OnStar vale a pena? Conheça o serviço e planos

Com o passar dos anos, é inegável que os carros, cada vez mais, foram se tornando tecnológicos. Tanto de forma estrutural, em seu interior, nos motores e até mesmo na estética, os carros foram evoluindo junto com a tecnologia, para que estes pudessem oferecer tudo de mais moderno possível para seus consumidores.
Publicado por Alan Corrêa em Dicas dia 27/07/2022

Com o passar dos anos, é inegável que os carros, cada vez mais, foram se tornando tecnológicos. Tanto de forma estrutural, em seu interior, nos motores e até mesmo na estética, os carros foram evoluindo junto com a tecnologia, para que estes pudessem oferecer tudo de mais moderno possível para seus consumidores.

Entre mil e umas inovações, uma delas é integrar seu carro a um sistema onde é possível interagir com o mesmo por voz, saber o paradeiro do veículo e até mesmo realizar ações básicas, como ocorre no OnStar, serviço oferecido pela Chevrolet a um bom tempo. Mas afinal, será que vale a pena contratar esta facilidade oferecida pela montadora?

Tecnologia inovadora no segmento

Central de comando foi atualizado para oferecer suporte ainda mais dinâmico e customizado para as centrais de atendimento, que funcionam 24h/7 e estão à disposição de mais de 470 mil clientes ativos na região
Central de comando foi atualizado para oferecer suporte ainda mais dinâmico e customizado para as centrais de atendimento, que funcionam 24h/7 e estão à disposição de mais de 470 mil clientes ativos na região

Por mais que aqui no Brasil só tenha aparecido em meados de 2015, o OnStar já existe a mais tempo no mundo, para ser mais exato, há 26 anos! Disponível em praticamente todos os mercados da Chevrolet, a OnStar, subsidiária da GM que cuida da funcionalidade, também pode se chamar Vauxhall/Opel OnStar na Europa Ocidental ou “ChevyStar”, nome da funcionalidade em todos os mercados da américa latina, menos Argentina, México e Brasil).

Basicamente, o OnStar é um serviço que conecta seu carro da GM a uma rede de atendimento 24 horas e que permite deixar seu carro ainda mais seguro, possibilitando rastrear o mesmo, fazer ligações de emergência e até mesmo entrar em contato com um concierge para fazer perguntas de todos os tipos.

Para acionar o OnStar, em todos os retrovisores de modelos da marca existem três botões: Um da esquerda na cor preta (para atender ligações feitas pela central), o do meio na cor azul (para solicitar os atendimentos) e o da direita na cor vermelho e com o símbolo de SOS (próprio para emergências).

Esta tecnologia por sua vez não é novidade no segmento automotivo, uma vez que outras marcas como Volvo e BMW também disponibilizam seu próprio serviço de atendimento personalizado ao veículo por demanda, porém, por conta de os modelos destas marcas custam mais caro do que muitos carros da Chevrolet, isso faz com que os modelos da marca sejam os únicos neste segmento a disponibilizar este recurso.

Funcionalidades

Conte com rastreamento veicular e a central de atendimento
Conte com rastreamento veicular e a central de atendimento

Quando falamos do OnStar, nos deparamos com algumas funcionalidades extremamente legais e que podemos utilizar muito em nosso dia a dia, seja tanto para ocasiões mais cotidianas ou até mesmo naquelas mais emergenciais.

Ao assinar o OnStar, é possível ter assistência em caso de roubo ou furto do veículo, acesso ao app OnStar, que traz informações sobre o veículo e permite agendar serviços nas concessionárias, rastreamento do veículo, controlar buzinas e travamento de portas por aplicativo e até mesmo receber instruções de rota e contar com o concierge 24 horas por dia para auxiliar em questões que vão desde saber alguma informação sobre o carro até mesmo saber sobre o trânsito ou a cotação do dólar.

Quanto custa?

Ao assinar o OnStar, é possível ter assistência em caso de roubo ou furto do veículo
Ao assinar o OnStar, é possível ter assistência em caso de roubo ou furto do veículo

Nos dias de hoje, é preciso pagar uma mensalidade para ter acesso a tais comodidades oferecidas pela Chevrolet. Quando chegou ao Brasil, o serviço tinha o primeiro ano gratuito para todos os veículos, mas hoje é necessário fazer a assinatura do serviço (salvas as exceções quando são feitas ofertas de assinatura).

Basicamente, existem três opções de planos: O Plano Safe, o mais básico de todos, que fornece ajuda em casos de roubos e dá acesso ao app da OnStar, custa cerca de R$ 74,90 por mês. Já o Plano Protect, o intermediário, custa R$ 89,90 e, com ele, já é possível controlar luzes, buzinas e travas de porta do veículo e monitorar o veículo por rastreamento. Por fim, o Plano Exclusive custa R$ 99,90, sendo este o mais completo, tendo todas as funcionalidades que o OnStar oferece, inclusive o concierge.

No final das contas, o OnStar serve mais para aqueles que fazem um uso maior do carro ou até mesmo que pretendem deixar o mesmo mais integrado e seguro, levando em consideração que os verdadeiros diferenciais estão presentes apenas nos planos Protect e Exclusive, sendo estes os melhores para serem adquiridos.

*Com informações da Chevrolet, GM e Wikipédia.