A Ford Ranger Raptor, com motor V6 biturbo, destaca-se no segmento de utilitários off-road de alta performance. Com uma estrutura reforçada, tecnologias avançadas e um preço base de R$ 470 mil no Brasil, este modelo combina potência e versatilidade para enfrentar terrenos extremos e uso cotidiano.
A Ford Ranger Raptor está equipada com um motor V6 biturbo de 3,0 litros, capaz de gerar 289 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto e 362 lb-ft de torque a 2.300 rotações por minuto. Esse motor é acompanhado por uma transmissão automática de 10 velocidades, que oferece uma experiência de condução suave e eficiente, tanto em terrenos acidentados quanto em estradas pavimentadas. A aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em 7,9 segundos, e a velocidade máxima é de 111 mph. O veículo também conta com a opção de uma versão a diesel, embora a maioria dos usuários opte pelo modelo a gasolina, considerando seu desempenho.
O sistema de suspensão da Raptor foi aprimorado com novos braços de controle e amortecedores FOX 2.5 Live Valve. Esses amortecedores monitoram e ajustam a compressão 500 vezes por segundo, permitindo uma condução adaptável e suave. Isso torna a Raptor adequada para enfrentar terrenos desafiadores sem perder estabilidade. A estrutura do veículo foi reforçada com trilhos mais fortes, torres de suspensão robustas e suportes de amortecedor traseiros mais resistentes, além de placas de proteção para o motor e a transmissão.
Capacidades Off-road
A Ford Ranger Raptor é equipada com motor V6 biturbo de 3,0 litros, que gera 289 cavalos de potência. Esse desempenho permite enfrentar terrenos acidentados com segurança e estabilidade.
A Ranger Raptor foi projetada para enfrentar terrenos extremos, como desertos e trilhas com lama e cascalho. Sua carroceria em estrutura de chassi é reforçada para suportar saltos e aterragens em alta velocidade. Além disso, as placas de proteção na parte inferior do veículo garantem que componentes importantes, como o motor e a caixa de câmbio, estejam protegidos durante aventuras off-road. O veículo conta ainda com um modo de condução especial chamado “Baja”, que permite travar a tração traseira e maximizar o desempenho em terrenos acidentados.
As capacidades da Raptor se destacam principalmente em terrenos de difícil acesso, onde outros veículos convencionais podem ter dificuldades. A combinação do sistema de suspensão avançado com os pneus BF Goodrich permite à Raptor escalar, descer e atravessar superfícies desafiadoras sem perder a tração ou a estabilidade.
Interior e Tecnologia
Apesar de ser projetada para aventuras, a Ford Ranger Raptor oferece conforto no uso diário, com um interior espaçoso e um sistema de infotainment intuitivo, adaptado para diversas situações.
O interior da Ford Ranger Raptor oferece amplo espaço para os passageiros, proporcionando conforto tanto para o motorista quanto para os passageiros. O veículo é equipado com uma tela digital de alta definição, que facilita o controle de diversas funcionalidades do carro. O sistema de infotainment é intuitivo e responsivo, permitindo que os usuários naveguem por diferentes configurações de condução, ajustem a música e conectem seus dispositivos móveis sem dificuldades.
O espaço interno é projetado para atender tanto às necessidades de quem usa o veículo para aventuras off-road quanto para aqueles que precisam de um utilitário no dia a dia. A área de carga na parte traseira é generosa, tornando a Raptor uma opção prática para transportar equipamentos ou realizar atividades que exigem grande capacidade de carga.
Comportamento em Estrada
Os amortecedores FOX da Ford Ranger Raptor ajustam a suspensão em tempo real, garantindo estabilidade mesmo em terrenos irregulares. Esse sistema permite uma condução segura e suave.
Embora a Ford Ranger Raptor tenha sido projetada para brilhar em terrenos off-road, ela também apresenta um bom desempenho em estradas convencionais. Em áreas urbanas, a Raptor pode parecer grande e um pouco complicada de manobrar, principalmente em ruas estreitas. Contudo, para quem busca versatilidade e conforto em um utilitário, ela cumpre bem o papel.
Nas estradas, a Raptor mantém uma boa estabilidade, graças à sua suspensão ajustável e aos pneus específicos para todo tipo de terreno. O veículo permite que o motorista selecione diferentes modos de condução, ajustando o desempenho conforme o tipo de superfície, seja em rodovias ou terrenos acidentados.
Preço
Desempenho: O Ford Ranger Raptor 3.0 V6 acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 180 km/h, combinando potência e agilidade.
No Brasil, a Ford Ranger Raptor tem um preço base de R$ 470 mil, o que reflete sua posição no segmento de utilitários de alto desempenho. Essa faixa de preço coloca a Raptor em um patamar superior de utilitários, considerando seu desempenho e capacidades off-road. Embora exista uma versão a diesel, a maioria dos consumidores tende a optar pela versão a gasolina, devido ao desempenho mais dinâmico proporcionado pelo motor V6 biturbo.
O custo do veículo reflete seu foco em um público que busca um utilitário de alto desempenho, com capacidades extremas em terrenos off-road, mas que também se adapta bem ao uso cotidiano, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Ficha Técnica do Ford Ranger Raptor 3.0 V6
Motor: Equipado com um motor V6 3.0 EcoBoost, 397 cv, 59,4 kgfm de torque, disposição longitudinal e turbocompressor, é uma usina de força eficaz.
