Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet um conversível altamente esportivo

O Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet além de ser altamente esportivo ainda é conversível. Um carro sem dúvida que atrai a atenção dos olhares por onde quer que passe. Mas para isso é preciso ter um bolso bem grande.
Publicado por Alan Corrêa em Ficha técnica dia 29/04/2019

O Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet além de ser altamente esportivo ainda é conversível. Um carro sem dúvida que atrai a atenção dos olhares por onde quer que passe. Mas para isso é preciso ter um bolso bem grande.

Qual o preço do Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet?

O preço base do Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet é de cerca de R$ 731.900. O valor pode subir consideravelmente se a ele forem adicionados certos opcionais, como por exemplo o sistema de freios de cerâmica que custa quase 40 mil reais, ou então uma pintura customizada que passa dos 50 mil reais.

Motorização

A motorização é um dos aspectos principais do modelo, e não devia ser diferente. Ela está composta pelo motor 3.0 de 6 cilindros, com impressionantes 450 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm entre 2.150 e 5.000 rpm. Aliado a ele está o câmbio de 7 velocidades com tecnologia Porsche Doppelkupplung.

Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet
Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet

Câmbio manual ou automático

O câmbio do 911 Carrera GTS Cabriolet, como a maior parte dos modelos da marca, pode ser tanto automático quanto manual, ao gosto do freguês. Na opção do automático com certeza o conforto será completo, e a economia de combustível garantida.

Na opção do câmbio manual a esportividade leva vantagem, já que dá ao piloto um maior controle sobre o veículo. Nessa modalidade os encaixes são tão precisos, com o curso da alavanca curto, que a competitividade será a mais prazerosa possível.

Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet
Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet

Sistema Porsche Doppelkupplung

Independente do sistema de câmbio ser manual ou automático, ambos são de 7 velocidades e contam com a tecnologia Porsche Doppelkupplung, a qual está composta pela dupla embreagem que proporciona trocas tão rápidas que a energia cinética gerada pelo motor não é desperdiçada em nada, rendendo o melhor aproveitamento possível do combustível.

Função Start Stop

Para corroborar com a economia de combustível a motorização conta também com a função Start Stop, responsável por desligar o motor quando o veículo se encontrar em velocidade inferior a 7 km/h. O sistema também o religa de forma instantânea ao primeiro toque do acelerador, sem deixar intervalo entre a ação do piloto e a resposta do motor.

Porsche Torque Vectoring Plus

O 911 Carrera GTS Cabriolet também conta com o sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP), o qual é capaz de identificar o torque necessário em cada uma das rodas individualmente a cada momento, seja numa competição ou no uso diário, dando mais estabilidade ao se realizar curvas e, alta velocidade.

Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet
Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet

Porsche Active Suspension Management

Já o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM) é responsável por calibrar a ação e intensidade das suspensões, também de forma individual, de modo que o veículo ofereça a maior segurança e conforto possível. O sistema é capaz de reconhecer o estilo de pilotagem e se adaptar a ele.

Porsche Stability Management

O Porsche Stability Management (PSM) faz um trabalho parecido, mas agindo sobre os freios. Ele monitora a velocidade, direção e inclinação do veículo e aciona na medida certa cada um dos freios de modo a proporcionar uma ótima estabilidade e facilidade na realização de curvas em alta velocidade sem perder o controle do veículo.

Porsche Dynamic Chassis Control

Outra tecnologia que garante a estabilidade é a Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), que é capaz de minimizar a inclinação lateral do veículo, o que costuma acontecer em curvas mais velozes, de modo a proporcionar segurança e conforto aos ocupantes, além de melhorar o desempenho em competições.

Porsche Sport Chrono

O Porsche Sport Chrono é um pacote que no caso do 911 Carrera GTS Cabriolet é um item de série, e que contem diversos componentes importantes. Um deles é o conjunto de 4 modos de condução, composto pelo Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Trabalhando junto com esses modos está a função Sport Response, um sistema capaz de concentrar uma enorme potência por aproximadamente 20 segundos, dando uma grande vantagem ao veículo.

