Polícia Militar compra 9 carros elétricos por 2,2 milhões no Espírito Santo

A Polícia Militar do Espírito Santo fez a aquisição de 9 veículos elétricos, no valor de 2,2 milhões. Contudo, essas unidades não serão utilizadas para perseguir ou transportar bandidos, mas sim para "iniciar estudos sobre o desempenho e viabilidade econômica de automóveis elétricos". O modelo escolhido pela corporação é o Chevrolet Bolt, uma escolha bem mais sustentável do que aquela feita pela Polícia Militar de Santa Catarina, que utiliza Porsche e Mercedes apreendidos como viaturas.
Publicado em Notícias dia 28/05/2021 por Alan Corrêa

A Polícia Militar do Espírito Santo fez a aquisição de 9 veículos elétricos, no valor de 2,2 milhões. Contudo, essas unidades não serão utilizadas para perseguir ou transportar bandidos, mas sim para “iniciar estudos sobre o desempenho e viabilidade econômica de automóveis elétricos“.

O modelo escolhido pela corporação é o Chevrolet Bolt, uma escolha bem mais sustentável do que aquela feita pela Polícia Militar de Santa Catarina, que utiliza Porsche e Mercedes apreendidos como viaturas.

Uma compra incomum

Embora os carros elétricos já sejam uma realidade, sobretudo na Europa, não é nada comum ainda aqui no Brasil ver esses modelos em circulação. No Estado do Espírito Santo, a Polícia Militar decidiu mudar essa situação, e fez a compra de 9 veículos elétricos para começar analisar o desempenho e a viabilidade econômica desses carros.

Todas as 9 unidades são do modelo Chevrolet Bolt, e o valor total despendido para essa despesa foi de 2,2 milhões de reais. A mesma Polícia Militar já anunciou, entretanto, que essas viaturas não serão utilizadas para perseguir ou transportar criminosos.

Patrulha escolar

Ao invés de perseguir bandidos, as viaturas serão utilizadas nas rondas escolares, e já estão equipadas com todos os apetrechos necessários para desempenhar essa função, e devem começar a rodar em breve.

Verba do Governo e de patrocínio

Embora esse valor seja muito alto, cada unidade custou aos cofres públicos cerca de R$ 244 mil, o que representa R$ 30 mil abaixo do valor anunciado pela marca para esse modelo.

Além disso, “a verba é oriunda de convênio entre o Governo do Estado e a Fundação de Amparo e Pesquisa do Espírito Santo (Fapes)”. Isso pode representar o início de uma mudança no comportamento do mercado automobilístico no Brasil.

Chevrolet Bolt da Polícia Militar do Espírito Santo (foto: divulgação)
Chevrolet Bolt da Polícia Militar do Espírito Santo (foto: divulgação)

Porque a ronda escolar

Alguns leitores devem estar se perguntando porque foi escolhida a ronda escolar para utilização das viaturas elétricas. A resposta é simples: essa é uma fase de teste, e as rondas escolares percorrem longos trechos todos os dias. Logo, poderão apresentar resultados os mais próximos possíveis da realidade.

“A expectativa é que dentro de dois anos esses veículos passem a integrar o patrimônio da Polícia Militar, ficando comprovado o custo-benefício”, segundo o coronel Douglas Caus, comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo.

Algumas características do Chevrolet Bolt

O Chevrolet Bolt conta com um motor de 203 cv de potência e torque máximo de 36,7 kgm, quase o desempenho de um carro esportivo, sendo capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos.

Outro dado interessante é a sua autonomia de 416 quilômetros, de acordo com as informações oficiais divulgadas pela marca. Em outros países o modelo tem feito tanto sucesso que já recebeu uma inédita versão SUV.