Porque na Rússia os veículos são equipados com câmeras dianteiras?

A cultura é algo peculiar em cada povo, e certos costumes podem ser estranhos para outras nações. A Rússia tem algumas peculiaridades que chamam a atenção, e uma delas é o costume de equipar os veículos – todos eles – com câmeras dianteiras.

Dicas
4 semanas atrás
Porque na Rússia os veículos são equipados com câmeras dianteiras?

Como quase todo costume, isso tem uma razão de ser. Na verdade, no caso em questão são duas as razões principais: prova de defesa e prova de acusação. Pode parecer estranho, mas vamos explicar ao longo do texto. Acompanhe!

Porque os carros russos são equipados com câmeras dianteiras

Não é incomum circular nas redes sociais vídeos de acidentes de trânsitos bizarros. Boa parte dessas filmagens são feitas por câmeras instaladas no pára-brisas de carros russos. Parece que por lá a condução não é o forte dos motoristas, e o tráfego pode ser bastante caótico e até mesmo perigoso.

Com toda essa falta de “senso de direção”, as seguradoras de veículo sofriam grandes prejuízos por não conseguir identificar os autores dos acidentes. Em vários casos, inclusive, elas se negavam a pagar os reparos por “falta de provas”.

Para tentar reduzir esse problema, os russos começaram a equipar seus veículos com câmeras dianteiras que gravam tudo o que acontece durante o percurso. Dessa forma, em caso de acidente, seria possível identificar o veículo e, eventualmente, o condutor que provocou o acidente.

Com isso, os motoristas ficam mais protegidos perante a lei e podem fornecer as provas para acusar outro cidadão por ocasionar acidente de trânsito, permitindo que o Estado o condenasse ao pagamento dos reparos.

Carro equipado com câmera dianteira
Carro equipado com câmera dianteira

Corrupção da polícia, uma segunda causa para as câmeras

Mas isso não é tudo. Não era suficiente fazer provas de acusação, os russos também precisam fazer prova de defesa. O fato é que, segundo a própria imprensa local, a polícia russa pode ser bastante corrupta, e acusar o motorista de praticar ilícito sem a necessidade de apresentar provas.

Por causa disso, o cidadão precisa gerar prova em seu favor, para demonstrar diante do juiz que não praticou o ato pelo qual foi autuado. Isso é tão sério que lá eles têm o seguinte ditado: “você pode dirigir seu carro sem calças, mas jamais deve entrar em um veículo sem uma câmera na frente”.

Como funciona o sistema de câmera dianteira

As câmeras dianteiras são muito comuns no exterior (mas também estão disponíveis no Brasil, nas lojas de eletrônicos) e seu funcionamento é bastante simples. Na verdade, depois de instaladas, elas fazem tudo automaticamente.

Assim que o motorista dá a partida no motor do carro a câmera é ligada e começa a gravar de forma totalmente automática. O armazenamento das imagens – que podem chegar a horas de gravação – podem ser armazenados na nuvem ou localmente.

Agora você já sabe, se for para a Rússia e precisar de um carro, certifique-se de que ele tem câmera dianteira.

Carro equipado com câmera dianteira
Carro equipado com câmera dianteira

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?