O Porsche 911 Carrera 4 GTS é um dos carros esportivos mais lindos que existem, uma verdadeira lenda do mundo automobilístico, e um sonho de todos os que são apaixonados por carros. Mas para muita gente, ele continuará sempre sendo um sonho, seu preço é bem alto.
O preço base do Porsche 911 Carrera 4 GTS é de R$ 724.000. Quando se fala em preço base, significa o mesmo que dizer que essa é a versão de entrada do modelo, ou seja, sem adicionar nenhum item de série ou fazer qualquer customização. Mas esse preço podo subir bastante. Por exemplo, para fazer uma pintura customizada o valor ultrapassa os 50 mil reais.
A motorização é um dos pontos fortes do modelo, e não poderia ser diferente. O motor 3.0 de 6 cilindros, com tração integral, capaz de gerar 450 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm entre 2.150 e 5.000 rpm garantem uma diversão incomparável. Aliada a ele está a transmissão de 7 velocidades acompanhada da tecnologia Porsche Doppelkupplung.
Propositalmente acima não mencionamos de a transmissão é automática ou manual, porque o comprador pode escolher que forma ele quer que seja empregada no seu veículo, e ambas contam com 7 velocidades e tecnologia Porsche Doppelkupplung.
No caso de ser escolhida a opção manual, o curso da alavanca de câmbio é mais curto que o comum dos veículos, de modo que as trocas acontecem de uma forma muito mais esportiva e divertida, com mais conforto e sem desperdiçar tempo em competições.
A tecnologia Porsche Doppelkupplung é um sistema de dupla embreagem que permite trocas de marcha feitas de modo tão rápido que, além de serem praticamente imperceptíveis e muito silenciosas, aproveitam completamente a energia cinética gerada pelo motor. Não é preciso dizer que é exclusividade da marca.
A função Start Stop vem para complementar o trabalho desse incrível sistema de embreagem no sentido de priorizar a economia no consumo de combustível. Se por um lado o motor superpotente gasta mais do que os veículos convencionais, as tecnologias empregadas no modelo vêm equilibrar a emissão de poluentes.
Passando da economia para a segurança, o 911 Carrera 4 GTS traz alguns recursos – também exclusivos da marca – que vêm em auxílio do piloto no sentido de ajudar no controle do veículo.
Um desses recursos é o sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP), responsável por calcular continuamente o torque necessário em cada roda de forma individual para ajudar na execução de manobras, especialmente curvas em alta velocidade.
Sistema não menos importante, e que trabalha em conjunto, é o Porsche Active Suspension Management (PASM). Ele faz um trabalho semelhante, mas atua sobre o sistema de suspensão do modelo. Além de ajustar o nível e a intensidade da resposta individualmente de cada suspensão, é capaz de reconhecer o estilo de pilotagem e se adaptar.
Para completar o conjunto o modelo conta com o Porsche Stability Management (PSM), sistema que monitora constantemente a velocidade, sentido de direção e inclinação da carroceria de modo a proporcionar mais estabilidade ao veículo, o que faz atuando sobre o sistema de freios sem a necessidade de uma iniciativa do piloto.
O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) também é muito importante, já que monitora as reações do chassi e é capaz de minimizar a inclinação lateral, por exemplo em curvas acentuadas e rápidas, de modo que o conforto fica garantido e a estabilidade do veículo assegurada.
O pacote Porsche Sport Chrono é um dos elementos que mais atrai a atenção. Ele está composto por 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Também faz parte desse pacote a função Sport Response, sistema que quando ativado proporciona mais energia ao motor, e que pode permanecer ativo por cerca de 20 segundos.
A função Launch Control também está inclusa, e trata-se de um sistema que aprimora as respostas do veículo nas largadas de competição, evitando que os pneus derrapem. Outro elemento do pacote é o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA), que permite monitorar funções do veículo, cronometrar e compartilhar os seus próprios tempos com os colegas e a equipe.
O sistema de direção do eixo traseiro é um dispositivo que não se costuma ver em qualquer veículo. Ele permite que as rodas traseiras virem ligeiramente, tal como as dianteiras quando se movimenta o volante, mas em escala bem menor.
Quando o veículo está em alta velocidade as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras de modo que o carro é atraído pra dentro da curva, o que facilita a manobra e dá mais estabilidade em sua execução.
Quando, entretanto, o veículo está executando uma manobra em baixa velocidade, por exemplo estacionando, as rodas traseiras automaticamente viram na direção oposta das dianteiras, de modo que o espaço necessário para a manobra é muito menor do que sem esse sistema, ou seja, o ângulo de esterço cresce.
Claro que um veículo como esse que se propõe a participar de competições precisaria oferecer um sistema de freios eficaz ao nível da eficiência do motor. É exatamente dessa forma. Como um dos muitos opcionais a marca oferece o Porsche Ceramic Composite Brake.
Esse sistema fantástico de freios está composto por discos de cerâmica, material que reduz em até 50% o peso do sistema, além de ser mais durável, mais preciso e aquecer menos que o tradicional. Ele está composto por discos de 410 mm na frente e de 390 mm na traseira, com pinça de 6 pistões na dianteira e 4 na traseira.
Para fechar com chave de ouro, o 911 Carrera 4 GTS conta com um sistema de som muito bom. Mas o muito bom não é bom o bastante para alguns apaixonados por som. Pensando nesses a marca disponibiliza duas opções para seus clientes mais exigentes. Uma dessas opções está composta pelo sistema de som da BOSE, com 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência e 1 amplificador no PCM.
Se isso parecer pouco ou fraco, é possível ainda optar pelo sistema High-End Surround da Burmester composto por 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.