A Polícia Militar do Espírito Santo fez a aquisição de 9 veículos elétricos, no valor de 2,2 milhões. Contudo, essas unidades não serão utilizadas para perseguir ou transportar bandidos, mas sim para “iniciar estudos sobre o desempenho e viabilidade econômica de automóveis elétricos“.
O modelo escolhido pela corporação é o Chevrolet Bolt, uma escolha bem mais sustentável do que aquela feita pela Polícia Militar de Santa Catarina, que utiliza Porsche e Mercedes apreendidos como viaturas.
Embora os carros elétricos já sejam uma realidade, sobretudo na Europa, não é nada comum ainda aqui no Brasil ver esses modelos em circulação. No Estado do Espírito Santo, a Polícia Militar decidiu mudar essa situação, e fez a compra de 9 veículos elétricos para começar analisar o desempenho e a viabilidade econômica desses carros.
Todas as 9 unidades são do modelo Chevrolet Bolt, e o valor total despendido para essa despesa foi de 2,2 milhões de reais. A mesma Polícia Militar já anunciou, entretanto, que essas viaturas não serão utilizadas para perseguir ou transportar criminosos.
Ao invés de perseguir bandidos, as viaturas serão utilizadas nas rondas escolares, e já estão equipadas com todos os apetrechos necessários para desempenhar essa função, e devem começar a rodar em breve.
Embora esse valor seja muito alto, cada unidade custou aos cofres públicos cerca de R$ 244 mil, o que representa R$ 30 mil abaixo do valor anunciado pela marca para esse modelo.
Além disso, “a verba é oriunda de convênio entre o Governo do Estado e a Fundação de Amparo e Pesquisa do Espírito Santo (Fapes)”. Isso pode representar o início de uma mudança no comportamento do mercado automobilístico no Brasil.
Alguns leitores devem estar se perguntando porque foi escolhida a ronda escolar para utilização das viaturas elétricas. A resposta é simples: essa é uma fase de teste, e as rondas escolares percorrem longos trechos todos os dias. Logo, poderão apresentar resultados os mais próximos possíveis da realidade.
“A expectativa é que dentro de dois anos esses veículos passem a integrar o patrimônio da Polícia Militar, ficando comprovado o custo-benefício”, segundo o coronel Douglas Caus, comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo.
O Chevrolet Bolt conta com um motor de 203 cv de potência e torque máximo de 36,7 kgm, quase o desempenho de um carro esportivo, sendo capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos.
Outro dado interessante é a sua autonomia de 416 quilômetros, de acordo com as informações oficiais divulgadas pela marca. Em outros países o modelo tem feito tanto sucesso que já recebeu uma inédita versão SUV.