Geral
- Ano: 2024
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Gasolina
- Procedência: Importado
- Configuração: Picape
- Porte: Médio
- Lugares: 5
- Portas: 4
- Geração: 3
- Plataforma: Não especificada
- Série: Não especificada
Motor
- Instalação: Dianteira
- Disposição: Longitudinal
- Cilindros: 6 em V
- Cilindrada unitária: 493 cm3
- Válvulas por cilindro: 4
- Razão de compressão: 10,5:1
- Deslocamento: 2956 cm3
- Código do motor: EcoBoost
- Peso/potência: 6,05 kg/cv
- Peso/torque: 40,4 kg/kgfm
- Aspiração: Turbocompressor
- Alimentação: Injeção direta
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Variação do comando: Admissão e escape
- Acionamento comando: Não especificado
- Diâmetro do cilindro: 85,4 mm
- Curso do pistão: 86 mm
- Potência máxima: 397 cv a 6250 rpm
- Torque máximo: 59,4 kgfm a 3500 rpm
- Torque específico: 20,1 kgfm/litro
- Potência específica: 134,3 cv/litro
Transmissão
- Tração: Integral temporária
- Câmbio: Automático de 10 marchas
- Acoplamento: Conversor de torque
Combustível: O veículo utiliza gasolina, que suporta seu potente motor V6, permitindo uma performance robusta e eficiente em variados terrenos.
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco ventilado
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: Não informado
Pneus
- Dianteiros: 285/70 R17
- Altura do flanco: 200 mm
- Traseiros: 285/70 R17
- Altura do flanco: 200 mm
- Estepe: 285/70 R17
Dimensões
- Comprimento: 5360 mm
- Distância entre-eixos: 3270 mm
- Bitola dianteira: 1710 mm
- Caçamba: 1250 litros
- Peso: 2400 kg
- Reboque sem freio: Não especificado
- Ângulo de entrada: 32 graus
- Ângulo central: 24 graus
- Inclinação lateral máx.: 35 graus
- Altura mínima do solo: 272 mm
- Largura: 2028 mm
- Altura: 1926 mm
- Bitola traseira: 1710 mm
- Tanque de combustível: 82 litros
- Carga útil: 736 kg
- Reboque com freio: 2500 kg
- Ângulo de saída: 27 graus
Desempenho
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 5,8 s
Consumo
- Urbano: 8,3 km/l
- Rodoviário: 10,2 km/l
Autonomia
- Urbana: 681 km
- Rodoviária: 836 km
Equipamentos do Ford Ranger Raptor 3.0 V6
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Alarme antifurto volumétrico
- Câmera traseira para manobras
- Câmeras para visão de 360 graus
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de LED
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Faróis de neblina
- Luz traseira de neblina
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Controle automático de descida
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Assistente de partida em rampa
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Sensores de estacionamento traseiro
- Indicador de fadiga
- Assistente de farol alto
- Alerta de ponto cego
- Alerta de mudança de faixa
- Assistente de permanência em faixa
- Frenagem automática de emergência
- Chamada de assistência de emergência
- Assistência na recuperação veicular
- Vetorização de torque
- Tração integral
- Frenagem automática em manobras (Opcional)
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Saída de ar para o banco traseiro
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Apoio de braço central no banco traseiro
- Câmbio automático
- Assistente de estacionamento semiautomático (Opcional)
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do passageiro com ajuste elétrico
- Banco do motorista com aquecimento
- Ajuste de apoio lombar para o motorista
- Controle automático de velocidade
- Controle de velocidade adaptativo (Opcional)
- Assistente de centralização em faixa (Opcional)
- Limitador de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Controle elétrico dos vidros traseiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisores rebativeis eletricamente
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Troca de marchas no volante
- Banco traseiro rebatível
- Destravamento remoto da caçamba
- Luz no porta-malas
- Luz no porta-luvas
- Luz de teto traseira
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
- Sistema start-stop
- Controle eletrônico de amortecimento (Opcional)
- Controle de largada (Opcional)
- Acionamento remoto do motor
- Freio de estacionamento elétrico
- Auto Hold
- Alças de segurança no teto
- Grade dianteira ativa
Entretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Tomada de 110/220 volts
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
- Carregador de celular por indução
- Reconhecimento de placas de trânsito
- Sistema de som premium Bang & Olufsen
- Comandos ao veículo através de aplicativo
- Informações do veículo através de aplicativo
Vale a pena?
A Ford Ranger Raptor é uma escolha robusta para quem deseja um veículo que equilibre desempenho off-road e conforto no dia a dia. Com um motor potente, sistema de suspensão avançado e diversas funcionalidades tecnológicas, a Raptor se destaca no segmento de utilitários de alta performance. No entanto, seu tamanho e comportamento em estradas urbanas podem ser um desafio para alguns motoristas, principalmente em áreas com pouco espaço para manobra.
Este veículo foi projetado para quem aprecia aventuras ao ar livre, oferecendo uma experiência de condução única, tanto em estradas pavimentadas quanto em trilhas desafiadoras. O custo elevado e as capacidades específicas fazem da Raptor uma escolha ideal para um público com necessidades e expectativas bem definidas.
*Com informações da Ford e Media.Ford.