O pacote ainda contempla a função Launch Control que dá melhor resposta nas largadas, melhorando a performance e entregando mais aderência. Por fim, o pacote ainda traz o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) que permite monitorar algumas funcionalidades do modelo, bem como cronometrar e compartilhar o tempo das duas voltas.

Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet
Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet

Direção do eixo traseiro

Outro elemento de destaque é o sistema de direção do eixo traseiro, ou seja, a capacidade do eixo virar as rodas traseiras, de forma bastante sutil, como a ação do volante faz sobre as rodas dianteiras.

Na prática isso pode acontecer de duas formas. A primeira é quando o veículo está em alta velocidade, neste caso as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras de modo a atrair o veículo para a curva e facilitar a manobra.

Quando, por outro lado, o veículo está em baixa velocidade as rodas traseiras viram na direção oposta das dianteiras de maneira que o ângulo de esterço fica privilegiado e o veículo precisa de menos espaço para, por exemplo, estacionar numa vaga mais apertada.

Sistema de som de última geração

Claro que o sistema de som do 911 Carrera GTS Cabriolet está no nível tecnológico dos demais componentes do veículo, mas existem outras duas opções que podem ser escolhida como opcionais. Uma delas é o sistema de som da BOSE, composto por 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência e 1 amplificador no PCM.

Mas o melhor mesmo é o sistema High-End Surround da Burmester composto por 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.

Ficha técnica detalhada

  • Layout do motor: traseiro
  • Número de cilindros: 6
  • Deslocamento do motor: 2.981
  • Potência (kW): 331 kW
  • Potência (cv): 450 PS
  • Torque máximo (PDK): 550 Nm entre 2.150 e 5.000 rpm
  • Consumo urbano (PDK): 7,4 km/l
  • Consumo rodoviário (PDK): 9,8 km/l
  • Emissões de CO2 (PDK): 166
  • Classe de eficiência (PDK): E
  • Eixo dianteiro: McPherson
  • Eixo traseiro: Multi-link
  • Freios: Pinças fixas em monobloco de alumínio dianteiras com 6 pistões e traseiras com 4 pistões. Pinças na cor vermelha.
  • Direção: Eletromecânica
  • Controle de estabilidade: Porsche Stability Management (PSM) com ABS
  • Velocidade máxima (PDK): 308 km/h
  • Aceleração de 0 – 100 km/h (PDK): 3,8 s
  • Aceleração de 0 – 160 km/h (PDK): 8,2 s
  • Aceleração em marcha (80-120km/h) (PDK): 2,3 s
  • Flexibilidade (80-120 km/h) em 5ª marcha (Manual): 4,7 s

Lista dos principais itens de série

  • 8 airbags
  • Acabamento das saias laterais em preto
  • Acabamento do painel e console central em alumínio escovado.
  • Entrada de ar traseira (grelha) em preto brilhante.
  • Faróis de bixenônio incluindo PDLS
  • Interior em preto com detalhes em Alcantara: centro dos bancos, alças das portas, painel central das portas, aro do voltante, seletor do câmbio e parcialmente no compartimento central de armazenagem.
  • Lanterna traseira em LED escurecida
  • Logotipo “GTS” nas portas em preto
  • Logotipo “PORSCHE” na traseira em preto
  • Pacote Exterior SportDesign
  • Porsche Active Suspension Management (PASM).
  • Porsche Communication Management (PCM) incluindo módulo de navegação
  • Porsche Stability Management (PSM) incluindo ABS e funções extendidas de frenagem
  • Soleira com logo do modelo.
  • Spoiler traseiro de acionamento automático
  • Volante esporte GT com diâmetro de 360mm.
Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet
Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet

Dimensões

  • Comprimento: 4.528 mm
  • Largura: 1.852 mm
  • Altura: 1.291 mm
  • Coeficiente aerodinâmico (Cd): 0,32 cW
  • Entre-eixos: 2.450 mm
  • Peso (DIN) (Manual): —
  • Peso (DIN) (PDK): 1.540 kg
  • Volume do porta-malas: 125 l
  • Tanque de combustível: 64 l