Para que serve o Downpipe?

Toda a tubulação necessária para levar os gases do coletor de escape até o catalisador ou até a saída de escape é chamada de downpipe. Ao falar em “fazer o downpipe de um carro”, como popularmente é conhecido, consiste em instalar dutos menos restritivos, com novo desenho, conexões de melhor qualidade e material mais leve e de melhor condutividade térmica, por exemplo. 6 coisas sobre o Downpipe? Tubo de descida de uma peça de 3,5 polegadas com revestimento personalizado e tubo de despejo aberto
Publicado em Dicas dia 29/06/2021 por Alan Corrêa

Toda a tubulação necessária para levar os gases do coletor de escape até o catalisador ou até a saída de escape é chamada de downpipe. Ao falar em “fazer o downpipe de um carro”, como popularmente é conhecido, consiste em instalar dutos menos restritivos, com novo desenho, conexões de melhor qualidade e material mais leve e de melhor condutividade térmica, por exemplo.

Ou seja, “fazer o downpipe” é eliminar o catalisador, proporcionando maior vazão do fluxo de gases, aumentando a rotação da turbina e consequentemente gerando mais potência para o carro. Eles são fabricados sob medida para carros turbo de fábrica, e instalados na saída da turbina original do carro indo até o escapamento. O downpipe pode ser de aço carbono, aço inox 409 e inox 304, as duas primeiras ajudam a deixar o ronco mais grave, já o inox 304 deixa o ronco mais metálico. Em questão de durabilidade o aço inox não tem como oxida já o aço carbono oxida com o tempo, justamente por conta da qualidade de alguns combustível que tem bastante água.

Também pode ser encontrado dois tipos de downpipe, o Decatted que não tem catalisador e o Catted que possui um catalisador de alto fluxo, este por sua vez tem um custo mais alto e foca no aumento de performance do carro, é ideal para quem não gosta do cheiro e acha que o barulho incomoda.

Fazer o downpipe muda o ronco do carro?

Pelo fato de ser removido o catalisador, a tendência é aumentar um pouco o ronco, no entanto, tem carros que aumentam bastante e outros nem se percebe que fez downpipe.

Quando se faz downpipe a luz de injeção no painel acende?

O sensor 2 que fica originalmente logo após do catalisador é o responsável por emitir essa luz no painel quando se faz downpipe. Isso porque, esse sensor tem a função de enviar informação sobre o funcionamento do catalisador para o módulo, e ao retirar o catalisador ela enviará um sinal no painel indicando um problema.

Entretanto, há alguns métodos para não acontecer isso. Um deles é colocar um espaçador nesse sensor 2 antes de conectar a sonda, mas não é certeza que isso evitará acender a luz no painel depois de um tempo, vai depender de cada veículo. O jeito definitivo de se fazer para não acender a luz é através de um Remap, onde será eliminado do módulo esse segundo sensor.

Ao fazer downpipe o veículo ganha potência?

Sim, o ganho acontece quando o downpipe original não permite a vazão que o motor demanda de ar. Ou seja, quando o downpipe original é restritivo a potência do veículo e depois se tira ele, é aí que se ganha potência, agora se ele não for restritivo e ao tirar ele e colocar um downpipe sem catalisador, não se tem ganho de potência.

Preciso fazer Remap no veículo depois que faz o downpipe?

Não é necessário, mas ao reprogramar é possível eliminar o sensor 2 para não acender a luz, além de conseguir ganhar mais potência, nos casos em que o downpipe original não for restritivo a potência do motor.

Quando se faz um downpipe e um Remap, dependendo do veículo, o ganho de potência é de 10 a 12 cv, e quando só faz apenas o downpipe esse ganho é de 5 a 6 cv apenas.

Pode estragar o motor ao se fazer downpipe?

Não. Quando se faz downpipe você está apenas liberando o carro de uma possível restrição, você não terá problemas por isso.

Fica cheiro ou saindo fumaça do escapamento?

Naturalmente ao se tirar o catalisador aumenta um pouco mais a eliminação de gás, e no quesito cheiro vai variar de cada pessoa, quando a pessoa é mais sensível a cheiro pode sentir um leve cheiro de gás carbônico, e outra pode não sentir nada. Em relação a fumaça, quando o carro é a gasolina ou etanol não sai nenhuma fumaça, já os carros a diesel com DPF pode haver sim um pouco mais de fumaça.

*Com informações do G1, Carperformance e G8motorsport.