Já se foram três anos desde que a Porsche decidiu mudar os nomes de seus modelos esportivos de entrada, o conversível Boxter e o coupé Cayman, para 718 Boxter e 718 Cayman.
Junto com a mudança, os motores V6 foram substituídos por motores com quatro cilindros em linha turbinados, o que deixaram muitos fãs descontentes. Vendo o apreço dos fãs, a Porsche Motorsport decidiu criar novas variantes desses veículos com os mesmos seis cilindros tanto pedidos pelos fãs.
Não é novidade para ninguém que o grupo Volkswagen esteve envolvido em um grande escândalo de camuflagem da verdadeira emissão dos poluentes de seus veículos nos últimos anos. A Porsche, marca pertencente ao grupo, também não escapou da punição e precisou desembolsar alguns milhões de euros como multa e correção dos erros nos veículos.
Com isso, a marca decidiu abandonar seus grandes motores e começou a investir na tecnologia turbo de motores menores (o famoso downsizing). Isso representou uma grande mudança na marca, que inclusive alterou o nome de seus modelos Boxter e Cayman nas novas gerações dos mesmos.
Acontece que, por mais que os fãs tenham gostado das mudanças em ambos os 718 (Boxter e Cayman), ainda não engoliram muito bem o fato de o V6 ter sido substituído, mesmo que a marca tenha uma explicação plausível para isso.
É nessa parte da história que entra a Porsche Motorsport. A divisão (ainda mais) esportiva da Porsche começou a planejar os novos veículos de variante esportiva dos novos 718, porém dessa vez não iriam simplesmente colocar o motor do 911 GT3 modificado nos modelos, mas sim criar um novo motor que atendesse a expectativa dos fãs: A volta do motor aspirado e dos seis cilindros.
Foi então que, dessa vontade de trazer os motores aspirados de volta, nasceram os Porsches 718 Cayman GT4 e o 718 Spyder. O primeiro representa a versão esportiva do Cayman e o Spyder a versão esportiva do Boxter (que recebeu esse nome afinal por se tratar de um Cayman conversível).
A aparência dos mesmos segue praticamente a mesma, apenas com alguns retoques mais esportivos na parte exterior (detalhe para o novo spoiler traseiro do GT4). A mudança começa a ser extremamente perceptível ao se deparar com o interior do veículo. Esqueça o interior refinado com couro e outros materiais emborrachados pelo interior e substitua-os por Alcântara. Além de dar um aspecto muito mais esportivo ao carro, o material também ajuda no conforto dos passageiros, não é à toa que os carros mais caros costumam utilizar esse material em abundância.
A mecânica que ambos os veículos adotam é de deixar qualquer purista de queixo caído! Estamos falando de um motor 4.0 de seis cilindros que rende 414 cv de potência, 42 kgfm de torque, 0-100 em 4,2 segundos e velocidade máxima de 302 km/h no GT4 e 300 km/h no Spyder.
Para deixar os fãs de automobilismo ainda mais atiçados com o lançamento, a Porsche anunciou que os veículos virão com câmbio manual de seis velocidades, o que torna o veículo ainda mais incrível e com o caráter “puro” que a Motorsport tanto quis entregar aos clientes.
Por mais incrível que o veículo seja com seu motor aspirado, ainda está muito atrás dos 520 cv de potência do motor do 911 GT3, com a diferença de que o GT4 é 47 mil dólares mais barato e o Spyder 45. Os veículos partem de 97 mil dólares no GT4 e 100 mil dólares no Spyder, representando um salto de 15 mil dólares dos modelos convencionais.