Há quatro anos, a Ford encerrou suas atividades como fabricante no Brasil e passou a atuar apenas como importadora. Com isso, foram fechadas as fábricas localizadas em Taubaté, São Bernardo do Campo, Camaçari e Horizonte. Entre os modelos que saíram de linha estavam o Ford EcoSport, o Ford Ka e o Troller T4.
Pontos Principais:
O Ford Ka, que até então era um dos modelos mais vendidos pela montadora, chamou atenção por sua dirigibilidade e motor 1.0 de três cilindros. No entanto, com o fim de sua produção, os consumidores que ainda possuem o veículo têm relatado problemas crônicos em algumas peças e sistemas, como os faróis e a vedação do porta-malas.
Sites especializados em queixas de consumidores revelam que o modelo apresenta problemas significativos, especialmente nos faróis, que derretem, e no porta-malas, que apresenta infiltrações. A seguir, detalhamos esses problemas com base nos relatos registrados por proprietários.
Um dos defeitos mais relatados pelos consumidores do Ford Ka está relacionado ao derretimento de componentes internos dos faróis. Os relatos indicam que o calor gerado pelas lâmpadas acaba afetando as peças plásticas, causando deformações e comprometendo a funcionalidade.
Os proprietários relatam que os problemas surgem mesmo em veículos com pouco tempo de uso ou baixa quilometragem. Um dos casos citados envolve um modelo 2019 com apenas 30 mil quilômetros rodados, no qual os faróis apresentaram derretimento na armação interna e nas lentes anti-ofuscamento.
Outro consumidor afirmou que percebeu o problema ao tentar trocar uma lâmpada queimada. O problema é recorrente e, até o momento, a Ford não fez declarações oficiais sobre o tema, respondendo os consumidores de forma individual.
Outro problema relatado pelos proprietários do Ford Ka é a infiltração no porta-malas. Após chuvas, consumidores afirmam que encontram água acumulada na área destinada ao estepe, além de relatarem bagagens molhadas.
Um dos relatos descreve que, durante a troca de um pneu, o proprietário descobriu a presença de água no compartimento do estepe. Já outro consumidor afirmou que, ao retornar de uma viagem durante um período chuvoso, encontrou o interior do carro com mofo. A causa da infiltração parece estar associada a falhas na vedação das lanternas traseiras ou em uma saída de ar localizada atrás do para-choque.
Os relatos indicam que a infiltração é um problema que afeta diferentes anos do modelo e, assim como no caso dos faróis, a Ford não se pronunciou oficialmente sobre a questão.
O encerramento da produção do Ford Ka marcou o fim de uma era para a Ford no Brasil. Além do impacto na oferta de veículos novos, o fim do modelo trouxe desafios para os proprietários, que agora lidam com problemas que podem ser mais difíceis de resolver devido à ausência de suporte em larga escala por parte da montadora.
Os defeitos relatados nos faróis e no porta-malas são exemplos dos desafios enfrentados pelos consumidores, que buscam alternativas em oficinas independentes ou por meio de soluções caseiras. Enquanto isso, o mercado automotivo no Brasil tem se diversificado, com maior participação de marcas chinesas e veículos híbridos, mas a ausência de modelos como o Ka ainda é sentida.
A falta de pronunciamentos oficiais por parte da Ford sobre os problemas relatados gera incerteza para os proprietários que buscam soluções definitivas para os defeitos. O futuro do Ford Ka no mercado de usados dependerá de como os consumidores lidarão com esses problemas crônicos.
Fonte: ReclameAqui (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e AutoEsporte.