O Porsche 911 Carrera GTS é um dos ícones da marca, lindo e cheio de esportividade, o modelo com certeza proporcionará experiências incríveis, isto desde que se possa pagar pelo preço alto que ele custa.
O preço base do Porsche 911 Carrera GTS é de R$ 690.000, aproximadamente. Mas esse valor pode subir muito se forem adicionados itens de opcionais ou customizações, por exemplo uma pintura personalizada pode sair acima dos 50 mil reais. Mas quem pode comprar um carro como este não está exatamente preocupado com dinheiro.
A motorização é um dos pontos auge do 911 Carrera GTS: motor 3.0 de 6 cilindros, com impressionantes 450 cv de potência, torque máximo de 550 Nm entre 1.950 e 6.500 rpm. Aliado a ele está a transmissão de 7 velocidades com sistema Porsche Doppelkupplung. Sua tração, contudo, é sempre e apenas traseira.
Como câmbio de fábrica os carros da Porsche sempre serão automáticos, mas a montadora oferece a opção de câmbio manual para deixar a diversão ainda mais esportiva. Ambas são de 7 velocidades e contam com a tecnologia Porsche Doppelkupplung.
A tecnologia Porsche Doppelkupplung nada mais é que o sistema de dupla embreagem que permite trocas de marcha tão rápidas que nada se desperdiça da energia cinética gerada pelo motor. As trocas acontecem de modo suave e silencioso, praticamente imperceptível, oferecendo também mais conforto aos ocupantes.
A função Start Stop é responsável por desligar o motor quando o veículo está numa velocidade inferior a 7 km/h, priorizando a economia de combustível, o que é especialmente útil em perímetro urbano.
Tão logo o acelerador é acionado o veículo avança com toda agilidade, como se o motor tivesse permanecido ligado o tempo todo, de modo que não há aquele intervalo inconveniente em que o carro não responde ao comando.
Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) é o nome dado ao sistema que controla a entrega de torque feito às rodas, individualmente, de modo a auxiliar o piloto na execução de curvas em alta velocidade sem perder a estabilidade do veículo.
O Porsche Active Suspension Management (PASM) é um sistema parecido ao visto acima, mas sua ação se concentra sobre o sistema de suspensão do veículo. Ele procura equilibrar a intensidade de resposta de cada suspensão individualmente de forma a oferecer mais conforto e segurança em manobras de alta velocidade.
Porsche Stability Management (PSM) também corrobora para aumentar a estabilidade do veículo em manobras rápidas, agindo sobre os freios de cada roda em particular, de modo a equilibrar a reação do veículo para executar as manobras da forma mais segura possível. Para isso, o sistema monitora a velocidade, a direção de movimento e taxa de inclinação do veículo e faz os cálculos pertinentes.
O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) completa o conjunto ajustando a inclinação do chassi de modo a proporcionar mais estabilidade e reduzir a sensação de balanço lateral em curvas de alta velocidade ou em terrenos irregulares.
O pacote Porsche Sport Chrono, que neste modelo é um item de série, conta com 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Também está incluída a função Sport Response, a qual concentra toda potência do motor para dar vantagem ao modelo, e pode ficar acionada por até 20 segundos, com contagem regressiva na tela do painel de instrumentos.
A função Launch Control amplia essa vantagem pois oferece as melhores condições para uma largada excepcional, concentrando a tração e aumentando a aderência dos pneus de modo a evitar a derrapagem.
O pacote ainda compreende o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) que permite monitorar algumas funções do veículo, bem como cronometrar e compartilhar os tempos das suas voltas.
Um dos grandes diferenciais do 911 Carrera GTS é a função de direção do eixo traseiro. Quando o veículo está em alta velocidade esse sistema direciona de forma sutil as rodas traseiras na mesma direção das dianteiras, de modo que o carro é atraído para o sentido da curva com mais eficácia.
Quando, porém, o veículo está em baixa velocidade, como acontece na execução de uma manobra de estacionamento por exemplo, as rodas traseiras são levemente direcionadas no sentido oposto das dianteiras, de modo que a manobra fica mais fácil já que o ângulo de esterço fica maior. Ou seja, o 911 Carrera GTS pode fazer a mesma manobra em espações reduzidos, com muito mais facilidade.
As aletas de refrigeração ajudam a diminuir a temperatura do motor quando permitem a passagem do ar por ele. Quando os modos de condução Sport e Sport Plus são acionados elas se abrem automaticamente, o que embora crie um pouco de resistência em relação ao vento, evita o superaquecimento do motor.
Porém, quando não há necessidade disso para o desempenho a que o motor está submetido naquele momento, elas permanecem fechadas para melhorar a aerodinâmica do veículo, diminuindo a superfície de atrito e fazendo o ar “escorregar” por sobre a carroceria.
O sistema de freios de série do modelo são excelentes, não havendo nada que decepcione. Mas quando o assunto é competição, quanto mais se puder empregar na segurança, melhor será.
Por isso, a marca desenvolveu o Porsche Ceramic Composite Brake, sistema de freio de altíssima qualidade, com discos feitos de cerâmica, os quais são cerca de 50% mais leves que os tradicionais, aquecem menos, são mais preciso e mais duráveis. Esse sistema conta com discos de 410 mm na frente e de 390 mm na traseira, com pinça de 6 pistões na dianteira e 4 na traseira.
O sistema de som também não decepciona, mas para alguns é preciso ainda mais do que apenas 100 watts de potência. Por isso, a Porsche oferece duas opções ainda melhores. Uma delas é o sistema de som da mundialmente reconhecida BOSE, composto por 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência, além de 1 amplificador no PCM.
Se ainda não estiver satisfeito, com certeza a segunda opção vai não apenas convencer mas impressionar: o High-End Surround da Burmester composto por 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.