Para que serve o reservatório de partida a frio

Quem tem mais de 30 anos ainda se lembra do velho problema de ligar o carro a álcool numa fria manhã de agosto. Muita gente acordava meia hora mais cedo só pra ligar o carro e deixar ele “esquentando”.

Dicas
1 mês atrás
Para que serve o reservatório de partida a frio

Até que, por fim, surgiu o chamado “reservatório de partida a frio”, que salvou o sono de muita gente. Mas como funciona esse reservatório? Para que serve? Como deve ser sua manutenção? Ele ainda existe?

O problema de ligar o carro abastecido com álcool

Quando os carros movidos a álcool surgiram, ninguém imaginava que dar a partida poderia ser um problema tão grande. O que acontece é que o etanol tem uma relação de temperatura diferente da gasolina, e com isso era difícil “fazer o carro pegar” quando estava muito frio.

O problema durou muitos anos, e mesmo com a chegada dos carros flex, continuava acontecendo sempre que o abastecimento era feito exclusivamente com etanol. Durante muito tempo tentaram desenvolver uma solução para o problema.

Reservatório de partida a frio
Reservatório de partida a frio

Reservatório de gasolina para partida a frio

Por fim, depois de várias tentativas e erros, os engenheiros mecânicos conseguiram uma solução prática e barata para resolver o problema: o reservatório de gasolina para partida a frio.

Trata-se de um pequeno “tanque de combustível” extra onde é colocada gasolina – e só gasolina – ligada ao motor e que ajuda o sistema de ignição a dar partida quando a temperatura está muito baixa.

O sistema foi utilizado nos carros até 2015 pelo menos. Assim, muita gente ainda tem veículos com esse sistema, mas não conhecem muito bem como ele funciona e como deve ser a sua manutenção.

Reservatório de partida a frio
Reservatório de partida a frio

Manutenção do reservatório de partida a frio

A primeira coisa que devemos entender é que nesse reservatório só pode ser colocada gasolina, nenhum outro tipo de combustível. Inclusive, é indicado que seja apenas Gasolina Podium, ou similar. Quer dizer, uma gasolina boa e pura, que tenha a menor quantidade possível de aditivos. O tanque é pequeno, então não será um grande aperto no bolso.

Além disso, precisamos lembrar que a gasolina tem um prazo de validade, que é de aproximadamente três meses. Passando disso ela começa ficar velha e se transformar numa gosma. Isso pode prejudicar o sistema de partida a frio, entupindo o injetor.

Como no Brasil são poucos os meses de frio, e na maior parte do ano o motor a frio nem é acionado – devido à temperatura mais elevada – muitos motoristas esquecem de cuidar dele, e quando chega o tempo frio novamente, o sistema não funciona e o carro não liga.

Mas como saber se a gasolina já “venceu”? Simples, se a cor dela estiver escura, ou pior ainda, se já se transformou num líquido gosmento, sinal de que precisa ser substituída e o reservatório, limpado. Faça isso, preferencialmente, antes da chegada do frio e sempre numa oficina de confiança.

Reservatório de partida a frio
Reservatório de partida a frio

Todos os carros flex têm o reservatório de partida a frio?

Não, os carros mais novos, mais ou menos de 2015 pra frente, já contam com um sistema mais moderno e eficiente para solucionar o problema. Atualmente, os carros são equipados com um sistema que aquece o etanol antes de entrar na câmara de combustão, eliminando a necessidade de um reservatório extra para a gasolina.

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