Para simplificar a sua vida e explicar rapidamente em que ele consiste e para que o Teste do Alce serve, imagine você com o seu carro trafegando tranquilamente numa estrada e, aparece um alce. Imaginou?! Difícil aqui no Brasil, mas é basicamente esta proposta: desviar do animal e se manter em segurança na via, como se nada tivesse acontecido.
Mas se esta explicação básica e para lá de simplória não convenceu ainda, tem detalhes técnicos que vão te fazer pirar com o que tudo isso significa. Antes do seu lançamento, os modelos novos de veículos são submetidos a diversos testes de segurança, entre eles o teste do alce. Este consiste em conduzir o veículo em alta velocidade numa estrada, subitamente desviar para a pista à esquerda e pouco depois retornar para a da direita. Desta forma pode-se avaliar a estabilidade numa situação de emergência, em que for necessário desviar de algum obstáculo inesperado.
O Teste do Alce é um avaliador de segurança veicular que mede a estabilidade do carro em saídas e retor os bruscos da pista em alta velocidade. Ou seja, trata-se de um avaliador que considera a condução do veículo em alta velocidade numa estrada, subitamente ser obrigado a desviar pela pista à esquerda e pouco depois retornar para a da direita, declarando então o nível de estabilidade numa situação emergencial pela qual o desvio foi mais que inesperado.
É um teste de estabilidade veicular, ou seja, ele mede quanto o veículo testado pode capotar ou ficar estável na pista e qual a velocidade estável para o mesmo. Todos os veículos – antes de serem lançados – tem seus modelos novos submetidos a diversos testes de segurança, estando entre eles – o Teste do Alce.
No respectivo teste de mudança de faixas, o motorista precisará manter sua velocidade constante e repentinamente mudar de faixa. Mas isso, sem tirar o pé do acelerador ou frenar. Após 11 metros, deve voltar a faixa original. Essa troca de pistas puxando bruscamente de um lado e em seguida o outro tem por objetivo desequilibrar o automóvel, sendo ainda mais aparente na segunda curva.
O limite do veículo é definido a partir do momento pelo qual ele não é capaz de cumprir o circuito sem atropelar quaisquer cones.
A origem do nome se deve por conta de ter sido iniciado pelos países nordicos, originando então seu nome como nos países nórdicos. Pelo local, é comum os alces surgirem na estrada em busca do sal em que se joga na pista durante o inverno com o objetivo de derreter a neve.