), uma grande parte dos modelos continuam vindo diretamente de fora.
E como já é de costume, quase nunca o mesmo carro vendido em um país será igual ao vendido no país de origem do mesmo. Mudanças são feitas no veículo inteiro visando que o mesmo se adeque aquele mercado. Este processo tão comum e que já nos habituamos mesmo que involuntariamente se chama tropicalização.
Vamos supor que um veículo seja lançado nos EUA com uma determinada motorização, alguns equipamentos, materiais em seu interior ou até mesmo o design. Muito provavelmente este carro será vendido desta forma somente por lá, pois existe um processo em vários países para que o veículo se adeque as suas normas.
Por exemplo, não existe a necessidade de um veículo vir com um reboque e controle de motorhomes no Brasil, visto que não possuímos tal costume. Já na Austrália, é comum observarmos até mesmo veículos sedan que contem com tal tecnologia. No Brasil, as vezes o material utilizado no interior do veículo pode esfriar demais o mesmo, fazendo com que sejam necessárias mudanças para ajudar na climatização do carro.
São estas mudanças para que o veículo se enquadre nos padrões brasileiros que caracterizam a tropicalização. Pode parecer incomum, mas grande parte dos veículos vendidos no exterior passaram por alterações exclusivas para atender o nosso mercado da melhor maneira possível.
O termo tropicalização foi dado apenas para as mudanças em veículos comercializados no Brasil. Mas esta série de mudanças ocorre em vários países, como por exemplo no Toyota Supra de quarta geração que possuía uma potência diferente nos mercados do Japão e dos EUA, justamente para melhor atender o público.
Existem algumas adaptações que são necessárias para que um veículo seja comercializado por aqui, entre elas estão:
Encontrar um veículo tropicalizado é muito mais fácil do que você imagina. Existe uma lei que no Brasil alguns dos veículos importados devem passar pela “tropicalização do chassi”, sendo obrigatória a remarcação do mesmo.
Para que ocorra, a marcação deve obrigatoriamente ter menos de 17 caracteres. Neste caso, o chassi deve ser remarcado de forma em que a primeira posição venha com a identificação de onde o carro veio, sendo os EUA representado pelo número 1, Canadá pelo 2, 8 Argentina e J Japão.