O Porsche 911 GT3 RS é um campeão das pistas, uma verdadeira lenda, um ícone do automobilismo. Seu desenho deixa claro ao que veio, ser o vencedor. Tudo nele está voltado para a competição, e se você quer um carro que o leve a vitória acabou de encontrar. Basta poder pagar por isso.
Embora a Porsche não divulgue no site o valor do modelo, dados da Tabela FIPE os revelam que o valor gira em torno de R$ 1.371.000, aproximadamente. Não é propriamente barato, mas com certeza corresponde ao que o modelo entrega.
Seu impressionante motor 4.0 com 6 cilindros é capaz de gerar 520 cv de potência e um torque máximo de 470 Nm em 6.000 rpm. Isso leva o modelo a fazer de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e de 0 a 160 km/h em apenas 6,9 segundos.
A tecnologia Porsche Doppelkupplung é o sistema de dupla embreagem que permite trocas de marcha tão rápidas que são praticamente imperceptíveis, de modo que a ausência de intervalo na troca entre uma e outra reflete no completo aproveitamento da energia cinética gerada pelo seu propulsor.
A tecnologia Porsche Torque Vectoring Plus garante que o torque será distribuído de forma inteligente em cada uma das rodas, compensando as manobras realizadas em alta velocidade e proporcionando mais segurança e controle ao piloto.
A tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM) exerce atividade semelhante, mas neste caso age sobre o sistema de suspensão do modelo, equilibrando os efeitos de cada manobra para proporcionar mais estabilidade.
A tecnologia Porsche Stability Management (PSM) por sua vez monitora a velocidade do veículo, a direção e inclinação lateral, com base nisso faz cálculos precisos para oferecer a melhor estabilidade possível em todas as circunstâncias.
A tecnologia Porsche Side Impact Protection System (POSIP) é o sistema de segurança mais avançado que temos no mercado automobilístico. Ela é capaz de proteger de forma eficiente os ocupantes do veículo em caso de colisão ou capotamento, o que o faz por meio de um conjunto eficiente de full-airbags e barras laterais e proteção da cabine capazes de preservar o a “célula de sobrevivência”.
O pacote Clubsport está composto por uma célula de proteção parafusada diretamente na carroceria logo atrás dos assentos dianteiros, e que pode ser pintada na cor preta ou verde. O sistema também conta com um sinto de segurança de 6 pontos ou com o sistema de segurança HANS (Head And Neck Support).
O pacote Porsche Sport Chrono está composto por um conjunto de modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Também conta com a função Sport Response, a qual oferece uma energia extra para o motor por cerca de 20 segundos.
Outro elemento é a função Launch Control, responsável por otimizar a largada em competições, evitando a derrapagem das rodas. O pacote ainda conta com o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA), pelo qual é possível monitorar algumas das funções do modelo, cronometrar e compartilhar o tempo das voltas.
O modelo ainda conta com uma tecnologia exclusiva e inovadora, a direção do eixo traseiro. Assim como as rodas dianteiras viram para um lado e para o outro ao comando do volante, assim as rodas traseiras também viram ligeiramente em certas situações.
Quando o veículo está em alta velocidade as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras de modo a favorecer a manobra de curva. Quando, porém, está em baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção contrária, aumentando assim o ângulo de esterço e facilitando manobras de estacionamento por exemplo.
O modelo ainda conta com a possibilidade de elevação do eixo dianteiro em 40 mm com o veículo numa velocidade não superior a 35 km/h. Isso é importante para modelos de competição que costumam ser muito baixos e apresentam dificuldades na hora de entrar numa garagem por exemplo.
O sistema de freio Porsche Ceramic Composite Brake é essencial para competições. Além de seu material permitir que seja até 50% mais leve que o convencional, ele apresenta melhor desempenho e precisão, tem uma durabilidade maior e aquece menos.
Neste caso do Porsche 911 GT RS ele conta com com discos de 410 mm com pinça de 6 pistões na dianteira, e na traseira discos de 390 mm com pinça de 4 pistões.
O sistema de som da BOSE para esse modelo está equipado com 12 alto-falantes e canais amplificadores e um excelente subwoofer que juntos oferecem 555 watts de potência. O sistema é tão bom que pode encobrir o barulho do potente motor dentro da cabine.