Caminhões e Ônibus

Ônibus elétrico Yutong atinge 500 km de autonomia e se destaca como alternativa ao diesel

O Yutong C12E, ônibus elétrico em operação na Austrália, percorre até 500 km com uma única carga, oferecendo economia de 67% em comparação com ônibus a diesel. Este desempenho destaca a eficiência do transporte público elétrico como uma alternativa viável e sustentável.
Publicado em Caminhões e Ônibus dia 7/11/2024 por Alan Corrêa

O setor de transporte público está evoluindo rapidamente em direção à eletrificação, e o Yutong C12E é uma demonstração clara desse avanço. Em operação há dois anos na linha entre Preston e Kiama, na Austrália, o modelo percorre até 285 km diariamente, usando apenas metade de sua bateria. Esse trajeto inclui tráfego urbano, rodovias e estradas de montanha, demonstrando sua versatilidade em condições variadas.

Pontos Principais:

  • O Yutong C12E alcançou 500 km de autonomia com uma única carga.
  • Ele opera há dois anos na Austrália e percorre diariamente até 285 km com metade da carga.
  • A economia em custos operacionais chega a 67% em comparação com um ônibus a diesel.
  • O modelo é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato e possui uma vida útil de até 1,5 milhão de km.

Com um consumo médio de 63 kWh por 100 km, o Yutong C12E tem custo estimado de 9,4 euros para percorrer essa distância. Em comparação, um ônibus a diesel consome em média 22 litros por 100 km, o que resultaria em um custo de 28,6 euros considerando apenas o combustível. Dessa forma, o modelo elétrico oferece uma economia de aproximadamente 67% nos custos operacionais.

A economia e a eficiência são aspectos importantes para o avanço da eletrificação nos transportes. Esse modelo da Yutong, com 12 metros de comprimento e capacidade para 57 passageiros, utiliza um sistema de propulsão de 350 kW e baterias de lítio-ferro-fosfato de 350 kWh. Esse conjunto permite não apenas alta autonomia, mas também uma vida útil estimada em 1,5 milhão de quilômetros.

O desempenho do Yutong C12E é um passo em direção à viabilidade dos ônibus elétricos para transporte público de longa distância. No entanto, a adoção em larga escala desses veículos ainda enfrenta desafios, como a necessidade de uma infraestrutura de recarga mais robusta, políticas públicas de incentivo e adaptações nas frotas municipais.

Grandes cidades, como São Paulo, já têm metas de eletrificação para suas frotas de transporte. A cidade brasileira, por exemplo, pretende que 20% de seus ônibus sejam elétricos até o fim de 2024, como parte de uma estratégia para melhorar a qualidade do ar urbano e reduzir a emissão de poluentes.

Além do transporte público, a Yutong oferece uma linha diversificada de veículos elétricos, incluindo ônibus rodoviários, modelos específicos para aeroportos e caminhões para mineração e outras indústrias. Todos esses modelos têm a eletrificação como prioridade, sinalizando um compromisso com soluções de transporte sustentáveis.

De acordo com Kent Chang, diretor executivo da Yutong para a região Ásia-Pacífico, há desafios a serem superados no desenvolvimento de ônibus totalmente elétricos, incluindo questões de autonomia, segurança das baterias, eficiência de carga e rentabilidade. A empresa continua investindo em soluções para atender a esses requisitos e apoiar a transição para um transporte público mais sustentável.

À medida que a tecnologia avança e os custos diminuem, espera-se que os ônibus elétricos se tornem cada vez mais comuns nas ruas das grandes cidades. Esses veículos contribuem significativamente para a redução das emissões de poluentes, além de promoverem uma maior eficiência energética em comparação com modelos movidos a combustíveis fósseis.

O caso do Yutong C12E na Austrália é um exemplo da viabilidade dos veículos elétricos em frotas de transporte público de longa distância. Com autonomia e custos operacionais favoráveis, ele pode ser uma alternativa eficaz para cidades que buscam soluções sustentáveis e econômicas para suas frotas.

Fonte: Yutong, Wikipedia, InsideEVS e iG.