O que podemos esperar da nova BMW X1 2023

O novo BMW X1 2023 chegou, a nova geração do SUV está em todas as suas concessionárias. Os preços variam entre R$ 296.950 e R$ 349.950 e, apesar da produção nacional em Araquari (SC) começar somente no próximo mês, as primeiras unidades são importadas da Alemanha, mais precisamente de Regensburg.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 3/04/2023

O novo BMW X1 2023 chegou, a nova geração do SUV está em todas as suas concessionárias. Os preços variam entre R$ 296.950 e R$ 349.950 e, apesar da produção nacional em Araquari (SC) começar somente no próximo mês, as primeiras unidades são importadas da Alemanha, mais precisamente de Regensburg.

A opção de trazer o novo BMW X1 2023 importado mesmo com a produção nacional tão próxima de iniciar foi tomada com o objetivo de manter um estoque independente de eventuais paradas de produção por falta de componentes, garantindo uma mistura entre o SUV brasileiro e o alemão. Embora a marca não confirme, é possível que esta decisão ajude a priorizar a montagem do Série 3 em momentos de escassez de peças como semicondutores.

No centro da frente do veículo, se localiza a grade curva dupla da BMW, distinta e abrangente, em um formato quase retangular. Juntamente com os faróis em LED adaptativos, que se estendem até à extremidade do veículo, o novo BMW X1 apresenta uma presença marcante.
No centro da frente do veículo, se localiza a grade curva dupla da BMW, distinta e abrangente, em um formato quase retangular. Juntamente com os faróis em LED adaptativos, que se estendem até à extremidade do veículo, o novo BMW X1 apresenta uma presença marcante.

A BMW tem muito orgulho do X1, que foi o primeiro SUV compacto premium e tem apresentado bom desempenho no Brasil. Em 2022, fechou o ano na liderança do segmento pelo sexto ano consecutivo, com 3.479 unidades emplacadas, correspondendo a 37,18% do mercado. Dentro da marca, é o segundo modelo mais vendido, perdendo apenas para o Série 3, que também lidera sua categoria com folga. Juntos, os dois modelos representam 25% dos emplacamentos do segmento premium no país.

Com sua frente avantajada, design integrado das superfícies e proporções verticais, o novo BMW X1 apresenta uma silhueta que é extremamente dinâmica.
Com sua frente avantajada, design integrado das superfícies e proporções verticais, o novo BMW X1 apresenta uma silhueta que é extremamente dinâmica.

Embora o novo BMW X1 2023 não tenha crescido muito em relação à sua versão anterior, com 4,50 metros de comprimento, 2,69 metros de entre-eixos, 1,84 metros de largura e 1,64 metros de altura, o design do veículo dá a impressão de que é maior do que aparenta. Com um capô alto e linhas fortes na parte dianteira, o X1 tem um design agressivo, com muitos vincos, e uma grade em tamanho adequado, que se adapta à velocidade do veículo para melhorar a aerodinâmica.

Graças à interação entre o vidro escuro e transparente e o padrão hexagonal existente na lateral do veículo, bem como os faróis traseiros e tridimensionais, com o seu formato em L, apresentam uma presença moderna, sem dúvida.
Graças à interação entre o vidro escuro e transparente e o padrão hexagonal existente na lateral do veículo, bem como os faróis traseiros e tridimensionais, com o seu formato em L, apresentam uma presença moderna, sem dúvida.

O interior da cabine tem um estilo próprio, embora apresente semelhanças com o Série 3. Duas telas, uma de 10,2 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 10,7 polegadas para a multimídia, ficam lado a lado. A lista de equipamentos é extensa, com faróis full-LED adaptativos de série, rodas de 18 a 20 polegadas (dependendo da versão), ar-condicionado digital de três zonas, head-up display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman-Kardon, carregador wireless e Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

O BMW Curved Display, com o seu perfil estreito e sem molduras, possui controle por tato e voz, e constitui um verdadeiro apelo aos olhos, sendo, ao mesmo tempo, a principal interface do BMW iDrive.
O BMW Curved Display, com o seu perfil estreito e sem molduras, possui controle por tato e voz, e constitui um verdadeiro apelo aos olhos, sendo, ao mesmo tempo, a principal interface do BMW iDrive.

O motor da versão sDrive18i GP é um 1.5 turbo de três cilindros, que gera 156 cv e 23,4 kgfm, com consumo de 11,4 km/litro na cidade e 13,5 km/litro na estrada, abastecido somente com gasolina. Já nas configurações sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport, o X1 adota um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega 204 cv e o novo BMW X1 2023 também vem equipado com diversos sistemas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento, sistema de câmeras em 360 graus, alerta de mudança de faixa, entre outros recursos avançados. Além disso, a BMW afirma que o SUV possui uma estrutura mais rígida e segura, oferecendo maior proteção aos ocupantes em caso de acidentes.

Viajando com os seus aplicativos favoritos: a integração do smartphone do seu novo BMW X1 suporta o Apple CarPlay, bem como o Android Auto.
Viajando com os seus aplicativos favoritos: a integração do smartphone do seu novo BMW X1 suporta o Apple CarPlay, bem como o Android Auto.

No que diz respeito ao desempenho, o novo X1 promete ser bastante ágil e esportivo, especialmente nas versões mais potentes. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 7 segundos, o que é bastante impressionante para um SUV dessa categoria. Além disso, o sistema de tração integral xDrive garante maior estabilidade e controle em diferentes tipos de terreno.

No geral, o novo BMW X1 2023 parece ser uma opção bastante interessante para quem procura um SUV premium compacto com estilo, desempenho e tecnologia avançada. Embora os preços possam parecer um pouco elevados, é importante lembrar que estamos falando de um carro importado de alta qualidade e com diversos recursos avançados, o que justifica o investimento para muitos consumidores exigentes.

*Com informações da BMW.