Peugeot 308 usado: opção de hatch completo e bonito por preço acessível

O Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019 é uma opção interessante no mercado de usados, oferecendo motor turbo de 173 cv, câmbio automático de 6 marchas e diversos equipamentos de segurança e conforto. Na compra de um usado, é importante verificar o histórico de manutenção, consumo, estado da suspensão e freios, além de certificar que a documentação está regularizada e em dia.
Publicado em Usados dia 22/10/2024 por Alan Corrêa

O Peugeot 308 começou a ser produzido no Brasil em 2012 e logo se destacou por oferecer uma plataforma já conhecida no mercado, a mesma do Peugeot 307, e um bom conjunto de equipamentos e acabamento. Ele permaneceu em linha até 2019, sempre fabricado na Argentina. O modelo é considerado uma boa opção para quem busca um hatch médio completo e com valor acessível no mercado de usados.

Pontos Principais:

  • O Peugeot 308 foi produzido no Brasil de 2012 a 2019.
  • Conta com motor 1.6 THP flex, entregando até 173 cv.
  • Versão Griffe é a mais completa, com teto panorâmico e câmbio automático de 6 marchas.
  • Tem espaço interno para cinco pessoas e um porta-malas de 430 litros.

O carro foi disponibilizado em diversas versões ao longo dos anos, sendo que a mais interessante para muitos consumidores é a Griffe, que traz o motor 1.6 THP flex com 173 cv e câmbio automático de 6 marchas. Esse conjunto garante boa performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e consumo moderado de combustível, com médias de 10,8 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

O interior do Peugeot 308 é espaçoso, com capacidade para cinco ocupantes, e o porta-malas tem 430 litros, um volume superior ao de muitos SUVs. O modelo se destaca também pela lista de equipamentos, especialmente nas versões mais completas, que incluem itens como ar-condicionado digital bizona, controle de estabilidade, airbags laterais e de cortina, e teto panorâmico.

Além disso, o Peugeot 308 foi equipado com suspensão rígida e direção eletro-hidráulica, o que oferece uma dirigibilidade mais esportiva, embora a suspensão tenha se mostrado um ponto de atenção, especialmente em termos de durabilidade dos amortecedores. Outro problema que marcou o modelo foi a fragilidade do câmbio automático AL4, de quatro marchas, nas versões mais antigas. A transmissão foi substituída pela caixa de 6 marchas nas versões posteriores, o que melhorou tanto o desempenho quanto a durabilidade.

O modelo passou por um facelift em 2015, com mudanças discretas no design, especialmente na dianteira e na inclusão de luzes de LED. No entanto, a segunda geração, que chegou ao mercado europeu em 2013, nunca foi vendida no Brasil, o que pode ser um ponto negativo para quem busca um modelo mais atualizado em termos de design e tecnologia.

Desempenho, motor e potência

O desempenho do veículo é uma combinação entre um motor potente e uma plataforma bem equilibrada. Com um motor dianteiro de 1598 cm³, equipado com turbocompressor e alimentado por injeção direta, ele entrega uma potência máxima de 173 cv com etanol (álcool) e 166 cv com gasolina, ambos a 6000 rpm. Esse desempenho é complementado por um torque máximo de 24 kgfm disponível a partir de 1400 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, o que garante força suficiente em baixas rotações.

A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 8,3 segundos, com uma velocidade máxima de 215 km/h, o que demonstra a eficiência de sua configuração de motor e transmissão. A transmissão é automática de 6 marchas, acoplada a um sistema de tração dianteira, o que proporciona uma condução mais dinâmica e confortável, sem sacrificar o controle. O câmbio utilizado é o Aisin TF-70SC, reconhecido pela sua eficiência e robustez. A plataforma utilizada é a PF2, o que assegura uma boa estabilidade e dirigibilidade em diferentes condições de estrada.

Consumo e autonomia

Quando se fala de consumo, o veículo apresenta bons números para um motor 1.6 turbo. No ciclo urbano, o consumo é de 7,2 km/l com etanol e 10,6 km/l com gasolina. Já em estradas, o desempenho é ainda melhor, registrando 8,9 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina.

Esses números refletem diretamente na autonomia do veículo. Na cidade, sua autonomia pode chegar a 432 km com etanol e 636 km com gasolina. Já em rodovias, a autonomia pode alcançar 534 km com etanol e impressionantes 774 km com gasolina, tornando-o uma escolha eficiente para viagens mais longas.

Interior

O interior do veículo foi projetado para oferecer conforto e espaço adequados para até 5 ocupantes. O espaço interno é bem aproveitado, com bancos revestidos em couro e ajustes de altura para o motorista, além de apoio de braço para maior conforto. O sistema de climatização oferece ar-condicionado automático com controle de duas zonas, o que garante uma boa distribuição do ar para todos os ocupantes.

A capacidade de carga também é bem atendida, com uma carga útil de 400 kg. O porta-malas tem uma capacidade de 430 litros, o que é adequado para viagens em família ou transporte de itens de médio porte. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, aumentando a versatilidade do espaço interno.

Medidas

O veículo possui dimensões equilibradas, garantindo uma boa relação entre estabilidade e conforto. Seu comprimento total é de 4292 mm, com uma largura de 1815 mm e altura de 1518 mm. A distância entre-eixos é de 2608 mm, o que contribui para um espaço interno adequado e boa estabilidade em curvas.

Em termos de suspensão, a dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira é composta por eixo de torção, também com molas helicoidais. Esses elementos proporcionam uma condução mais suave, especialmente em superfícies irregulares.

Os freios são discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, oferecendo uma frenagem eficiente. A direção eletro-hidráulica facilita as manobras, com um diâmetro de giro de 10,8 metros. Os pneus utilizados são 225/45 R17, tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de tamanho 205/55 R16.

Preço aproximado

O preço aproximado do modelo é de R$ 70.365, o que o coloca em uma faixa competitiva para o segmento de hatchbacks médios com essa configuração e nível de equipamento.

Preços aproximados do Peugeot 308

Vale lembrar que até 2015 tinha o 308 conversível (Peugeot 308 CC), por isso o valor máximo é tão alto.

Ficha Técnica do Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019

Geral

Motor

Transmissão

Suspensão

Freios

Direção

Pneus

Dimensões

Desempenho

Consumo

Autonomia

Equipamentos do Peugeot 308 Griffe 1.6 Turbo AT 2019

Segurança

Conforto

Entretenimento

Fonte: Wikipedia, OLX, iCarros e Webmotors.