Peugeot 308 usado: opção de hatch completo e bonito por preço acessível

O Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019 é uma opção interessante no mercado de usados, oferecendo motor turbo de 173 cv, câmbio automático de 6 marchas e diversos equipamentos de segurança e conforto. Na compra de um usado, é importante verificar o histórico de manutenção, consumo, estado da suspensão e freios, além de certificar que a documentação está regularizada e em dia.
Publicado em Usados dia 22/10/2024 por Alan Corrêa
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O Peugeot 308 começou a ser produzido no Brasil em 2012 e logo se destacou por oferecer uma plataforma já conhecida no mercado, a mesma do Peugeot 307, e um bom conjunto de equipamentos e acabamento. Ele permaneceu em linha até 2019, sempre fabricado na Argentina. O modelo é considerado uma boa opção para quem busca um hatch médio completo e com valor acessível no mercado de usados.

Pontos Principais:

  • O Peugeot 308 foi produzido no Brasil de 2012 a 2019.
  • Conta com motor 1.6 THP flex, entregando até 173 cv.
  • Versão Griffe é a mais completa, com teto panorâmico e câmbio automático de 6 marchas.
  • Tem espaço interno para cinco pessoas e um porta-malas de 430 litros.

O carro foi disponibilizado em diversas versões ao longo dos anos, sendo que a mais interessante para muitos consumidores é a Griffe, que traz o motor 1.6 THP flex com 173 cv e câmbio automático de 6 marchas. Esse conjunto garante boa performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e consumo moderado de combustível, com médias de 10,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

O Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019, no mercado de usados, é um hatch médio com motor turbo flex de 173 cv e câmbio automático de 6 marchas, oferecendo boa performance e segurança.

O interior do Peugeot 308 é espaçoso, com capacidade para cinco ocupantes, e o porta-malas tem 430 litros, um volume superior ao de muitos SUVs. O modelo se destaca também pela lista de equipamentos, especialmente nas versões mais completas, que incluem itens como ar-condicionado digital bizona, controle de estabilidade, airbags laterais e de cortina, e teto panorâmico.

Além disso, o Peugeot 308 foi equipado com suspensão rígida e direção eletro-hidráulica, o que oferece uma dirigibilidade mais esportiva, embora a suspensão tenha se mostrado um ponto de atenção, especialmente em termos de durabilidade dos amortecedores. Outro problema que marcou o modelo foi a fragilidade do câmbio automático AL4, de quatro marchas, nas versões mais antigas. A transmissão foi substituída pela caixa de 6 marchas nas versões posteriores, o que melhorou tanto o desempenho quanto a durabilidade.

O modelo passou por um facelift em 2015, com mudanças discretas no design, especialmente na dianteira e na inclusão de luzes de LED. No entanto, a segunda geração, que chegou ao mercado europeu em 2013, nunca foi vendida no Brasil, o que pode ser um ponto negativo para quem busca um modelo mais atualizado em termos de design e tecnologia.

Desempenho, motor e potência

O motor deste veículo é dianteiro, com 1598 cm³ e turbocompressor. Funciona com injeção direta e entrega 173cv no álcool e 166cv na gasolina, com torque de 24kgfm a 1400rpm.

O desempenho do veículo é uma combinação entre um motor potente e uma plataforma bem equilibrada. Com um motor dianteiro de 1598 cm³, equipado com turbocompressor e alimentado por injeção direta, ele entrega uma potência máxima de 173 cv com etanol (álcool) e 166 cv com gasolina, ambos a 6000 rpm. Esse desempenho é complementado por um torque máximo de 24 kgfm disponível a partir de 1400 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, o que garante força suficiente em baixas rotações.

A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 8,3 segundos, com uma velocidade máxima de 215 km/h, o que demonstra a eficiência de sua configuração de motor e transmissão. A transmissão é automática de 6 marchas, acoplada a um sistema de tração dianteira, o que proporciona uma condução mais dinâmica e confortável, sem sacrificar o controle. O câmbio utilizado é o Aisin TF-70SC, reconhecido pela sua eficiência e robustez. A plataforma utilizada é a PF2, o que assegura uma boa estabilidade e dirigibilidade em diferentes condições de estrada.

Consumo e autonomia

O consumo urbano é de 7,2 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Na estrada, registra 8,9 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina, garantindo eficiência em viagens.

Quando se fala de consumo, o veículo apresenta bons números para um motor 1.6 turbo. No ciclo urbano, o consumo é de 7,2 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina. Já em estradas, o desempenho é ainda melhor, registrando 8,9 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina.

Esses números refletem diretamente na autonomia do veículo. Na cidade, sua autonomia pode chegar a 432 km com etanol e 636 km com gasolina. Já em rodovias, a autonomia pode alcançar 534 km com etanol e impressionantes 774 km com gasolina, tornando-o uma escolha eficiente para viagens mais longas.

Interior

A transmissão é automática de 6 marchas, com tração dianteira. O câmbio é o Aisin TF-70SC, acoplado ao sistema de tração dianteira, proporcionando uma condução suave e eficiente.

O interior do veículo foi projetado para oferecer conforto e espaço adequados para até 5 ocupantes. O espaço interno é bem aproveitado, com bancos revestidos em couro e ajustes de altura para o motorista, além de apoio de braço para maior conforto. O sistema de climatização oferece ar-condicionado automático com controle de duas zonas, o que garante uma boa distribuição do ar para todos os ocupantes.

O interior é espaçoso para 5 ocupantes, com bancos de couro e ajuste elétrico. O porta-malas tem 430 litros e a carga útil é de 400kg. As dimensões são 4292mm de comprimento e 1815mm de largura.

A capacidade de carga também é bem atendida, com uma carga útil de 400 kg. O porta-malas tem uma capacidade de 430 litros, o que é adequado para viagens em família ou transporte de itens de médio porte. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade do espaço interno.

Medidas

O veículo possui dimensões equilibradas, garantindo uma boa relação entre estabilidade e conforto. Seu comprimento total é de 4292 mm, com uma largura de 1815 mm e altura de 1518 mm. A distância entre-eixos é de 2608 mm, o que contribui para um espaço interno adequado e boa estabilidade em curvas.

Em termos de suspensão, a dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira é composta por eixo de torção, também com molas helicoidais. Esses elementos proporcionam uma condução mais suave, especialmente em superfícies irregulares.

Os freios são discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, oferecendo uma frenagem eficiente. A direção eletro-hidráulica facilita as manobras, com um diâmetro de giro de 10,8 metros. Os pneus utilizados são 225/45 R17, tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de tamanho 205/55 R16.

Preço aproximado

O preço aproximado do modelo é de R$ 70.365, o que o coloca em uma faixa competitiva para o segmento de hatchbacks médios com essa configuração e nível de equipamento.

Preços aproximados do Peugeot 308

Vale lembrar que até 2015 tinha o 308 conversível (Peugeot 308 CC), por isso o valor máximo é tão alto.

Ficha Técnica do Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019

A suspensão dianteira é independente McPherson com molas helicoidais. A traseira é eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e discos sólidos atrás. Pneus 225/45 R17.

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019

Entre os equipamentos de segurança estão airbags, ABS e controle de tração. Conforto inclui ar-condicionado dual zone. Entretenimento com GPS, USB, e Bluetooth, e espelhamento de tela.

Segurança

Conforto

Entretenimento

A suspensão dianteira é independente McPherson com molas helicoidais. A traseira é eixo de torção. Freios a disco ventilado na frente e discos sólidos atrás. Pneus 225/45 R17.

Fonte: Wikipedia, OLX, iCarros e Webmotors.