O Peugeot 308 começou a ser produzido no Brasil em 2012 e logo se destacou por oferecer uma plataforma já conhecida no mercado, a mesma do Peugeot 307, e um bom conjunto de equipamentos e acabamento. Ele permaneceu em linha até 2019, sempre fabricado na Argentina. O modelo é considerado uma boa opção para quem busca um hatch médio completo e com valor acessível no mercado de usados.
Pontos Principais:
O carro foi disponibilizado em diversas versões ao longo dos anos, sendo que a mais interessante para muitos consumidores é a Griffe, que traz o motor 1.6 THP flex com 173 cv e câmbio automático de 6 marchas. Esse conjunto garante boa performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e consumo moderado de combustível, com médias de 10,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.
O interior do Peugeot 308 é espaçoso, com capacidade para cinco ocupantes, e o porta-malas tem 430 litros, um volume superior ao de muitos SUVs. O modelo se destaca também pela lista de equipamentos, especialmente nas versões mais completas, que incluem itens como ar-condicionado digital bizona, controle de estabilidade, airbags laterais e de cortina, e teto panorâmico.
Além disso, o Peugeot 308 foi equipado com suspensão rígida e direção eletro-hidráulica, o que oferece uma dirigibilidade mais esportiva, embora a suspensão tenha se mostrado um ponto de atenção, especialmente em termos de durabilidade dos amortecedores. Outro problema que marcou o modelo foi a fragilidade do câmbio automático AL4, de quatro marchas, nas versões mais antigas. A transmissão foi substituída pela caixa de 6 marchas nas versões posteriores, o que melhorou tanto o desempenho quanto a durabilidade.
O modelo passou por um facelift em 2015, com mudanças discretas no design, especialmente na dianteira e na inclusão de luzes de LED. No entanto, a segunda geração, que chegou ao mercado europeu em 2013, nunca foi vendida no Brasil, o que pode ser um ponto negativo para quem busca um modelo mais atualizado em termos de design e tecnologia.
O desempenho do veículo é uma combinação entre um motor potente e uma plataforma bem equilibrada. Com um motor dianteiro de 1598 cm³, equipado com turbocompressor e alimentado por injeção direta, ele entrega uma potência máxima de 173 cv com etanol (álcool) e 166 cv com gasolina, ambos a 6000 rpm. Esse desempenho é complementado por um torque máximo de 24 kgfm disponível a partir de 1400 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, o que garante força suficiente em baixas rotações.
A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 8,3 segundos, com uma velocidade máxima de 215 km/h, o que demonstra a eficiência de sua configuração de motor e transmissão. A transmissão é automática de 6 marchas, acoplada a um sistema de tração dianteira, o que proporciona uma condução mais dinâmica e confortável, sem sacrificar o controle. O câmbio utilizado é o Aisin TF-70SC, reconhecido pela sua eficiência e robustez. A plataforma utilizada é a PF2, o que assegura uma boa estabilidade e dirigibilidade em diferentes condições de estrada.
Quando se fala de consumo, o veículo apresenta bons números para um motor 1.6 turbo. No ciclo urbano, o consumo é de 7,2 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina. Já em estradas, o desempenho é ainda melhor, registrando 8,9 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina.
Esses números refletem diretamente na autonomia do veículo. Na cidade, sua autonomia pode chegar a 432 km com etanol e 636 km com gasolina. Já em rodovias, a autonomia pode alcançar 534 km com etanol e impressionantes 774 km com gasolina, tornando-o uma escolha eficiente para viagens mais longas.
O interior do veículo foi projetado para oferecer conforto e espaço adequados para até 5 ocupantes. O espaço interno é bem aproveitado, com bancos revestidos em couro e ajustes de altura para o motorista, além de apoio de braço para maior conforto. O sistema de climatização oferece ar-condicionado automático com controle de duas zonas, o que garante uma boa distribuição do ar para todos os ocupantes.
A capacidade de carga também é bem atendida, com uma carga útil de 400 kg. O porta-malas tem uma capacidade de 430 litros, o que é adequado para viagens em família ou transporte de itens de médio porte. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade do espaço interno.
O veículo possui dimensões equilibradas, garantindo uma boa relação entre estabilidade e conforto. Seu comprimento total é de 4292 mm, com uma largura de 1815 mm e altura de 1518 mm. A distância entre-eixos é de 2608 mm, o que contribui para um espaço interno adequado e boa estabilidade em curvas.
Em termos de suspensão, a dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira é composta por eixo de torção, também com molas helicoidais. Esses elementos proporcionam uma condução mais suave, especialmente em superfícies irregulares.
Os freios são discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, oferecendo uma frenagem eficiente. A direção eletro-hidráulica facilita as manobras, com um diâmetro de giro de 10,8 metros. Os pneus utilizados são 225/45 R17, tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de tamanho 205/55 R16.
O preço aproximado do modelo é de R$ 70.365, o que o coloca em uma faixa competitiva para o segmento de hatchbacks médios com essa configuração e nível de equipamento.
Vale lembrar que até 2015 tinha o 308 conversível (Peugeot 308 CC), por isso o valor máximo é tão alto.